Blog do Jornal Dois Irmãos


4 de set. de 2014

Professores terão 1/3 da carga horária para planejar as aulas

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval ingressou no último ano com uma ação judicial contra o município de Dois Irmãos, solicitando que os professores tenham 1/3 de hora para atividades extraclasse. A juíza Angela Roberta Paps Dumerque julgou procedente a ação, determinando que o município, a partir de 2015, conceda o percentual de 1/3 da carga horária para o planejamento das aulas e atividades extraclasses aos educadores.
De acordo com Bruno Rodriguez, presidente do Sindicato dos Servidores, a ação individual e probatória foi encaminhada para cinco professores do município. “A carga horária solicitada na ação já é Lei Federal e de direito dos professores. O município cumpria apenas 1/5, e calculava os 20 minutos do intervalo junto à carga horária dessas atividades”, explica Bruno, acrescentando que a solicitação havia sido apresentada ao Poder Executivo já no primeiro semestre de 2013, mas a prefeitura jamais se manifestou sobre o caso. Os advogados Daniel Lemmertz e Filipe Merker Brito trabalharam na ação. Segundo Daniel, com a nova adequação da carga horária os professores serão mais qualificados, pois terão mais tempo para planejar as aulas, o que vai melhorar o aprendizado dos estudantes. Além disso, abrirão mais vagas para professores.
O Sindicato dos Servidores Públicos representa cerca de 350 professores da rede municipal de Dois Irmãos, cerca de 100 em Morro Reuter e 100 em Santa Maria do Herval. Bruno e Daniel convidam os professores a buscarem seus direitos junto ao sindicato, que fica localizado na Avenida Florestal, 924, no Centro de Dois Irmãos. Mais informações pelo telefone 3564-6524.


O QUE DIZ A PREFEITURA

De acordo com a assessora jurídica Angela Klein, a prefeitura vai recorrer da decisão. “Vamos utilizar o prazo de 10 dias para recorrer, pois é apenas uma decisão em primeira instância. Nós vamos tentar rever o caso, pois estamos cumprindo com a carga horária de planejamento”, comentou.
A redação do JDI também conversou com a secretaria de Educação, Adriana Trierweiler, para saber o impacto dessa mudança. Confira:

 Qual o impacto que essa decisão tem para o município?
Haverá impacto direto na contratação de mais professores, aumento da folha de pagamento e percentual no quadro geral de funcionários. 
A carga horária dos professores pode sofrer alteração?
A carga horária do professor não mudará. Se ele fez concurso para 22 horas, trabalhará 22 horas; se fez 25 horas ou 40 horas, continuará tendo que cumprir esta carga horária. O que a determinação modifica é o tempo em sala de aula com alunos.

 Quantos professores serão contratados para cumprir a lei?
O número de professores a ser contratado dependerá do número de turmas que tivermos.  Exemplificando: se fosse para o quadro que se apresenta em 2014, teríamos que contratar no mínimo 19 novos professores com carga horária de 22 horas.

O município poderia investir 100% dos recursos que recebe do FUNDEB com pessoal para cumprir o piso dos professores?
Pode-se investir 100% dos recursos no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para pagar professores. Mas, caso isso aconteça, o município ficará com pouquíssimos recursos para investir em construções, ampliações e reformas estruturais, aquisição de mobiliário e equipamentos, formação e capacitação de profissionais,  vale-alimentação dos professores, pagamentos de água, luz e telefone das escolas, além do combustível dos dois ônibus do transporte escolar municipal, entre outros investimentos necessários.

Balança Rede solta o grito de “É Campeão!” pela primeira vez

Em uma partida digna de uma grande final, o Balança Rede sagrou-se campeão do Municipal de Futebol de Dois Irmãos, no último sábado, no Parque Antártica. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o SER Campinas, a equipe comandada pelo técnico Jorge Schmitz, popular Jorginho, conquistou o título inédito na competição. Em 13 jogos, foram 9 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. A equipe marcou 34 gols e sofreu 17, encerrando com aproveitamento de 74%.
As duas equipes buscaram o resultado do início ao fim, embalados pelas torcidas que marcaram presença no Parque Antártica. O presidente da Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos- LIFADI, Valdir Schmitd, popular Ninho, elogiou a partida. “Como todos puderam perceber, foi uma grande final. Um grande jogo, duas grandes torcidas, dois bons times e um árbitro que dispensa comentários, Márcio Chagas da Silva”, diz Ninho, parabenizando as duas equipes. “Quero parabenizar as duas equipes: o Balança por ter sido campeão, ter o destaque e goleador do Campeonato, e o Campinas por saber perder e sair de cabeça erguida, tendo como destaque da final seu grande goleiro Taffarel. Além disso, por ter um dos artilheiros do campeonato, Cordinha, com  10 gols, e uma torcida de dar inveja a muitos clubes”, destaca Ninho.
Com a vitória na primeira partida da final por 4 a 1, o Balança tinha grande vantagem na decisão. Porém, para quem acompanha a trajetória do SER Campinas, sabe que a equipe é guerreira e iria em busca do resultado. E foi assim. O Campinas abriu o placar logo aos 9 minutos do primeiro tempo, com Cordinha. O segundo veio aos 16, com Nando, que aproveitou o rebote em uma cobrança de falta de Kiko. O primeiro tempo terminou assim: 2 a 1 Campinas. Na segunda etapa, era tudo ou nada. Como era de se esperar, o jogo esquentou. Teve bate boca entre jogadores, mas também teve muita jogada bonita. As duas equipes criaram diversas chances de gol. Do lado do Campinas, o goleiro Taffarel se transformou em uma verdadeira muralha. O gol do Balança veio só aos 45 minutos, com Eric, que saiu do banco de reservas. Os nomes do jogo foram Ivan, do Balança Rede, e Taffarel, do SER Campinas. 

Destaques da competição
A entrega da premiação ocorreu logo após a partida, dentro de campo, e foi prestigiada também por autoridades, como a prefeita Tânia da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Jailton Proença, e o Chefe do Departamento de Desporto, Cláudio Neis. Confira quem foram os nomes e as equipes que se destacaram:
Campeão: Balança Rede. 
Vice-campeão: SER Campinas
3º lugar: Green Brush 
* Perdeu para o campeão na semifinal
4º lugar: União
Melhor Goleiro: Adilson, do União, 
com 9 gols sofridos
Goleadores: Fusca, do Balança Rede, 
e Cordinha, do SER Campinas, 
cada um com 10 gols na competição
Troféu Disciplina: Minuano
Destaque: Fusca, do Balança Rede
Revelação: Mazi, do Balança Rede
Total de Cartões
- 296 cartões amarelos
- 25 cartões vermelhos 

Projeto “Envolver para Transformar” começou sábado no bairro São João

Iniciou neste sábado o projeto Envolver para Transformar – Oficinas de Artes, na escola municipal Paulo Arandt, no bairro São João, em Dois Irmãos. O projeto proposto pela Associação de professores Municipais de Dois Irmãos (APROMUNDI) irá oferecer oficinas de teatro, fotografia, artes plásticas e pesquisa técnica, para capacitar os alunos e professores da cidade.
O projeto terá efeito evolutivo, oferecendo, na primeira fase, oficinas ministradas por profissionais das respectivas áreas para dois alunos de cada escola de Dois Irmãos, em cada segmento. Serão capacitados alunos das séries finais do Ensino Fundamental e das séries iniciais do Ensino Médio das três redes de ensino. Após esta primeira fase, os alunos que se tornarão capacitadores oferecerão as respectivas oficinas aos demais colegas de suas escolas.
Na oficina de Pesquisa Técnica, os alunos irão passar por todas as fases de pesquisa e terão como foco os hábitos culturais da população jovem de Dois irmãos, com faixa etária entre 15 e 25 anos.  Conforme a professora Vanessa Valiati, nos próximos encontros, os alunos terão que elaborar o questionário, realizar saída de campo, tabular os resultados e construir gráficos. Dentro da oficina de Artes Plásticas, com a artista Leila Blauth, os alunos estão aprendendo várias técnicas de pintura básicas. “Eu trouxe alguns dos meus quadros para inspirar os alunos. E expliquei como pintar paisagens”, conta ela. Nas próximas aulas, os alunos terão saída de campo e terão a liberdade de escolher o que querem pintar.
Na oficina de Fotografia, a fotógrafa Cristânia Kramatschke ensinou como manusear a câmera fotográfica, composição fotográfica, textura, observação da luz e sombra. “O principal objetivo da oficina é fazer os alunos ter a sensibilidade de enxergar as coisas de forma criativa”, diz a oficineira. Em teatro, os alunos estão aprendendo técnicas como exposição, jogos teatrais, construção da imagem e narração cênica, postura, foco e expressão vocal. As aulas são ministradas pela atriz Elisa Lucas.

PRÓXIMOS ENCONTROS
Os próximos encontros ocorrem nos dias 6, 13 e 27 de setembro. Após o término das oficinas, haverão apresentações de esquetes, exposição de artes plásticas e fotografia e o relatório com o resultado da pesquisa durante a Feira do Livro , do dia 5 a 9  de novembro, na Praça do Imigrante.

Conheça os oficineiros

Cristânia Kramatschke
Graduanda em fotografia pela Universidade Feevale. Além de ser formada em fotografia de moda pela ESPM. Ela atua como fotógrafa profissional nas áreas de eventos, publicidade e ensaios fotográficos. Desde 2008 fotografa os concertos da Osquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Fotografou os shows do projeto Mulheres na Matriz – Circuito Musical Acústico no espaço Cultural Antiga Igreja Matriz de São Miguel. Exposição na Pinacoteca da Feevale com duas séries fotográficas – Agonia e Retrato. Selecionada para expor a série CASAS MORTAS no Canela Foto Workshop, em Canela, RS. Exposição no Espaço Cultural Entre Linhas, NH, com as séries Agonia e Retrato.  Projeto de fotografia para a maquiadora Nani Gonzaga para Chilli Beans ART CLUB.

Leila Blauth
É artista plástica em Dois Irmãos. Desde 1996 dedica-se a pintura. Em 1999, época do lançamento da Rota Colonial Baumschneis, abriu um ateliê de pintura e artesanato, mas sempre se dedicou a pintura nas horas vagas. Desde 2011, dedica-se integralmente a pintura a óleo, aquarela, artesanato, madeira e tecido. Ela ministra aulas de pintura em seu ateliê localizado na Rua Sapiranga, 30, sala 207, no Centro de Dois Irmãos.

Elisa Lucas
Atriz, Produtora e Dramaturga. Bacharel em Artes Cênicas (UFRGS) e Mestre em Ciências do Espetáculo (Universidade de Sevilha, Espanha). Atua em Teatro, Oficinas de Teatro, Contação de Histórias, Teatro Empresarial e Vídeo desde 2000 em Porto Alegre, RS.

Vanessa Valiati
Mestranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do RS, especializada em Economia da Cultura (UFRGS), graduada em Comunicação Social - Jornalismo (PUCRS). Tem interesse nas seguintes áreas: cibercultura, economia da cultura e comunicação, processos de colaboração em rede, produção audiovisual e indústrias criativas.

1 de set. de 2014

Show de funkeiro durante o Kerb provoca polêmica em Dois Irmãos

A menos de um mês para o Kerb de São Miguel, um assunto gerou polêmica esta semana em Dois Irmãos: o grupo festivo Bullets United vai trazer para a sua festa o show do Mc Jean Paul. O assunto repercutiu em lugares como as redes sociais, na Câmara de Vereadores, em um pronunciamento do vereador Sérgio Fink; e também foi citado durante uma reunião do Conselho Municipal de Cultura. As opiniões são diversas. Em um dos comentários postados em uma rede social, é relembrado o fato de que, no ano de 2012, a administração chegou a contratar uma escola de samba para se apresentar no Kerb, o que acabou não acontecendo. O Kerb dos grupos festivos ocorre nos dias 27 e 28 de setembro. 
O JDI ouviu a opinião de representantes de grupos festivos, especialmente do Bullets United, e o secretário municipal de Turismo, João Luiz Weber. Leia a seguir: 

Vantuir Wiest, do HSG
“É preciso trazer novidades, mas que enalteçam a cultura”
Vantuir Wiest é um dos fundadores do HSG (Hunsrück Stammtisch Gruppe) Aus Baumschneis, grupo criado oficialmente em 29 de setembro de 2003, Dia do Arcanjo São Miguel. Desde então, eles vem divulgando o evento de tradição alemã e são atração no Kerb e outros eventos culturais, que enaltecem, em especial, a tradição do povo germânico. A vinda de um funkeiro para as festividades do Kerb não foi bem vista por Vantuir e os amigos do grupo, tanto que ele resolveu postar um texto em seu blog. De acordo com Vantuir, é preciso sim trazer novidades ao evento, mas que enalteçam a cultura. “Não podemos fazer um Kerb de 1940. Na Alemanha, por exemplo, em cidades como Colônia e Munique, ou até em Blumenau, que está mais próximo de nós, há regras para participar das festas como o Kerb daqui. Eles cultivam suas culturas, mas, ao mesmo tempo, modernizam suas festas. As músicas típicas trazem sons de guitarra, no ritmo do rock, por exemplo. Nós, do HSG, nos espelhamos em festas como estas e há quatro anos fazemos nosso Kerb baseados neles”, destaca Vantuir. “Muitas pessoas daqui vão para Blumenau e se vestem com roupas típicas. Por que aqui eles têm vergonha?”, questiona ele.

“Cada um decide o que faz”,
diz secretário João Luiz
O secretário municipal de Turismo, João Luiz Weber, destacou que “cada um decide o que faz”. “Com ou sem Mc, sempre se tocou outros estilos musicais nos grupos festivos”, comenta ele, ressaltando que, nos espaços oficiais do Kerb (com programação da prefeitura) só haverá bandinha. 


Conselho de Cultura
Na última quarta-feira, dia 27, durante reunião do Conselho de Cultura, os estilos musicais tocados durante o Kerb também foram discutidos. “Não nos posicionamos especificamente sobre o fato de um grupo trazer um funkeiro. O que destacamos é que seria importante manter a tradição alemã e que se tocasse só música tradicional”, diz a presidente Solange Kamphrost. Nos bastidores, circulou a informação de que o Conselho de Cultura se colocaria oficialmente contra o show do funkeiro, mas ela disse que não há nada neste sentido. A próxima reunião do conselho será no dia 3 de setembro.

O que diz o Bullets United 
Pietro Rosso
Representante do grupo
“O nosso Clube Festivo Bullets United está na 6ª edição do Kerb, e neste ano vamos trazer um músico de funk para fazer um show de 1 hora. Todos os anos, como de costume, colocamos músicas temáticas alemãs até início da noite e depois diversificamos com todos os estilos de música, independente de gostos musicais. Nós sabemos que o Kerb é uma comemoração típica alemã, com sua cultura e costumes, e nestes cinco anos sempre mantivemos a tradição, dando espaço também para outros estilos musicais.  Sem preconceitos, o evento é realizado seguindo o bom senso social e, como todos os grupos, diversificamos no repertório de músicas para contemplar todos os gostos. 
Nosso evento é realizado todos os anos, e de forma unânime decidimos por inovar na programação musical com o respaldo e pedidos pelo grupo de jovens que frequenta nossa festa. Esta polêmica que está ocorrendo com nosso grupo não nos compromete a alterar o que já está definido. O Bullets Kerb traz pessoas de todo Rio Grande do Sul, e é sempre muito elogiado, fazendo com que muita gente retorne e sejam fiéis a nossa festa. Não estamos fazendo mal a ninguém, muito pelo contrário, estamos levando o nome da nossa cidade para outros lugares e mostrando o quão divertido é o Kerb de Dois Irmãos.  Este show que traremos será um a mais no trabalho que já viemos fazendo desde 2008.
Nossa festa é particular, ou seja, não estamos fazendo uso do dinheiro público, muito pelo contrário, todo gasto que temos vem do nosso caixa e parte de patrocinadores. Portanto, seria de certa forma um questionamento vazio afirmar que não estamos seguindo os costumes da nossa tradição”.

+1 Clube Festivo
 Fernando Mosiaga
Representante
“Hoje, infelizmente, graças ao mundo capitalista que vivemos, todas as datas festivas viraram comércio, Natal, Páscoa, Dia dos Pais, das Mães e aí por  em diante. Eu, sinceramente, não gosto de funk, mas aí eu pergunto: quem nunca cantou, dançou e deu risada em alguma festa embalando por um funk? Achei uma baita jogada de marketing do pessoal. Hoje o que move o Kerb são os grupos festivos, que trazem público de fora e que mais divulgam. Ao menos eu já vi propaganda de todos os clubes festivos no Facebook, Instagram, Twitter, e da prefeitura não vi nada até agora. Então, se chamou público, para eles a iniciativa foi válida”. 

Desfile Cívico terá como tema os 20 anos da coleta seletiva


Jovem que deu nome ao mascote Seleco foi convidado para participar no dia 10

Neste ano a cidade de Dois Irmãos comemora 20 anos de coleta seletiva de lixo. O processo, que é indispensável para viabilizar a reciclagem, foi iniciado durante o mandato do então prefeito Renato Dexheimer, e virou referência no Estado. Hoje em dia todos sabem que somos abordados frequentemente por assuntos envolvendo o meio ambiente em diversos meios, como internet, televisão, revistas e jornais. Mas e há 20 anos, quando a comunicação não era tão abrangente, principalmente em campanhas de conscientização, como no exemplo da coleta seletiva?
Foi pensando nisso que, no ano de 1994, a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio e o patrocínio do Jornal Dois Irmãos, lançou o concurso “Dê Nome ao Boneco da Campanha Seletiva de Lixo”. O mascote, que é sempre uma ótima forma para interagir de maneira lúdica com crianças, já tinha um rosto, porém, faltava o nome, e ninguém melhor para escolher do que as próprias crianças que estudavam nas três redes de ensino na época. Foram enviadas 1.345 sugestões, mas só uma delas poderia dar nome ao boneco oficial da campanha. Essa difícil tarefa ficou a cargo de uma comissão formada por Luiz Carlos Carvalho dos Santos, enfermeiro chefe do Departamento de Saúde de Dois Irmãos; Flávio Vier, então presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), pelo jornalista Clóvis Bastian e pelo estagiário de Biologia Julian Mauhs.
O vencedor do concurso foi Thiago Schoene, então aluno de 10 anos do Colégio Imaculada Conceição, e sua sugestão de nome foi SELECO. Hoje, 20 anos depois, Thiago tem 30 e trabalha como Técnico em Telecomunicações. Ele conta que na época viu a promoção no Jornal Dois Irmãos e achou interessante, até porque uma bicicleta era o prêmio para o ganhador. Ele lembra como chegou ao nome vencedor.“Tentamos juntar as informações, como era um boneco que tinha relação com a separação do lixo e a coleta seletiva, saiu Seleco”, conta, aos risos. Mas ele confessa que teve uma ajuda muito especial. “Meu pai me ajudou a dar o nome. Fiquei orgulhoso e muito feliz na época por nosso trabalho ter dado nome ao mascote da coleta seletiva”, completa Thiago.

CONVITE PARA O DESFILE
Neste ano o Desfile Cívico de Dois Irmãos, que acontece no dia 10 de setembro, tem como tema os 20 anos da coleta seletiva no município. E para relembrar o início desse trabalho, Thiago foi convidado a participar do evento. “Fiquei surpreso e feliz por ser lembrado. Com certeza vou comparecer para dar o exemplo para a criançada”, afirma ele.

Brigada Militar retoma atividades do PROERD

Depois de meio ano, as atividades do PROERD- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, foram retomadas nas escolas de Dois Irmãos pela Brigada Militar. De acordo com o Soldado Josiel Neves, instrutor do PROERD ao lado dos soldados Gilson e Viviane, neste segundo semestre o programa será desenvolvido em todas as escolas das três redes de ensino, somando mais de 500 alunos de 5º ano. As atividades seguem até o dia 26 de novembro, quando ocorre a formatura. 
Em Dois Irmãos, o PROERD foi desenvolvido pela primeira vez em 1999 e desde 2008 abrange todas as turmas de 5º ano do município. Desde então, mais de 5.700 alunos já disseram “NÃO ÀS DROGAS”. Além de turmas de 5º ano, as atividades também já foram desenvolvidas com turmas de educação infantil e 7º ano, além de uma edição do PROERD Pais. Segundo o Soldado Neves, um novo currículo de atividades será aplicado nesta edição. “Até o ano passado, as crianças conheciam as drogas e os males que elas causam, e a partir disso aprendiam que aquilo não faria bem para elas. Agora, vamos trabalhar a decisão de escolha das crianças. Reforçar para elas o quanto a decisão delas será importante na vida delas”, destaca ele.