Blog do Jornal Dois Irmãos


18 de abr. de 2014

Associação divulga os ganhadores dos concursos de ovos e ninhos de Páscoa

Ninhos e ovos muito coloridos, cheios de criatividade

A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeC) divulgou na segunda-feira os ganhadores do Concurso de Ovos de Páscoa e do Concurso de Ninhos de Páscoa. Conforme Leila Santos, presidente da AAPHeC, a premiação será dia 19, às 20h, no circo montado no Largo Felippe Seger Sobrinho. “Os concursos foram um sucesso de participação. Foram inscritos trabalhos muito lindos e criativos”, diz Leila, destacando que teve participantes de 3 a 89 anos das cidades de Taquara, Novo Hamburgo e Dois Irmãos.
Todos os ovos inscritos no concurso estão sendo vendidos ao público no estande da AAPHeC, revertendo sua renda em favor da entidade promotora. Os trabalhos estão sendo comercializados a partir R$ 3,00. Os concursos integram a programação da Choco Circus – Um Doce de Páscoa, que segue até o próximo dia 20 de abril. Os critérios de avaliação e a responsabilidade de julgar os trabalhos foram dos integrantes da associação. Os ganhadores em cada categoria receberão um diploma de honra ao mérito.


OVOS DE PÁSCOA


1ª Categoria (Cascas vazias de ovos, pintadas individualmente, artesanalmente, recheados com amendoim açucarado ou similar)
Chime Tregan – 9 anos – Taquara
Maria G. Bertoluzzi – 60 anos – Taquara
Sofia Pires – 3 anos – Taquara
Cléia Cecília Prietsch – Dois irmãos 
Franciele M. Zaehler – 14 anos – Dois Irmãos
2ª Categoria (Cascas de ovos, revestidas artesanalmente com qualquer material decorativo (não pintadas), recheadas com amendoim açucarado ou similar)
Beth Sauer – Taquara
Janice F. Schneider – 49 anos – Novo Hamburgo
Loiva Sander Fiala – 89 anos – Taquara
APAE – Dois Irmãos
Luiza koch – 74 anos – Taquara
3ª Categoria (Cascas vazias de ovos, pintadas em misturas de tintas, com efeito rajado, recheados com amendoim açucarado ou similar)
Beth Sauer –Taquara
Diogo Pires – 9 anos – Taquara
Vicente Klein – 9 anos – Taquara
4ª Categoria (Ovos inteiros de galinhas/patas, cozidos em líquido similar)
Edith Strassburger – 79 anos – Dois Irmãos 
Franciele M. Zaehler –14 anos – Dois Irmãos


NINHOS DE PÁSCOA

1ª Categoria (Cestas de vime ou similar, enfeitados com fitas e tecidos)
APAE – Dois Irmãos
Franciele Zaehler – 14 anos – Dois Irmãos
Juraci Henrich – Dois irmãos
2ª Categoria (Caixas de papelão ou madeira, ornamentadas com fitas e tecidos em franja)
Marlise M. Model – Dois Irmãos
3ª Categoria (Caixas de papelão ou madeira, ornamentadas com papel em franja)
Cléia Cecília Prietsch – Dois Irmãos
4ª Categoria (Ninhos feitos em dobradura e/ou outro tipo de criação artesanal)
Franciele M. Zaehler – 14 anos – Dois Irmãos
Juraci Henrich – Dois Irmãos
Katia A. Kuhn – Dois Irmãos

17 de abr. de 2014

Respeitável público!


Com vocês, a Família Torricceli


Todos os dias, conhecemos novas histórias. Algumas delas nos marcam. 
É o caso da história da família do Circo Torricceli, que desde a última quinta-feira se apresenta ao público dois-irmonense na Choco Circus- Um Doce de Páscoa. 
Na tarde desta quarta-feira, em uma conversa de quase três horas, eles “resumiram” a história da família para a redação do Jornal Dois Irmãos. Sempre com um semblante alegre, trazendo toda a alegria que o circo proporciona, eles relembraram momentos que marcaram a história, inclusive, os desafios que superaram. Em várias vezes, destacaram a união da família e a importância de valorizar cada um dos sorrisos que a arte circense coloca no rosto de cada espectador. 

Tradição circense de mais de 85 anos

Fundado em 23 de março de 1999, na cidade de Campinas, em São Paulo, o Circo Torricceli já tem 15 anos de estrada. Hoje, o grupo está consolidado, mas tudo isso é resultado de muita luta. Jaime Torricceli, criador do Circo Torricceli, vem de família circense. Seus pais trazem uma tradição circense de mais de 85 anos. Quando saiu do circo da família, em 1999, ele atuou em outros grupos, e em março daquele ano decidiu fundar seu próprio circo, ao lado da esposa Elisabete e dos quatro filhos, Isabela, Angela, Emanuel e Maria Elaine.
Os filhos lembram com orgulho de quando tudo começou. “Era um circo muito pequeno. Tínhamos duas carretas e um ônibus. Éramos entre seis pessoas, cinco nos espetáculos e uma na bilheteria”, lembra Isabela, a filha mais velha. A infraestrutura era pouca. “Começamos com 30 cadeiras. Aí fizemos uma promoção: quem trouxesse cadeira de casa ganharia 50% de desconto no ingresso. E assim foi indo, e o público começou a aumentar já nesta primeira semana”, completa ela. Angela lembra com carinho das “enjambradas” que davam no início. “Tinha uma fruteira bem em frente ao circo, fui lá e pedi se o dono emprestava as caixas de frutas pra gente. Embrulhamos com papel e fizemos bancos”, diz ela, aos risos.
Nestes primeiros dias, o circo não tinha som nem carro de propaganda. Nos espetáculos, o som era feito por um artista terceirizado. A propaganda era feita pela família, a cavalo. Isso mesmo, a cavalo. “Eu ia vestida de sanduíche, caminhando na rua, e a Isabela vinha no cavalo, toda bem vestida, cheia de plumas”, conta Angela. “A gente se divertia”, completa Isabela.

Leia a matéria na integra na edição impressa do Jornal Dois Irmãos 

Associação dos Artesãos de Morro Reuter em novo endereço

A Associação dos Artesãos de Morro Reuter (AAMOR) está atendendo há um mês numa casa em estilo enxaimel no Centro de Morro Reuter, onde ficava a Secretaria de Turismo. A entidade tem como objetivo reunir os artesãos da cidade para expor seus produtos. A AAMOR foi fundada em 22 de dezembro de 2011, e teve sua primeira sede numa tenda localizada na BR-116, próximo à localidade de Birckenthal.
Conforme a presidente da AAMOR, Deisi Rafaeli Schneider, a entidade passou por muitas dificuldades no início, com apenas 10 associados, mas o grupo não desistiu. “No começo tudo é difícil, porém, quando a base é forte nem o tempo destrói”, diz Deisi. Ainda segundo a presidente, em 2014 o prefeito Adair Bohn, com o intuito de ajudar os artesãos, encaminhou um projeto de Lei para a Câmara de Vereadores pedindo a cedência do espaço. “O projeto foi votado por unanimidade pelos vereadores. Dessa forma, o prefeito firmou convênio com a nossa entidade”, diz Deisi, ressaltando que o novo espaço de atendimento está em boa localização para atender visitantes e turistas.
A associação está inscrita no programa Parada Tri Legal que é uma iniciativa da Setur/RS e vai ajudar a divulgar o empreendimento em todo o Estado. “Se a nossa entidade cumprir com todas as exigências do programa, ganhará o Selo de Parada Tri Legal”, explica Deisi. O selo é um certificado de qualidade, atestando que aquele ambiente passou por consultorias e treinamentos que melhoraram não apenas aspectos físicos da instalação, mas também a parte administrativa dos empreendedores, com apoio do Sebrae.
No espaço, existem projetos futuros da instalação de um museu municipal e de uma central de informações turísticas, aberta aos finais de semana para atender os visitantes. Os artesãos interessados em participar da AAMOR, devem procurar a sede localizada na Rua 15 de Novembro, 27, em frente à Praça Municipal. Mais informações pelo telefone 9903-7007.
HORÁRIO ESPECIAL
Em função da Páscoa, a Casa dos Artesãos ficará aberta durante esta semana na parte da tarde, de segunda a quinta, das 13h às 18h. Nos finais de semana, é das 9h30 às 17h, mas neste domingo estará fechado.

16 de abr. de 2014

Projeto Prata da Casa realiza confraternização de Páscoa


Com o único propósito de integrar e movimentar os garotos menores, das categorias 2005 a 2008, o Projeto Prata da Casa organizou na manhã do último sábado um Torneio de Páscoa, no ginásio do clube. Sem apontar campeões ou vencedores, a iniciativa dos professores Marco Gallas e Daniel Boufler teve como finalidade a congregação dos alunos e a prática desportiva. Foram formadas dez equipes, entre as diversas categorias, que jogaram umas contra as outras e ao final, cada aluno/atleta recebeu um cartão de Páscoa com um bombom, além de participarem do sorteio de um Ovo de Páscoa, uma bola e um boné, doados gentilmente pela Agafarma Farmácias, na pessoa do seu diretor Eduardo Knorst; além de uma mochila do União. A presença de grande número de pais também foi um dado positivo na iniciativa, incentivando os garotos. Cada atleta recebeu um lanche na saída. Os ganhadores do sorteio foram: Ovo de Páscoa - Rafael Specht Stroher (categoria 2005), Bola - Augusto Jaeger (categoria 2007), Boné - Danrlei Morschall (categoria 2008) e Mochila União - Bryan Wendling (categoria 2008).


Escola Paulo Arandt comemora 28 anos


Na última sexta-feira, dia 11 de abril, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Arandt, do bairro São João, completou 28 anos. A data especial foi comemorada com diversas atividades alusivas ao aniversário, nos turnos da manhã e tarde, envolvendo alunos, professores, equipe diretiva e demais colaboradores da escola. 

Nos dois turnos, os alunos participaram da Hora Cívica e estiveram envolvidos com apresentações de poesias e dança. Durante a atividade, parte da história da escola também foi revivida com emoção. Lanches especiais também fizeram a alegria dos alunos. Cachorro quente e algodão doce deixaram o dia ainda mais gostoso. 
Na decoração da escola, balões e um painel contando os 28 anos da instituição de ensino chamavam a atenção. O mural foi preparado pelos alunos da turma 52, com coordenação da professora Perla Goulart. “O painel foi inspirado no Jornal Dois Irmãos. Cada aluno fez uma página da história da escola, com duas fotos xerocadas e abaixo escreveu uma frase contando a história”, explica ela, orgulhosa do resultado do trabalho.
Hoje, a escola Paulo Arandt conta com 635 alunos, 51 professores e oito funcionários. “Nossa querida escola completa hoje 28 anos de trabalho árduo, comprometimento com a educação e compromisso com a comunidade. Agradecemos a todos que já marcaram a história de nossa escola. Parabéns por estar a 28 anos alicerçando muitas gerações”, agradece a direção.


Histórico

Fundada em 1986, a escola Paulo Arandt começou em um prédio modesto, com uma sala de aula, banheiros e cozinha. A estrutura era precária, com falta de água, pátio de chão batido, ruas sem calçamento com muita poeira ou lama. Na época, eram 42 alunos, divididos entre pré-escola, 1ª, 2ª e 3ª série, e apenas duas professoras, Lisete Sander Berlitz e Janete Maurer, que foi a primeira diretora da escola. No mesmo ano, foi fundado já o CPM (Círculo de Pais e Mestres), tendo como primeiro presidente Darci Ferrari. 
Além de Lisete, outros importantes nomes passaram pela direção da escola do bairro São João, Joaquim Lunkes, Lúcio Afonso Habitzreuter, que permaneceu no cargo durante quase 20 anos, Ivo Iunges Haas e Janete Sausen da Silva. Desde o início do ano, a diretora é a professora Merieli Reinke, que segue à frente da escola ao lado da vice-diretora Elisângela Knevitz e da vice-diretora do noturno, Gládis M. Haas. Na coordenação pedagógica do diurno estão Elisangela R. Juriatti e na EJA a coordenadora pedagógica é Sandra Bressan.

15 de abr. de 2014

RBS TV vem a Dois Irmãos gravar a Choco Circus


A Choco Circus – Um Doce de Páscoa está ganhando repercussão estadual. Nesta terça-feira, a partir das 18h, a RBS TV estará em Dois Irmãos para gravar uma reportagem especial sobre o evento. A equipe deve permanecer na Choco Circus por cerca de 1 hora e 30 minutos. A gravação será exibida posteriormente no Jornal Dois Irmãos. É mais uma grande oportunidade para o município mostrar seu potencial turístico e sua capacidade de organizar uma linda festa comunitária, em prol do bem comum, preservando antigas tradições e o sentimento religioso da Páscoa.


Rádio União também estará na cidade


Quem também estará em Dois Irmãos nesta terça-feira é a equipe da Rádio União FM 105.3, de Novo Hamburgo, que a partir das 17h30 realiza uma blitz no local do evento e no Centro da cidade. Lembrando que a programação da Choco Circus – Um Doce de Páscoa segue até dia 20 de abril, na lona montada no Largo Felippe Seger Sobrinho. Nesta terça-feira, entre 17h e 22h, passarão pelo palco principal Valderino e Grupo, Dança da Chula com a ACTG Portal da Serra, Coral da Comunidade Católica de Morro Reuter e Grupo de Danças Mate Amargo, do Travessão. Na quarta, haverá oficina de pintura da páscoa, atrações circenses, Grupo Entrevero, Banda Marcial da Herval, Musical O Mágico de Oz, Dança dos Facões com ACTG Portal da Serra, Coral Santa Cecília e show com Jéssica Hansen.

Concurso cultural: #EuCurtoMuitoMinhaMãe

O Dia das Mães se aproxima e o Jornal Dois Irmãos lançou oficialmente nesta segunda-feira, dia 14 de abril, a promoção “#EuCurtoMuitoMinhaMãe”, para homenagear esta data especial.

Para participar, basta você encaminhar para o JDI uma foto sua junto com sua mãe, com os nomes completos. As fotos devem ser encaminhadas até o dia 23 de abril, para o e-mail arte1@jornaldoisirmaos.com.br, junto com um telefone de contato. No dia 24 de abril, todas as fotos serão postadas no álbum “Eu curto muito minha mãe”, na fanpage do Jornal Dois Irmãos. A partir daí, está aberta a votação e segue até as 12h do dia 8 de maio. Todos podem votar. Atenção: valerão apenas as curtidas na fanpage do JDI.

Os vencedores serão divulgados já na edição do dia 8 de maio. As cinco fotos mais curtidas na fanpage do JDI serão as vencedoras e cada uma receberá um vale-compras no valor de R$ 150,00. A promoção não possui faixa de idade e todos podem participar, já prestando uma homenagem às mulheres mais importantes de sua vida. Participe você também, e mostre o quanto a sua mãe é especial para você!


14 de abr. de 2014

CHOCO CIRCUS, uma festa que desperta paixões


Um evento inovador, que veio para ficar.

Assim pode ser definida a Choco Circus - Um Doce de Páscoa, uma festa que desperta paixões, literalmente. A programação do primeiro fim de semana atraiu grande público ao circo montado no Largo Felippe Seger Sobrinho. Além das atrações circenses e do show de talentos locais, a Choco Circus ainda teve uma pedido de casamento inusitado, no meio do picadeiro. E a programação cultural segue ao longo da semana.



Grande movimento no primeiro fim de semana da Choco Circus

Dois Irmãos teve grande movimentação neste final de semana com a Choco Circus – Um Doce de Páscoa, que iniciou na quinta-feira e segue até dia 20.

Muitos carros e famílias deram indício de como foi o movimento na cidade. O evento também mostra em sua decoração todo o encanto da Páscoa como coelhos, ovos, guirlandas e a Árvore de Páscoa (Osterbaum) colorida com as casquinhas decoradas pelos alunos das escolas municipais. A diversão para as crianças até o encerramento da programação diária foi o miniparque de diversão da Florybal. Na sexta-feira, o público estava reduzido em função da forte chuva. Já no sábado e domingo, o circo e as dependências no Largo Felippe Seger Sobrinho estiveram lotados. As atrações circenses e as apresentações de talentos locais encantaram o público. A entrada custa R$ 5 e dá direito a todas as atrações. O valor arrecadado será utilizado para o custeio das despesas do evento, promovido pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos em parceria com a prefeitura.

A programação de segunda a sexta-feira inicia às 14h, e nos finais de semana, a partir das 15h. A grade de atrações pode ser conferida na fanpage: www.facebook.com/umdocedepascoa.

PEDIDO DE CASAMENTO INUSITADO

O pedido de casamento é um momento especial para quem ama, mas a criatividade deixou o pedido inusitado para a atração circense Táxi Maluco. O carro do palhaço estragou e precisou da interação do público para consertá-lo e tirá-lo do palco. O palhaço convidou Cassiano Richter, 26 anos, para ajudar. Tudo já havia sido planejado nos bastidores. O palhaço também convidou a namorada dele, Jaqueline Melo, 19, para ajudar no conserto. No palco, Cassiano pediu a namorada em casamento. O público até desconfiou, achando que fazia parte da atração circense, mas a surpresa no rosto de Jaqueline confirmou que era um pedido real e verdadeiro de amor. “Quando vim para a Choco Circus, me deu uma sensação de que não podia passar de hoje para fazer o pedido
de casamento. Já fui conversar com a equipe de atores do circo, para combinar a nossa interação”, conta Cassiano.

Confira mais na edição impressa do Jornal Dois Irmãos.