Blog do Jornal Dois Irmãos


6 de ago. de 2015

Morro Reuter terá manifestação por mais segurança na BR-116


Neste domingo, 9 de agosto (Dia dos Pais), moradores de Morro Reuter farão uma manifestação na BR-116, no entroncamento com a VRS-873, estrada que liga Morro Reuter a Santa Maria do Herval, próximo do Restaurante Caverna. A iniciativa partiu do vereador Airton Bohn (PP) e pede maior segurança nas estradas. O protesto será das 15h às 17h. 
De acordo com Airton, o pedido por mais segurança, especialmente no trajeto próximo ao entroncamento, é antigo. “Já fizemos diversos contatos com o DNIT através da Câmara de Vereadores, mas até agora nenhuma providência foi tomada. Recentemente, pelo menos três acidentes foram registrados neste trecho em questão de um mês”, diz ele, destacando, principalmente, a preocupação dos moradores. “Estamos nos mobilizando com o objetivo de evitar que acidentes mais graves aconteçam”, completa o vereador, convidando todos para participar do manifesto. “Será uma manifestação pacífica. Não queremos fazer baderna, o que queremos é reforçar o pedido de mais segurança neste trecho”, diz ele, ressaltando que a manifestação deve ser acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal.

Segundo Airton, entre as sugestões dos moradores para que haja mais segurança no local, está a colocação de redutores de velocidade ou a criação de um trevo. 

Biblioteca recebe doação de mais de 400 livros novos


A Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Arandt, de Dois Irmãos, foi contemplada com a doação de mais de 400 livros de literatura infantil e adulta. A doação foi feita pelo Conselho Municipal de Cultura na noite desta quarta-feira, e contou com a presença do prefeito em exercício Jerri Meneghetti. “Sem dúvida uma doação que enriquece o acervo da nossa biblioteca. Quero parabenizar a iniciativa do conselho”, comentou Jerri, lembrando dos bons momentos já vividos em meio aos livros da biblioteca em sua infância. 
A doação representa um montante de pouco mais de R$ 10 mil em livros. Segundo o presidente do conselho, Rodrigo Deimling, 32 anos, esse dinheiro é arrecadado das multas de atraso dos livros e é revertido ao fundo. “A aprovação da compra foi feita em reunião do Conselho Municipal de Cultura e assinado em ata”, conta ele, destacando que é uma doação que vai beneficiar toda a comunidade. Ao todo, 180 livros já estão disponíveis no acervo e os demais estão sendo encaminhados pelas editoras. Entre os livros doados, vale a pena destacar que muitos deles foram sugeridos pelos próprios leitores que frequentam o espaço.

Veja algumas das obras:
“Lado a lado” do autor Sérgio Chimatti, “Intensa como o mar” de Ana Cristina Vargas, “A teoria de tudo” de Jane Hawking, “Recursos humanos” de Idalberto Chiavenato, “As meninas do quarto 28” de Hannelore Brenner, “Felicidade roubada” de Augusto Cury, “Um olhar de amor” de Bella Andre, “Fantasma” de Roger Hobbs, “O segredo de Ella&Micha” de Jessica Sorensen, “Por toda eternidade” de Kristin Hannah, “O dia do relâmpago” de J.J. Benítez, “A ruiva misteriosa” de Alice Clayton, “Seis anos depois” de Harlan Coben, “Quando o amor vence o ódio” de Marlene Saes e “Impasse” de Sandra Brown.

Quer ser frequentador da biblioteca?
Para solicitar o empréstimo dos mais de 37 mil exemplares disponíveis, é necessário ter uma carteirinha de identificação. Os empréstimos e devoluções de livros, bem como o cadastro de novos leitores e recebimento de doações, podem ser feitos diretamente na biblioteca. Para fazer a carteirinha, basta levar uma foto 3x4, comprovante de endereço ou vínculo empregatício na cidade e documento de identificação. A carteirinha é confeccionada gratuitamente. O horário de atendimento é nas segundas-feiras das 13h às 19h, de terças a sextas-feiras das 8h às 19h, e aos sábados das 8h às 11h.

5 de ago. de 2015

Defesa de Orides Back tem pedido negado e ele vai a júri popular


Há exatamente dois anos, a comunidade dois-irmonense era tomada pelos sentimentos de dor e revolta ao acompanhar o caso da menina Raiany Back, de 2 anos, que foi atropelada e morta pelo próprio pai, Orides Back, na rua Rio de Janeiro, uma estrada de chão batido do bairro São João, em Dois Irmãos. Com Raiany estavam ainda a irmã gêmea Lorrany e a avó materna Romilda Tischer Vieria, de 64 anos, que sofreram apenas ferimentos leves. O acusado fugiu do local sem prestar socorro e foi preso pela Polícia Civil de Dois Irmãos no dia seguinte, na rua Picada 48. Em depoimento à delegada Ariadne Langanke, Orides assumiu a autoria do fato, mas negou a intenção de matar, o que foi contestado pela titular da delegacia do município.
Um ano depois, no dia 7 de agosto do ano passado, ocorreu a primeira audiência do caso no Fórum de Dois Irmãos. Comandada pela juíza Ângela Roberta Paps Dumerque, a audiência contou com a presença do acusado, acusação e defesa. Orides é acusado de homicídio doloso duplamente qualificado (motivo torpe e sem possibilidade de defesa) e duas tentativas de homicídio. Na denúncia, o promotor Wilson Grezzana defendeu a tese de que Orides atropelou as filhas e a ex-sogra por querer, com o objetivo de atingir a ex-companheira Rita de Fátima Vieira, de quem estava separado há dois meses na época. Já a defesa sustentou a tese de que o homicídio não foi intencional. 
Logo após a primeira audiência, a defesa entrou com recurso, tentando impedir que Orides fosse à júri, porém, ele foi negado pelo Tribunal de Justiça, que confirmou a decisão da juíza da comarca de Dois Irmãos. Segundo o promotor, a expectativa é de que o júri ocorra ainda em 2015. 

Relembre o caso
Era por volta das 16h50 do dia 5 de agosto de 2013. A avó Romilda voltava da creche com Lorrany e Raiany pela rua Rio de Janeiro, quando as três foram atropeladas pelo acusado Orides Back, na época com 30 anos. Raiany morreu na hora. A irmã e a avó foram hospitalizadas, mas receberam alta horas depois. Orides bateu o carro em uma bananeira e o abandonou, fugindo a pé pelo mato, sem prestar socorro. 

Mais um júri em setembro
No próximo dia 16 de setembro, a partir das 9h, ocorre na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, o júri popular de Getúlio Alves de Oliveira. 
Ele é acusado de matar a tiros Marcos Joel Prczniska no dia 10 de fevereiro de 2010, na rua Walter Backes, no bairro Portal da Serra. 
A motivação do crime, segundo o réu na época do fato, foi uma discussão sobre futebol, que ocorreu depois de um Gre-Nal. 

Audiência com maior traficante do Vale do Sinos conta com pesado esquema de segurança


Um pesado esquema de segurança foi montado nesta quarta-feira, dia 5, em volta do Fórum de Dois Irmãos, onde está ocorrendo audiência com um dos maiores traficantes do Vale do Sinos, Gilmar Garcia, de 41 anos. 
Gilmar era o dono de uma chácara na rua Princesa Isabel, no Loteamento Bonamigo, localizada próximo à Estrada Campo Bom, em Dois Irmãos, onde em junho do ano passado foram apreendidos 17 quilos de crack. Policiais civis, comandados pelo delegado Alexandre Quintão, estavam de campana, aguardando a chegada do traficante, que conseguiu fugir após intensa troca de tiros. Cerca de quatro meses depois ele foi preso pelo Departamento Estadual de Narcóticos da Polícia Civil (DENARC) de Maringuá, em Foz do Iguaçu. 
Logo após a descoberta da droga na chácara em Dois Irmãos, os bens, que na época foram avaliados em R$ 3 milhões de reias, foram apreendidos pela juíza Ângela Roberta Paps Dumerque, da Comarca de Dois Irmãos.

Anelise Steffen deverá ser a nova Secretária de Saúde


Anelise Steffen (primeira na foto à esquerda) com médicos cubanos e o atual secretário Jerri

Jerri Meneguetti vai sair da Secretaria de Saúde. Ele deixará o cargo nos próximos 45 dias, pois pretende concluir a passagem de prédio do “Postão 24 horas”, que hoje está na Avenida Sapiranga e passará para o prédio do Hospital São José. Ao deixar de ser secretário de Saúde, Jerri vai atuar como vice-prefeito, e acompanhará a administração como um todo.
Com a saída confirmada, entrará um novo secretário na Saúde. E, dentro do governo, a mais cotada para assumir esse cargo é Anelise Steffen. Ela é a atual secretária de Jerri, e é também funcionária de carreira. Entrou na prefeitura como Enfermeira Padrão, durante o governo Renato e Chepa, do PMDB/PP, e durante algum tempo foi responsável pelo noturno do Postão 24 horas. Durante o governo Miguel e Mauro, do PT/PDT, Anelise atuou nos postos de saúde, e quando Tânia e Jerri assumiram a administração e Jerri aceitou ser secretário de Saúde, Anelise foi convidada a trabalhar no gabinete do Secretário. Ela conhece o meio em que vai atuar, porque é da área de saúde, e por ter trabalhado ao lado de Jerri ela está sintonizada com problemas advindos da política e do relacionamento comunitário. Além disso, quando Jerri assume a prefeitura, na ausência da prefeita Tânia, Anelise é nomeada secretária de Saúde através de portaria. É o caso, por exemplo, desta semana, quando Jerri assumiu como prefeito nas férias de Tânia (que vão até o final desta semana) e Anelise foi nomeada titular da Saúde e até à volta de Jerri ficará respondendo pela Secretaria.
Casada e com uma filha, residente no centro de Dois Irmãos, Anelise é tida pelo grupo que administra a prefeitura não como “uma escolha” para assumir o cargo. Ela é vista como “a escolha”, e o convite foi feito a ela. Ao que tudo indica, Anelise Steffen será a nova Secretária de Saúde, assim que Jerri deixar o cargo, dentro de 45 dias.

4 de ago. de 2015

Após passar Postão para hospital, Jerri deixará a Secretaria


O vice-prefeito e secretário da Saúde, Jerri Adriani Meneghetti, 35 anos, concedeu entrevista ao JDI na manhã de hoje, terça-feira, e avaliou o trabalho realizado na prefeitura ao lado da prefeita Tânia Terezinha da Silva. 
Licenciado como secretário de Saúde desde sábado passado, Jerri estará no cargo de prefeito até o dia 10 de agosto, quando a prefeita Tânia retorna das férias.

Quais trabalhos serão desenvolvidos até o retorno da prefeita?
Jerri- É um período curto, vamos dar andamento às questões em que a prefeita já estava trabalhando. Temos várias obras para iniciar, esperando apenas a liberação dos recursos. Vamos tentar agilizar as liberações junto aos ministérios como, por exemplo, a segunda parcela para continuar a ampliação do posto de saúde do bairro São João e as primeiras parcelas de algumas pavimentações com asfalto nos bairros São João e 48 Alta, além da praça do bairro Moinho Velho. Recentemente tivemos duas licitações com problema, pois as empreiteiras estão com receio de assumir obras com pagamento dos governos estaduais e federais, pois eles andam atrasando os pagamentos. Estamos trabalhando para resolver uma solicitação inédita da Caixa Econômica Federal para a conclusão do asfaltamento na Rua Pedro Gregórius, que é a coleta de todas as assinaturas para autorizar a drenagem da água.

Como avalia o trabalho do governo Tânia e Jerri?
Jerri- Administrativamente estamos bem. Nossas maiores dificuldades foram no início do governo. Entre elas a questão do Hospital São José, que não tinha gestão definida, além de atraso nos pagamento das férias dos professores, e não existia recursos livres na contabilidade do município. Mas tudo está bem encaminhado agora. Já realizamos inúmeras melhorias, como a construção de Unidades de Saúde nos bairros, implantamos mais Equipes da Saúde de Família nos bairros, oferecendo atendimento mais personalizado e com maior vínculo com os pacientes. Estamos fazendo investimentos em todos os níveis, dentro do possível. Não podemos dar um passo maior que a perna, pois existe uma crise econômica sem precedentes no governo do Estado e que, infelizmente, reflete no município. Dois Irmãos tem mais de 1 milhão de reais em atrasos do governo do Estado, desde o último ano. Mesmo assim, fizemos muitas reformas e melhorias nas escolas e estamos trabalhando na ampliação das vagas das creches, embora ainda não tenhamos suprido toda a demanda. 

É boato que deixará o cargo de Secretário da Saúde?
Jerri- Não. O boato é verdadeiro. Mas antes vamos resolver a transferência do Posto 24h para dentro do Hospital ou nas imediações da Secretaria de Saúde. 

E em 2016, vai à reeleição?
Jerri- Quem decide é o partido em conjunto. Sou apenas um soldado (risos).

Trio é preso depois de assaltar a Padaria Becker


Três indivíduos foram detidos por volta das 12h30 desta terça-feira, dia 4, após assaltar a Padaria Becker, localizada na Av. Porto Alegre, em Dois Irmãos. O carro em que o trio estava, um Gol branco placas IMJ-5685 de Parobé, foi interceptado pela Brigada Militar de Ivoti, próximo do Shopping Portal da Serra, na BR-116, e com eles foi encontrado o dinheiro roubado do estabelecimento e a arma usada na ação. Viaturas de Dois Irmãos também apoiaram na ocorrência. De acordo com os policiais, no momento da abordagem os indivíduos já tinham trocado de roupa. “Foi durante a revista que encontramos as roupas que eles vestiam no assalto, e de fato, fecharam com a descrição das vítimas. Estavam jogadas atrás do banco do motorista”, conta a policial. 
Já no início da tarde os três foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos onde foram autuados em flagrante por roubo a estabelecimento comercial pela delegada Ariadne Langanke, e em seguida foram transferidos à Penitenciária Modulada de Montenegro. Os indivíduos foram identificados como Luis Fernando Bressa, de 27 anos, Letierio de Mello Camargo, de 26 anos, e Jonas Cavalheiro dos Santos, de 23 anos. De acordo com a Brigada Militar de Dois Irmãos, todos são moradores do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, e já tem passagens pela polícia. Segundo a BM, Luis Fernando tem passagens por estelionato e desobediência. Já contra Letierio constam acusações de tráfico e posse ilegal de arma. Ele também é suspeito de roubo a pedestre. O mais jovem, Jonas, tem passagens por dirigir sem CNH quando ainda era menor infrator, e posse de entorpecente. O carro em que eles estavam pertence a uma empresa de Parobé e foi recolhido.

Assalto durou menos de 20 segundos
A ação durou menos de 20 segundos e foi flagrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. Nas imagens, é possível ver o momento em que dois dos bandidos entram na padaria, rendem a atendente que está no caixa e saem, fugindo a pé com o dinheiro. Ninguém soube informar para que sentido eles fugiram e nem confirmar se o veículo Gol utilizado na fuga estava próximo do estabelecimento antes da ação. 
Ainda assustada, a atendente relembrou dos momentos de tensão. “Na hora, uma cliente estava no caixa, com a carteira aberta, e por sorte não levaram nada dela”, diz ela, destacando que os dois ficaram parados na frente do caixa. “Um chegou dizendo ‘é um assalto, abre o caixa’, tirou a arma do bolso, e ficou com ela do lado”, relata a atendente.

3 de ago. de 2015

Municipal de Futebol começou com bons jogos, mas poucos gols


No sábado, dia 1º, finalmente a bola rolou pela 1ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Dois Irmãos. O campeonato começou com três jogos no Clube União. Apesar de poucos gols, as partidas foram boas e contaram com a presença de muitos atletas jovens em campo. 
No primeiro jogo, o atual campeão Balança Rede enfrentou o SER Campinas, reeditando a final do ano passado, e venceu por 2 a 1. Fusca abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo. Cordinha empatou aos 31 da segunda etapa e Fusca voltou a marcar aos 39, garantindo a vitória do Balança. Os destaques foram Tiago Renz (Balança) e Júnior Reinehr (Campinas). Na segunda partida, vitória de 1 a 0 do Minuano sobre o Vila Rosa, com gol de Diego aos 4 minutos do primeiro tempo. Os destaques foram Henrique Feld (Minuano) e Luis Navarro (Vila). Encerrando a rodada, União e Gunners fizeram um bom jogo, mas não saíram do 0 a 0. Os nomes do jogo foram Mattheus Luz (União) e Schollinha (Gunners). 
O presidente da Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos (LIFADI), Valdir Schmitt, o Ninho, parabenizou a postura dos atletas dentro de campo. “Tivemos uma boa média de cartões amarelos (18), uma média de 3 cartões por equipe, e nenhum cartão vermelho. Os atletas estão de parabéns. Que continuem assim até o final”, ressalta ele, falando ainda sobre os resultados das partidas. “Foram jogos com poucos gols tecnicamente, um pouco abaixo do normal, mas após um mês sem jogar as equipes perdem o entrosamento. Aos poucos volta o ritmo de jogo e com certeza teremos belos clássicos pela frente”, completa.
A próxima rodada será no sábado, dia 8, com dois jogos no União e um no Vila Rosa. No Parque Antártica, às 13h30, o Hooligans faz sua estreia diante do Gunners, e na sequência, às 15h30, se enfrentam SER Campinas e União. Fechando a rodada, Minuano e Balança Rede jogam às 13h30 na Baixada Rubra. O Vila folga.

Doadores esgotaram as fichas até o meio-dia


Em um belo gesto de solidariedade, mais de 300 pessoas compareceram à Praça do Imigrante, no Centro de Dois Irmãos, nesta segunda-feira, dia 3, para coletar uma amostra de sangue com o objetivo de encontrar um doador de medula óssea para a pequena Júlia Spohr Viana, de 8 anos. A coleta foi realizada dentro da Unidade Móvel do Hemocentro de Porto Alegre. De acordo com a mãe da menina, Lisandra Spohr, 33 anos, as 300 fichas se esgotaram por volta das 11h30. “O gesto superou todas as expectativas”, comentou ela, destacando a felicidade que sentiu em ver toda a multidão reunida em prol da vida da filha. 
Segundo Maria Lourdes Peck, do Hemocentro de Porto Alegre, outras pessoas que quiserem ser doadoras podem comparecer diretamente no Hemocentro (Av. Bento Gonçalves, 3722, Partenon, Porto Alegre) para a coleta da amostra de sangue. “As pessoas que quiserem organizar grupos para doar, devem agendar previamente a doação no Hemocentro”, disse ela, destacando que, por enquanto, não existe previsão de quando será feita uma nova coleta na cidade. O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3336-6755.

Jovem de 20 anos é atacada por um cachorro pit bull


Uma jovem da localidade de Boa Vista do Herval, em Santa Maria do Herval, caminhava com duas amigas em uma rua lateral da BR-116, no bairro Primavera, em Dois Irmãos, quando foi atacada por um cachorro da raça pit bull na última sexta-feira, por volta das 22h.
A vítima é Daiana Wiest, de 20 anos. O ataque foi registrado por câmeras de vídeo-monitoramento de um estabelecimento comercial que fica próximo do local. Elas registraram os mais de cinco minutos em que a jovem foi atacada pelo animal. No vídeo, é possível ver ainda as duas amigas de Daiana, que ficaram completamente sem reação. Vizinhos nas proximidades ouviram os gritos de socorro da jovem e saíram para ver o que estava acontecendo. Juntos, eles tentaram distrair o cachorro, jogando baldes de água fria e o ameaçando com uma enxada, até ele largar a garota. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Posto 24h, onde recebeu atendimento. Daiana teve ferimentos nas costas, pernas, peito, orelha e principalmente no braço direito (foto).
De acordo com ela, o cachorro havia fugido de um estabelecimento comercial localizado próximo a Av. João Klauck, e o dono irá arcar com todas as despesas médicas da jovem. “A sensação foi horrível, porque eu achei que não ia acabar nunca, uma agonia”, diz ela, por telefone. O cachorro será observado por 10 dias, caso ele apresente sintomas de raiva, a jovem terá que fazer a vacina antirrábica.

Professores das escolas 10 de Setembro e Affonso Wolf paralisaram nesta segunda


Professores das escolas estaduais Affonso Wolf e 10 de Setembro, de Dois Irmãos, promoveram uma paralisação nesta segunda-feira, dia 3 – dia em que os alunos voltariam às salas de aula após o recesso escolar – em protesto contra as medidas adotadas pelo governador José Ivo Sartori na última semana, quando foi confirmado o parcelamento do salário do mês de julho dos funcionários públicos estaduais. Eles reivindicam também uma solução para o atraso no repasse de verbas para as escolas e para a falta de segurança. Além das escolas, a Polícia Civil também esteve paralisada em Dois Irmãos. 
No final da manhã, servidores públicos da escola 10 de Setembro encaminharam à imprensa um posicionamento oficial sobre a paralisação. Segundo eles, às 18h ocorre uma reunião entre o grupo de professores, onde serão decididas quais as medidas que serão tomadas a partir desta terça-feira, dia 4. No posicionamento, eles “salientam que é importante a mobilização e o apoio da comunidade escolar, visto que estão diretamente envolvidos nesse momento de desrespeito com a sociedade e a educação do nosso Estado”. Dizem ainda que “professores e funcionários sentem-se muito envolvidos e gratificados com a profissão, mas lembram que têm contas para serem pagas e que ser servidor público é o trabalho que lhes dá o sustento. Portanto, não trabalham apenas por amor à educação, necessitam do salário como qualquer outro trabalhador”.
Já o diretor Paulo Renato Dapper, da escola Affonso Wolf, disse que a escola sofre não só com o atraso nos pagamentos de professores e funcionários, mas também com o atraso no repasse das verbas. “É difícil até fazer a merenda dos alunos. Falta gás, faltam alimentos, sem falar nas contas particulares que nós servidores devemos”, relatou. Tanto na escola 10 de Setembro quanto na Affonso Wolf, os alunos foram liberados aos poucos, com a autorização dos pais ou responsáveis.