Blog do Jornal Dois Irmãos


18 de jul. de 2013

Morro Reuter é destaque no mundo das lutas

A equipe de Muay Thai e MMA de Xtreme, de Morro Reuter, participou da Copa Farroupilha de Muay Thai e WARS Vale Tudo, em Farroupilha, no dia 22 de junho. A equipe novamente mostrou que seus atletas estão realmente prontos para as batalhas. De quatro atletas, três sagraram-se campeões em suas categorias. Destaque para Gilson de Castro (à esquerda na foto) que está invicto a mais de cinco lutas e, Emerson Escher que mostrou novamente seu potencial de nocaute, conquistando seu terceiro nocaute em eventos do gênero. Conforme o professor Rossano Weber , os resultados são somente consequência da união, garra e determinação desta família. Mais informações sobre a equipe pelo fone (51) 9583-8380.

Maus tratos preocupam Associação dos Animais

Diversos casos de maus tratos de animais foram registrados nos últimos meses em Dois Irmãos e a situação vem preocupando cada vez mais a Associação Amigos dos Animais de Dois Irmãos, entidade que acolhe animais de rua que necessitam de cuidados. 
São diversos tipos de agressão, desde pauladas, até queimaduras graves. Os casos mais recentes indignaram ainda mais a Associação dos Animais. “São casos absurdos. As pessoas precisam saber que existe Lei que pune maus tratos, além de multas que devem ser pagas pelos agressores. Em Dois Irmãos, infelizmente, esta lei não é cumprida, e gostaríamos de saber o porquê”, destaca Vera Sbroglio, presidente da entidade. 


 Outro caso foi registrado no bairro Bela Vista em junho. Foram recolhidos um poodle branco e uma schnauzer com yorkshire. O poodle estava todo sujo, com pelo longo. Foi acolhido pela associação, recebeu os cuidados necessários e já foi adotado por uma família de Nova Petrópolis. Já a outra cadelinha, a Duda, como é chamada pelas voluntárias da associação, foi atropelada e sofreu 10 fraturas, por todo o corpo. Foi também acolhida pela associação, e em seguida levada a uma clínica, onde passou por cirurgia e recebeu todos os cuidados. Ficou em uma casa de família durante a recuperação e foi adotada por uma menina de Nova Petrópolis.

 No final de junho, este mestiço labrador preto foi abandonado nas proximidades do ginásio de esportes do bairro Navegantes, e, em seguida, atropelado por um veículo que não parou para prestar socorro. Foi socorrido por um motoqueiro, por volta das 10h30, que parou no local e entrou em contato com a Associação dos Animais, pedindo ajuda. De acordo com Sara Braum Capeletti, o cão foi recolhido pela prefeitura por volta das 14h30, depois de muita insistência. Ainda aguarda por adoção. 

 Um dos casos mais graves foi registrado no final do mês passado, quando uma cadela de raça indefinida foi espancada e teve as orelhas queimadas no bairro Bela Vista. “Uma menina me ligou chorando no telefone, contando sobre a agressão. Já era por volta das 11h30. Pedi ajuda e quando chegamos lá, a cadela tinha sido socorrida por um funcionário da prefeitura, que logo enfaixou a cabeça dela. Ela ainda conseguiu se arrastar até o Posto de Saúde do bairro, depois ficamos sabendo que as meninas do posto cuidavam e alimentavam ela, por isso procurou ajuda lá. Levamos para a clínica veterinária e ela ficou internada quase duas semanas, se recuperando aos poucos. Hoje, ela foi adotada por uma das meninas do posto, e está sendo muito bem tratada”, conta Sara Capeletti, da Associação dos Animais.

 Este poodle foi recolhido na Picada Verão, próximo a Usina de Reciclagem, com um arrame no pescoço. Por sorte, foi acolhido a tempo, e salvo. Hoje já foi doado e convive em um novo lar. 

Na Av. Sapiranga, uma cadela preta, de mistura maltês com poodle, foi abandonada dentro de uma caixa, no meio da estrada. O animal foi socorrido por um motoqueiro, que a levou até a associação. É muito mansa e dócil, e também aguarda por um novo lar.

 Esta cadelinha seguiu uma moradora do bairro Primavera até em casa e está à procura do dono ou de um novo lar. 

Associação pede ajuda
Em diversos casos, os animais precisam passar por processos cirúrgicos de urgência. Apesar de a Associação Amigos dos Animais procurar por clínicas veterinárias com preços mais acessíveis, eles seguem sendo altos, diante das arrecadações da entidade. Da prefeitura, a Associação recebe R$ 3.500,00. “As cirurgias de urgência não podem ser pagas com este valor, porque nestes casos não temos como buscar três orçamentos em razão do curto tempo. Conseguimos descontos nas clínicas, mas mesmo assim pagamos tudo com muito sacrifício. Pedimos que, aqueles que puderem nos ajudar doando qualquer quantia, façam. Temos duas cirurgias que ainda não foram pagas, totalizando R$ 1.100,00”, diz Vera. Quem quiser entrar em contato com a associação, pode ligar para o telefone 9947-4189. Vera ressalta ainda que, quem deixa o animal com corrente curta, em casa estragada, prato de comida e pote de água sujo, e também em local sujo, também é maus tratos. 

Próximos eventos da Associação dos Animais
- 25/07, às 19h30: Eleição da nova diretoria e novos voluntários da entidade, na Sociedade Santa Cecília;
- 27/07, das 9h às 16h: Brechó da Associação na Praça do Imigrante. A entidade segue aceitando doações para o evento, que podem ser entregues no Supermercado Dois Irmãos, K&K Vídeo Locadora e Fashion Multimarcas.
- Doa-se três gatos, um branco com cinza e dois pretos. Contato pelo telefone 9947-4189.

Gremistas de Dois Irmãos e Morro Reuter participarão de jogos festivos no Olímpico

O Estádio Olímpico Monumental será implodido no mês de outubro e a nação tricolor já está em clima de despedida do local que foi palco de muitas alegrias a todos os torcedores gremistas. Um dos eventos de despedida do “Velho Casarão” é neste final de semana, nos dias 20 e 21 de julho, durante a realização de 16 jogos festivos que serão disputados no gramado oficial do estádio. No total, 30 equipes, formadas por membros dos consulados e sócios do clube de cada uma das cidades, irão participar do evento. A promoção é do Departamento Consular e também do Departamento de Futebol Profissional do Grêmio. Entre as 30 equipes, estarão também os consulados de Dois Irmãos e Morro Reuter. O Consulado de Morro Reuter joga no sábado, às 9h30, contra a equipe de São Marcos, e a equipe dois-irmonense joga também no sábado, às 12h30, contra a equipe de Guaíba. Cada partida terá a duração de 60 minutos, com troca de lado aos 30 minutos. De acordo com Diego Petry, cônsul do Grêmio de Dois Irmãos, os torcedores de Dois Irmãos que quiserem assistir as partidas terão acesso gratuito pelo portão 1 do estádio.

PROGRAMAÇÃO
Sábado, dia 20 
08h30- São Leopoldo X Cachoeirinha
09h30- Morro Reuter X São Marcos
10h30- Portão X Encantado
11h30- Rio Grande X Quaraí
12h30- Guaíba X Dois Irmãos
13h30- Rio de Janeiro X Dourados
14h30- Santa Maria X Ibiraiaras
15h30- Passo Fundo X Carazinho      
Domingo, dia 21
08h30- Erechim X Barão do Cotegipe
09h30- Campo Bom X Charqueadas
10h30- Flores da Cunha X Carlos Barbosa
11h30- Mormaço X Lajeado
12h30- Caxias do Sul X Rolante
13h30- Garibaldi X Guaporé
14h30- Novo Hamburgo X Taquara
15h30- Santa Rosa X Multi Troféus

Quem vai jogar

Dois Irmãos
Alessandro Schons
Alexandre Luis Rodrigues da Fé
Andrei Seger
Diego Petry
Eduardo Saueressig
Everton Luiz Eidt
Francisco Luiz Schneider
Gustavo Zilles
Itamar José Pacheco
Jairo Rodrigues Neves
Jeferson Lampert
Jorge Dirceu Steffen
Leandro Blume
Kevin Keller Henrich
Lucas de Oliveira de Almeida
Luiz Henrique Lanzing
Maicon Naue
Marcio Kolling Schneider
Mateus Masotti Severo
Rene Luis Postay
Rodrigo Petry Machado
Roger Oliveira


Morro Reuter
Alan Adalberto Renz
André Rothe Pinto
Carlos Raul Filippsen
Cláudio Carlos Mielke
Daniel Ruckert
Daniel Sornberger
Diego Fernando Marquesini
Eduardo Knorst
Eduardo Lampert
Guilherme Knorst
Jair Aloísio Postai
Jonada Schuck
Márcio Schneider
Marcelo Luis da Silva
Marcos Rogério Dorneles Souto
Paulo Ademir Sidegum
Roger Büttenbender
Rogério Inácio Knebel
Silvério Wickert

Depois da chuva vem frio intenso

O inverno começou no dia 21 de junho, mas o primeiro frio mais intenso só deve chegar um mês depois. A quinta-feira começou abafada, com prenúncio da chuva que chegou por volta do meio-dia, fazendo cair a temperatura. A mudança no clima começa a ser notada já nesta sexta-feira, quando a mínima prevista é de 5ºC e máxima não passa de 14º em Dois Irmãos. O frio deve aumentar no início da próxima semana, com mínima próxima de 0ºC. Há possibilidade de geada a partir de terça-feira. 

Residência é arrombada no bairro Floresta

Uma residência da rua Brasil, no bairro Floresta, foi arrombada nesta quarta-feira. O arrombamento só foi percebido por volta das 19h, quando um dos proprietários chegou em casa. Segundo informações da vítima, a porta lateral estava arrombada. Foi furtado uma televisão, um tablet, um computador, joias e uma quantia em dinheiro. Ninguém foi localizado. Logo após, por volta das 20h, ladrões tentavam arrombar uma residência na rua Canoas, mas foram flagrados. Ao chegar no local, a Brigada Militar notou que a porta estava danificada, mas os indivíduos não estavam mais no local. 
Também nesta quarta-feira, por volta das 11h40 da manhã, um furto qualificado em veículo foi registrado na Av. João Klauck. O ladrão quebrou o vidro dianteiro direito e furtou o estepe do veículo. Ninguém foi localizado. 

17 de jul. de 2013

Diretor acompanha de perto desempenho dos estudantes

Diretor Lúcio olhando o desempenho das estudantes do 5º ano: Ana Carolina de Farias Zuconeli, 11 anos,
 Marina Vitória Scheeren, 10, Roberta dos Santos Chagas, 10, e Ketlin Borba dos Reis, 10
“Acho interessante o diretor se importar com os nossos cadernos e com o nosso aprendizado. Isso estimula os alunos a caprichar e a se dedicar mais nos estudos”, diz a estudante Marina Vitória Schreeren, do 5º ano da escola municipal 29 de Setembro, no bairro Moinho Velho. É assim que ela define o projeto “Por dentro da 29”, em que o diretor Lúcio Habitzreuter olha os cadernos e dá orientação para todos os alunos após a entrega dos boletins.
Segundo Lúcio, o projeto iniciou em 2009 com a preocupação de melhorar o desempenho escolar. “Após a entrega do boletim, que acontece por trimestre, eu passo de sala em sala para ver o desempenho de cada aluno, pontuar em quais disciplinas ele precisa se dedicar mais e saber qual o tempo que se dedica aos estudos fora da escola”, explica Lúcio. Além das orientações e do acompanhamento, o diretor ainda pede que os alunos leiam em voz alta. Em algumas turmas também é aplicada uma prova pelos professores, com texto para interpretação e questões sobre as quatro operações matemáticas. “A média de aprovação está em ascendência, e esse processo se torna um incentivo para os estudantes e até os professores. Acredito que seja fundamental o diretor e o pedagogo intervirem para acompanhar os estudantes e saber das suas dificuldades”, diz ele. De acordo com o diretor, em 2009 o índice de aprovação na escola era de 60%. No ano passado, subiu para 78%. “A projeção é aumentar ainda mais este ano”, conta Lúcio. 
Outro diferencial é o Programa de Incentivo a Aprendizagem (PIÁ) e o PIAZITO, dois projetos no turno da tarde para os alunos com a idade e série em defasagem. “Os alunos atendidos nestes projetos recebem um olhar especial dos professores, sendo levado em consideração o dia a dia deles. E se aprovados, conseguem concluir duas séries em apenas um ano letivo. No PIÁ, hoje temos 16 alunos que estão concluindo o 8º e 9º ano. O PIAZITO tem 11 alunos no 6º e 7º ano”, explica o diretor. 
A primeira entrega do boletim ocorreu no último dia 25 de junho e a próxima será no dia 24 de setembro. Lúcio Habitzreuter, de 51 anos, é professor há 27 anos e, destes, 25 como diretor de escola.

Aula de robótica instiga criatividade dos alunos

Projeto de "Robótica Livre" acontece nas tardes de terça
Aula de robótica não faz parte da grade curricular da escola municipal Albano Hansen, no bairro Travessão, mas tem muitos alunos interessados em colocar em prática a sua criatividade no contra-turno. O projeto “Robótica Livre” iniciou no final de maio e conta com a participação de 12 estudantes do 9º ano, dispostos a vir para a escola nas terças à tarde, das 13h às 15h.
Nérison Hoffmann é professor de Geografia, Informática e Projetos, e o responsável pela aula de robótica. As primeiras aulas tiveram conteúdo teórico e, em seguida, a turma partiu para a prática. “Os estudantes aprendem brincando. E aqui se eles erram, eles podem refazer os trabalhos até ter o máximo de acertos”, diz ele. O projeto foi denominado de “Robótica Livre” porque é usado um software livre nas aulas, ou seja, os usuários podem ter em casa sem custo. Ainda segundo Nérison, durante as aulas eles precisam programar os sensores, motores e leds e, a partir disso, podem elaborar qualquer coisa como robôs, elevadores, semáforos, portões de garagem automatizados e irrigação automatizada, entre tantas outras coisas. “As aulas de robótica instigam a criatividade dos alunos. Além disso, eles precisam pesquisar e se envolver com novas tecnologias. Tudo isso valoriza os alunos que querem colocar em prática suas ideias. É um espaço de criação e experimento, relacionados com o principal tema do projeto, que é a sustentabilidade”, esclarece o professor Nérison.
Durante a Feira de Ciências da escola, que ocorre em setembro, o projeto “Robótica Livre” irá expor as suas invenções aos demais alunos. Os kits de robótica também serão usados em outras aulas, como Matemática, Artes e na Educação Infantil. Por enquanto, a atividade é destinada apenas aos alunos do 9º ano, mas a ideia é estender para outras turmas. “O projeto surgiu graças ao apoio da CPM e a direção da escola. Foram gastos mais de 6 mil reais para a compra de kit de brinquedos e demais materiais”, conta o professor, acrescentando que agora falta uma sala específica para o projeto e com bancadas.


Leonardo e Amanda
ALUNOS APROVAM
Para Leonardo Hansen Johann, 13 anos, as aulas são muito legais. “Estimula a nossa criatividade e aqui no projeto podemos colocar em prática as nossas ideias. Fico planejando em casa o que posso fazer aqui na aula”, conta ele. A colega Amanda Dias Arnhold, 14 anos, está gostando do projeto, pois é algo inovador nas escolas municipais de Dois Irmãos. “Estou gostando muito das aulas. O legal é que colocamos nossas ideias em prática em grupo, assim surgem muitas possibilidades. Depois de montados os brinquedos, nós fotografamos e filmamos as invenções para arquivar, pois as peças são reaproveitadas”, conta Amanda.

Festa do Colono é dia 25

A 17ª edição da Festa do Colono, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos e Morro Reuter, acontece no próximo dia 25. Neste ano a festa será na Sociedade de Picada São Paulo, em Morro Reuter. A programação inicia com culto às 9h30, e após, todos participam do tradicional almoço de confraternização. O cartão é 18 reais e pode ser adquirido com membros da diretoria ou no sindicato. Sócios pagam a metade do preço. Após o almoço, as risadas estão garantidas durante os jogos, que trarão brincadeiras como cortar lenha, debulhar milho (foto), pular corda e também diversos jogos de carta. De acordo com Pedro Joãozinho Becker, do Sindicato, a expectativa é reunir novamente cerca de 500 colonos. Haverá ônibus saindo de Dois Irmãos e também de diversas localidades de Morro Reuter para o evento. As saídas estão previstas para às 8h. Informações pelo telefone 3564-1038. 

Domingo tem Festa do Motorista

Na próxima quinta-feira, dia 25 de julho, é comemorado o Dia de São Cristóvão, santo protetor dos colonos e motoristas e diversas atividades estão sendo preparadas em homenagem a data. 
O Dia do Motorista será comemorado já neste domingo, dia 21. A programação inicia com missa festiva às 9h30 na Igreja Matriz de São Miguel, e em seguida os motoristas seguem em procissão pelas principais ruas do Centro de Dois Irmãos, seguindo em direção a rua São Leopoldo, no bairro Primavera, em direção a Av. João Klauck. A benção dos veículos será no mesmo local do ano passado, na esquina da Rua São Leopoldo com a Av. João Klauck. Depois da benção, a comemoração segue com almoço e festa na comunidade Católica São Cristóvão, do bairro Moinho Velho.  
A Comunidade Católica São Cristóvão convida à todos para prestigiar a festa. “Todas as comunidades estão convidadas para a festa de domingo”, destaca Lúcio Anton, membro da diretoria da comunidade. No almoço, que inicia por volta das 11h30, será servido churrasco, com acompanhamentos como galeto, aipim e saladas. O cartão individual custa 20 reais e pode ser adquirido com os membros da diretoria ou no local. Também haverá serviço de vianda. A partir das 14h30, a festa segue com animação da Banda LS8. 

Andréa Cavalheiro é a próxima atração do Mulheres na Matriz

A cantora Andréa Cavalheiro dá sequência às atividades do projeto Mulheres na Matriz – Circuito Musical Acústico, no próximo domingo, dia 21, às 18h30, no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel, em Dois Irmãos. O show tem entrada franca.
Andréa Cavalheiro começou a cantar aos 11 anos no Projeto Prelúdio, escola de música da UFRGS. Cantou no coral da UFRGS, 25 de Julho, Coro de Câmara Decálogo, e mais tarde foi chamada para integrar a banda de soul Hard Working Band, ganhadora do Prêmio Açorianos de Banda Revelação em 1997 especializada em Soul Music. Fez diversas apresentações pelo país e exterior, como no Cassino Conrad, palco que já recebeu artistas como Ray Charles. Também já fez participações com backing vocal e solo em trabalhos de várias bandas gaúchas, como Ultramen, Comunidade Nin-Jitsu, Fausto Prado e Caetano Silveira. Atualmente, Andréa vem se dedicando à carreira solo e está preparando seu primeiro CD, previsto para 2014. Em seu show na Antiga Matriz, interpretará canções de grandes divas da música popular brasileira, acompanhada de Matheus Kleber e Rodrigo Rheiheimer.
O Projeto Mulheres na Matriz é uma realização da prefeitura de Dois Irmãos, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, através do Sistema Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado, apoio da Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos e produção da Imago Produtora. 

Hoje tem reunião do Conselho do Patrimônio

É nesta quarta-feira, a partir das 18h, na Antiga Matriz, a reunião promovida pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos para debater Preservação e Tombamento Patrimonial. De acordo com a chefe do Departamento de Cultura, Solange Kamphorst, esta é uma reunião de estudos, que busca trazer esclarecimentos sobre a Lei de Tombamento Nacional e Estadual, sobre como é feita a captação de recursos na área de cultura junto aos órgãos responsáveis, como são elaborados os editais, entre outras questões pertinentes. Na ocasião, estará presente a arquiteta Marília de Lavra Pinto, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), que conduzirá os trabalhos. Marília é arquiteta e urbanista graduada pela UFRGS , especialista em gestão do patrimônio cultural integrado ao planejamento urbano da América Latina pelo Centro de Conservação Integrada UFPE/UNESCO; especialista em construção civil pela Faculdade de Engenharia da UFRGS; e especialista pelo Curso Gestão e Prática de Obras e Serviços de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural do CECI (Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada) Olinda.

Protesto contra a falta de luz bloqueia Estrada Campo Bom

Grupo bloqueou o trânsito e queimou pneus no meio do asfalto
As constantes faltas de energia elétrica estão indignando moradores e empresas em Dois Irmãos. Nesta terça-feira, dia 16, em forma de protesto às constantes faltas de luz e ao descaso da AES Sul, empresas e moradores realizaram um manifesto na Estrada Campo Bom.
Em um ato buscando a melhora no atendimento da concessionária, colocaram fogo em pneus velhos. O trânsito ficou interrompido nos dois sentidos. De acordo com Karine dos Santos, da empresa Via Sole - Pintura de Solados, o protesto iniciou por volta das 15h30. “Desde ontem ficamos diversas horas sem luz. Ontem ficamos das 8h30 até as 13h sem luz, com todos os funcionários e serviços parados. E hoje, recebemos um e-mail da AES Sul por volta das 13h, comunicando que ficaríamos sem energia das 13h às 15h, mas agora já passou das 15h e continuamos sem luz. Temos cerca de 25 funcionários, todos parados, e muitos deles são moradores de Novo Hamburgo e se deslocam todos os dias até aqui, e ainda acontece isso. Além disso, temos o compromisso de entregar nossos serviços até determinado dia para as empresas que trabalhamos. Estamos com 10 mil pares atrasados que deveriam ter sido entregues até ontem”, diz ela, indignada, destacando ainda que as constantes faltas de luz acontecem desde o mês passado. Diversos aparelhos eletrônicos, como por exemplo, computadores, já foram queimados durante as quedas de energia, além também de máquinas que estragaram pela mesma razão. “Avisei que se a luz não voltasse até as 15h, nos faríamos o protesto”, destaca o proprietário da Via Sole, Marcos dos Santos.
Outros locais também estão sendo afetados pela falta de luz, além de diversas residências no bairro São João, que fica nas proximidades. A Marmoraria Central também esteve sem luz durante as tardes de ontem e hoje e para minimizar os problemas nos serviços, nesta terça-feira trabalharam durante o horário do meio-dia. “Estamos com um profissional de São Paulo que veio até a empresa para instalar uma máquina, mas estamos tendo que pagá-lo parado, já que não temos luz”, Neuri Schneider.
A Padaria Feiten é outra empresa afetada pela falta de energia. De acordo com a auxiliar administrativa Eliane Dupont, ontem de manhã faltou energia e pela tarde, às 16h07, receberam um torpedo de que hoje a partir das 14h, teria um novo corte para manutenção da rede. “Com o torpedo até conseguimos nos programar, mas a falta sempre prejudica o empresário. Por exemplo, aqui na padaria, precisamos de energia elétrica para assar os produtos, empacotar e demais serviços do escritório. Imagine o quanto essa situação prejudica a nossa vida”, explica Eliane.



AES Sul no São João
Três caminhões da AES Sul trabalhavam na tarde de hoje na troca de quatro postes de madeira por postes de concreto na rua Tocantins, na entrada do bairro São João, o que teria provocado o corte de energia.

16 de jul. de 2013

29 de Setembro premia destaques

Nesta segunda-feira, dia 15 de julho, foi realizado o 1º Dia dos Alunos Destaque na escola municipal 29 de Setembro, no Moinho Velho. Todos os alunos, com nota acima da média, em todas as disciplinas, tiveram uma manhã especial, com atividades esportivas e recreativas. Os alunos que se destacaram são: Jéssica Cristina Kisch - 9º ano, Laura Carolina Terras da Sliva - 9º ano, Bruna da Silva Borth - 8º ano, Nicole Rocha dos Santos - 8º ano, Liliane Maiara Kasper - 7º ano, Weslem de Moura Morais - 7º ano, Gabriel Spielmann da Silva - 7º ano, Ana Flávia de Souza - 6º ano, Cristhian da Rosa Müller - 6º ano, Gustavo Kishhof - 6º ano, Júlia Rafaela Antoni - 6º ano, Tainara Laís Selch - 6º ano e Caio Rocha - 6º ano.

15 de jul. de 2013

Gincana Escolar agita Rui Barbosa


A escola municipal Rui Barbosa, da localidade de Walachai, em Morro Reuter, realizou a sua 1ª Gincana Escolar na semana passada. De acordo com a diretora Vanessa Orsi, as equipes realizaram tarefas no seu turno de aula, envolvendo todas as áreas do conhecimento, com soletrando, paródias, atividades físicas, releituras de obras de arte, dança e desfile. "O principal objetivo da gincana foi promover a integração e a cooperação entre os alunos, além de desenvolver a aprendizagem de forma lúdica”, diz Vanessa. Participaram do evento os alunos da educação infantil ao 9° ano. A classificação no turno da manhã ficou da seguinte forma: 1º lugar: Alfa, Beta, Gama 007, 2º lugar: Vida Loka, 3º lugar: Los Zicas e 4º lugar: ‪#‎QueIssoJovem‬. À tarde, as equipes premiadas foram: 1º Lugar: Esquadrão X, 2° Lugar: Semente, 3° lugar: Esquadrão JX, 4° Lugar: Jack e seus amigos e 5º Lugar: Os gaúchos.

Acidente na BR-116 deixa jovem gravemente ferida

Uno atravessou a pista, bateu na mureta e “voou” contra as árvores
Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 9h30 de sábado, no KM 224 da BR-116, em Dois Irmãos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, Eduarda Alles, de 18 anos, teria perdido o controle do Fiat Uno placa ITP-1110, de Morro Reuter, subido no guard-rail, colidido contra uma árvore e descido um barranco. A motorista seguia no sentido Novo Hamburgo-Dois Irmãos. Eduarda é moradora de Morro Reuter. Segundo os bombeiros, que retiraram a vítima do veículo, ela estava inconsciente e sofreu traumatismo craniano grave. 
Após, foi socorrida pela equipe do SAMU e encaminhada ao Posto 24h. De acordo com informações do Posto, ela foi transferida por volta das 13h ao Hospital Centenário, em São Leopoldo, através do SUS- Sistema Único de Saúde. “Como ela tinha plano de saúde pela Unimed, a nível nacional, tentamos um leito através do plano, mas não conseguimos. Então, tentamos pelo SUS e felizmente, conseguimos”, informou uma enfermeira do posto, ressaltando ainda que a vítima foi levada a São Leopoldo pelo SAMU de Dois Irmãos, e acompanhada por um médico de São Leopoldo. Até às 14h desta segunda-feira, Eduarda permanecia internada da UTI do Hospital Centenário. 

Carlos Rausch inaugura quadra coberta


Autoridades municipais cortam a fita inaugural
A comunidade do bairro Vale Direito já pode comemorar: a quadra coberta da Escola Professor Carlos Rausch foi inaugurada na última sexta-feira à noite. A partir de agora, os alunos e professores podem realizar atividades físicas, além de artísticas e culturais, em um espaço protegido do sol e chuva.
Estudantes encantaram com belas apresentações
Segundo a diretora Cecília Bassani, a quadra coberta foi uma conquista esperada por muito tempo: “foram muitas as reuniões e conversas, e agora podemos entregar para vocês esta linda quadra”. A secretária de Educação, Adriana Trierweiler, parabenizou os alunos, que mesmo antes de ter esse espaço adequado para treinos, conseguiram ser destaque na 16ª Olimpíada Escolar nas modalidades de vôlei e câmbio. Acrescentou que "praticar esporte é mais que ganhar ou perder, é levar valores para toda a vida".
A prefeita Tânia da Silva afirma que foi uma caminhada longa, mas sempre de mãos dadas com a comunidade escolar, buscando melhorias para todos. “Não conseguiríamos sozinhos. Isso tudo só foi possível através de parcerias, como a que existe com o Círculo de Pais e Mestres e o Conselho Escolar”, ressalta.
Depois da solenidade de inauguração da quadra, o público assistiu o Festival Artístico e Cultural com a participação de todas as turmas. Com o tema Cultura Brasileira, os alunos se apresentaram nos diversos ritmos, entre eles frevo, axé, sertanejo, samba, MPB, Jovem Guarda, além de músicas gaúchas e alemãs.

10 de Setembro recebe a visita de escritores e contadores de história

Dando continuidade ao seu Projeto Literário, a escola estadual 10 de Setembro contou na última semana com mais três grandes presenças. Na segunda-feira, dia 9, estiveram na escola os atores e estudantes de teatro Juliano e Morgana Rodrigues, que divertiram as turmas de 1º a 5º ano com uma contação de histórias interativa. Para desenvolver a atividade, a dupla contou com a ajuda de alunos e professores para dar vida às histórias que contaram, como o Flautista de Hamelin e A Princesa e A Ervilha. Já na terça-feira, dia 9, o poeta e “brincadeiro” Mário Pirata, como ele mesmo se denomina, conquistou as crianças do 1º e do 2º ano ao declamar poesias e fazer trava-línguas com a garotada. Na última sexta-feira, dia 12, quem esteve na escola foi o escritor Luís Eduardo Matta, que conversou e desenvolveu um trabalho com alunos do 6º e do 7º ano.

Inclusão na Moda

Jéssica apresentou sua coleção em um desfile no Teatro Feevale, no dia 27
No dia 27 de junho, formandos do Curso de Moda 2013/1 da Universidade Feevale apresentaram suas coleções criadas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O desfile aconteceu no Teatro Feevale, reunindo público acadêmico, familiares e amigos dos alunos.
Uma das coleções foi criada pela universitária dois-irmonense Jéssica Andressa Collet, de 22 anos. De acordo com ela, o TCC de moda é um projeto que vem sendo realizado no período de um ano e,diferente do que muitos pensam, na moda o trabalho é igualmente árduo ao de qualquer outro curso. “Primeiramente, durante um semestre, nós dissertamos acerca de um tema de escolha livre, com o objetivo de tomar como inspiração para uma coleção de moda para um público específico. E no semestre seguinte, todos os passos que envolvem a criação de uma coleção de moda são descritos e executados: desde painéis de inspiração, cartela de cores, de materiais, fichas técnicas, croquis, modelagem, costura e até mesmo os meios de divulgação da coleção, que inclui o desfile. Para o profissional de moda é imprescindível que se tenha a noção do todo, ou seja, que se conheça sobre o planejamento, o desenvolvimento e sobre a apresentação da coleção ao público”, explica Jéssica. 
Jéssica Collet
Para sua coleção, a dois-irmonense decidiu utilizar o tema “A inclusão na moda” e a coleção recebeu o nome de “Delírios”, que mixou a extravagância aos anos 50 e permitiu que a aluna imaginasse durante muito tempo sobre maquiagem, acessórios e cabelo que cada modelo utilizaria.
No trabalho, Jéssica desenvolveu e escreveu sobre pessoas ostomizadas. Ela explica o que são: “Ostomizados são pessoas que passaram por uma cirurgia, chamada estomia intestinal, que compreende a retirada de parte do intestino e a conexão deste com o abdômen, onde é aberto um orifício. Como não há mais aconexão do início do intestino com o final, as eliminações (fezes) são realizadas através deste orifício e são coletadas por uma bolsa plástica, já que o portador de estoma não pode mais controlar suas eliminações. Ainda, além das mudanças físicas, ocorrem as alterações psicológicas, já que na atualidade a preocupação com o corpo é tomada com grande importância, principalmente no mundo feminino.
Pensando nisso, realizei uma coleção de lingeries para mulheres portadoras de estoma, para que elas possam se sentir lindas”, destaca a aluna, explicando o porque de ter escolhido o assunto. Ainda segundo ela, no Brasil há entre 100 mil e 150 mil ostomizados (homens, mulheres e crianças) e o Rio Grande do Sul está entre os mais numerosos. Durante o desenvolvimento do TCC, Jéssica contou com a orientação da professora Me. Bruna Ruschel Moreira

“Rosa Sensual”
O desfile da coleção “Delírios” contou com a participação de três modelos: Adrieli Ritterbusch, Taís Maiara Boesing e Tainá Luana Gerlach. No trabalho, Jéssica criou a marca “Rosa Sensual”, e durante o período, todos os modelos de lingeries foram lançados na página da marca, no Facebook. “Futuramente pretendo vendê-los pela internet levar informação para quem ainda não conhece o universo do ostomizado”, diz ela.

Pizza é boa em todas as estações do ano

Na quarta-feira, dia 10, foi o Dia da Pizza. Mas não precisa uma data especial para devorarmos um bom pedaço desta iguaria que cai bem em todas as estações do ano. Seus criadores foram mesmo os italianos. Mas existem várias hipóteses para explicar a chegada da pizza à Itália.
A principal delas conta que, três séculos antes de Cristo, os fenícios costumavam acrescentar
ao pão coberturas de carne e cebola. O pão deles era parecido com o pão sírio, redondo e chato como um disco. A mistura também foi adotada pelos turcos, que preferiam cobertura à base de carne de carneiro e iogurte fresco.
Os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e foram aperfeiçoando-o com trigo de boa qualidade para a massa e coberturas variadas,especialmente queijo. Nascia, então, a pizza quase como a que conhecemos hoje. Faltava só o tomate, introduzido na Itália no século XVI, vindo da América, e incorporado como ingrediente tão básico quanto o queijo. A mais antiga pizzaria que se conhece está em Nápoles e foi fundada em 1830.
A pizza Margherita também surgiu em Nápoles, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro da cidade a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageou ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.



PIZZAIOLO HÁ 28 ANOS
José Miranda da Silva dedicou 28 dos seus 52 anos à profissão de pizzaiolo. Natural de Solânea, na Paraíba, seu primeiro emprego foi como capataz de fazenda, dos 12 aos 20 anos.
Depois, foi em busca de oportunidades em São Paulo. Ele tem uma memória muito boa, além de saber fazer todas as pizzas sem olhar na receita. Começou na profissão de pizzaiolo em 1° de março de 1980, quando foi para São Paulo. “A convite de um primo da minha esposa que trabalhava numa pizzaria, eu resolvi encarar o desafio. Iniciei como lavador de pratos por dois anos e meio e depois quatro anos como assador”, conta. Entre as histórias mais engraçadas nestes 33 anos trabalhando em pizzaria, ele lembra de uma em 1987, quando assava três pizzas calzone,uma pizza que necessita de mais tempo para assar. “Fiquei
atento cuidando as pizzas, quando olhei de novo, vi que as três estavam queimadas. Tive que fazer tudo de novo, além de ouvir um sermão do chefe da pizzaria e do garçom que teve que explicar o pequeno imprevisto aos clientes”, conta ele, aos risos. Perguntado se pizza engorda, ele brinca “A pizza não engorda, quem engorda é quem come”.
José não pretende largar tão cedo a profissão, pois é o que realmente gosta de fazer. É também a profissão que seus três filhos escolheram. E quem acha que é fácil fazer essas delícias, se engana. “Numa noite, em São Paulo, eu e mais dois pizzaiolos fizemos 1.005 pizzas. Sozinho já fiz 360 numa só noite”.

“Herta Quer Casar” é atração em Dois Irmãos na próxima semana


Depois de passar por mais de dez cidades da região, a turnê de lançamento do DVD “Herta Quer Casar” chega a Dois Irmãos na próxima semana. O espetáculo será apresentado nos dias 18 e 19 de julho, quinta e sexta-feira, às 20h, no Teatro Adriano Schenkel.

Os ingressos já estão à venda, numa promoção especial que comemora os 21 anos da Curto Arte e os 6 anos da produtora Um Cultural. O valor antecipado é 15 reais, só o ingresso, ou 20 reais com um ingresso e um DVD da peça. Os ingressos antecipados, bem como os DVDs, podem ser adquiridos na Curto Arte. O evento conta com o apoio da Padaria Becker, do Jornal Dois Irmãos, MR Enzweiler e Supermercado Dois Irmãos. A Produção é da Um Cultural e a realização é da Curto Arte Companhia de Teatro. Mais informações pelo 3564-4888. 
Herta é o personagem de maior sucesso do ator e diretor Carlos Alberto Klein. No espetáculo, a simpática senhora do interior busca um novo amor para sua vida. Herta retrata, de forma divertida, os costumes e tradições do interior do Estado. Ao mesmo tempo, se mostra conectada com o mundo moderno, que você poderá perceber na entrevista a seguir. A redação do Jornal Dois Irmãos teve um bate-papo animado com a Herta e descobriu seu segredo de beleza e o sonho que ela ainda não realizou.


Qual seu segredo de beleza?
Herta: Toda vez que eu acorda ti manhã, olho no esbelho e tigo bra min mesmo: “Mas um tia linda bra vive!”, e assim a minha peleza ze dorna nadural.

O que um homem precisa para conquistar seu coração?
Herta: Em brimeiro lugar, ele tem que ser romandico, ser querido,amico, e princibalmente honesdo, e dem que ter um bouco de tinheiro, não muido, mas pelo mesmo bra baga a janda.

Ainda se lembra quando perdeu a virgindade?
Herta: Lembro sim, foi derivel,eu dinha 22 anos de idade, e naquela eboca não dinha aquelas
breliminares, os homens eram uns bruto, mas faz parte da natureza.

Quantos namorados já teve?
Herta: Na vertade eu só namorei o Algemiro e casei com ele, mas eu dinha um baixão muido andiga, mas não posso fala.

O que a senhora acha dos homens de Dois Irmãos?
Herta: São lintos e queridos,mas eles bebem muido, e dem uns que quanto bebe o negocio não funziona, ai fica ruinho.

Já achou alguém para casar?
Herta: Ainta não achei, mas não pergo a esperança.

Gosta de festa?
Herta: Eu atora um festa, gosdo muido, brincipalmende quando tem gende bem alegre.

Qual é o sonho que a senhora ainda não realizou?
Herta: Pula ti baraguedas, e sem calcinha.. Me sendi livre!!!

Afinal, quantos anos?
Herta: Tenho 65 anos, mas me sindo com se tivesse 35 anos

O que o público pode esperar dos próximos espetáculos?
Herta: Muida alegria, simbatia e brincipalmente muido humor, eu fica berplexa com tanda alegria que eu basa. Gueridos, um peixo da Herta!