Blog do Jornal Dois Irmãos


12 de abr. de 2014

GRATIDÃO PELA VIDA

Rapaz de 16 anos que esteve entre a vida e a morte agradece pelo socorro dos Bombeiros e da SAMU



No último dia 15 de março, dois irmãos sofreram um grave acidente de moto próximo à Família Lima, na localidade de Picada Verão. Jean Carlos Rockembach, 27 anos, e Lucas Gabriel Rockembach, de 15, foram socorridos pelas equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos. Jean teve apenas escoriações e contusões. Já Lucas, nasceu de novo. Ele sofreu três fraturas, uma na mandíbula, outra no maxilar e uma terceira no fêmur. Ficou entre a vida e a morte, pois, segundo Dalva Maicá, do SAMU, não tinha via prévia para respirar.
De acordo com Jean, que é bombeiro voluntário no quartel dois-irmonense desde 2011, ele e o irmão seguiam para casa quando foram atingidos por um carro, que vinha no sentido contrário. O motorista do veículo fugiu sem prestar socorro. O que salvou a vida de Lucas foi o trabalho realizado pelas equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros. De acordo com Dalva, quando o socorro chegou ao local, a ação precisou ser rápida. Em função das fraturas, Lucas não tinha via prévia para respirar e uma série de ações precisou ser tomada para manter o jovem estável até um hospital. Também foi preciso imobilizar Lucas em razão da fratura na perna esquerda. Mesmo sem a autorização do comando, Dalva decidiu socorrê-lo direto ao Hospital de Sapiranga em razão da gravidade do seu quadro. “No caminho, fomos nos comunicando com o hospital, e quando chegamos, uma médica, equipe de enfermagem e um traumatologista já estavam à nossa espera”, conta ela. Em apenas uma semana, Lucas passou por duas cirurgias. Colocou 16 pinos no maxilar e outros 11 na perna.
O jovem ficou internado durante 15 dias, sendo oito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O acidente foi num sábado, e só na quarta o médico conversou comigo e disse ‘podemos começar a respirar’. O caso era muito grave”, diz sua mãe, Luciana Rockenbach, de 46 anos, muito emocionada. Agora, Lucas se recupera em casa, e passa bem. 

11 de abr. de 2014

Choco Circus é a mais nova atração de Dois Irmãos

Na noite desta quinta-feira foi realizada a cerimônia oficial de abertura da Choco Circus - Um Doce de Páscoa. Grande público prestigiou o evento e se encantou com as atrações da primeira noite. A Choco Circus segue até o dia 20 de abril, no Largo Felippe Seger Sobrinho.

Choco Circus promete encantar a região


Começou nesta quinta-feira, dia 10, a Choco Circus - Um Doce de Páscoa, o primeiro evento que engloba o lúdico e o religioso de Dois Irmãos. A programação segue até o dia 20 de abril, no Largo Felippe Seger Sobrinho, com atrações para toda a família. A abertura oficial contou com a presença de autoridades políticas e religiosas do município e cidades vizinhas, além da grande participação da comunidade dois-irmonense.

Leila Santos, presidente da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeC), entidade organizadora do evento, agradeceu o apoio de todos na realização da Choco Circus. “Agradecemos a todos que colaboraram, em especial à artista plástica Ana Kuhn, ao grupo de voluntárias, aos alunos das escolas municipais que decoraram 12 mil casq
uinhas de ovos”, disse Leila, ressaltando ainda a vontade de fazer com que a Choco Circus seja integrada ao Calendário de Eventos de Dois Irmãos nos próximos anos. Idealizador do evento, Alan Caldas destacou que a Páscoa é o grande evento litúrgico de todas as religiões, e ressaltou o principal objetivo da Choco Circus: que ela seja uma festa de integração entre todos os religiosos. Alan também agradeceu ao apoio da prefeitura, da Câmara de Vereadores e da comunidade. “Dentro de três ou quatro anos, teremos um evento de Páscoa tão grandioso quanto o Natal dos Anjos”, concluiu.

A prefeita Tânia da Silva destacou a importância do evento. “O circo tem a ver com alegria, com recomeço, com perdão. Tudo aquilo que não temos no dia-a-dia e vamos encontrar aqui. Aqui teremos a participação da comunidade, dos expositores nos estandes trazendo coisas maravilhosas para nós. Teremos lembranças das voluntárias que trabalharam noites intermináveis, dedicando carinho e atenção à cada item”, destacou a prefeita, falando ainda da alegria das crianças em um evento como este. “Ficaremos felizes se uma criança sorrir, se uma criança se sentir feliz por correr neste espaço”, diz ela. “Dois Irmãos é um doce de cidade, e está se tornando em Um Doce de Páscoa. Quero ver cada um de vocês aqui no evento, pois teremos surpresas que ninguém imagina, que nem eu sei”, concluiu ela, convidando a todos para prestigiar os demais dias da Choco Circus.

O pastores Oscar Zimmermann, da Igreja Luterana, e Robson Neu, da Igreja Evangélica, ao lado do Padre Dirceu Ritter, da Igreja Católica, enalteceram o sentido da Páscoa e, junto com a comunidade, de mãos dadas, rezaram a oração do Pai Nosso.

10 de abr. de 2014

Programação será aberta hoje






A Choco Circus - Um Doce de Páscoa começa hoje. O espaço da feira será aberto a partir das 17h, com chegada do coelho, oficina de pintura de Páscoa, atrações circenses e acústico com Pretto Lima. A cerimônia de abertura oficial está marcada para as 19h30. Logo após, às 20h30, tem apresentação do Coral Cantares. A Choco Circus seguirá com intensa programação até o dia 20 de abril, sempre a partir das 17h em dias de semana e a partir das 15h em sábado e domingos.










Choco Circus recebe ninhos e ovos dos concursos de Páscoa


Durante a tarde desta quarta-feira, membros da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeC) receberam os trabalhos dos Concursos de Ovos e Ninhos de Páscoa. A atração faz parte da programação da Choco Circus – Um Doce de Páscoa, que acontece de 10 a 20 de abril, no Largo Felippe Seger Sobrinho.
A entrega dos belos trabalhos ocorreu no Espaço Cultural Antiga Matriz São Miguel. Todos os ovos e ninhos inscritos no concurso serão expostos para o público até o dia 12, data da premiação, e após serão comercializados, revertendo sua renda em favor da entidade promotora. Serão escolhidos os cinco primeiros lugares de cada categoria, recebendo eles um diploma de honra ao mérito, em ato público, durante as festividades da Choco Circus, no espaço do circo, às 20h do dia 12.
O principal objetivo dos concursos é resgatar a tradição e valorizar as manifestações culturais e gastronômicas da nossa cidade. Os concursos são destinados para o público em geral, em especial a comunidade escolar e os grupos da terceira idade. Cada participante podia inscrever quantos trabalhos quisesse.

Artista de Taquara também decorou suas CASQUINHAS

A artista plástica e arteterapeuta Elisabeth Sauer, 60 anos, de Taquara, mantém a tradição de pintar e decorar casquinhas de ovos para a Páscoa. “Este ano, eu estava abatida por conta da perda de um filho e nem ia fazer as casquinhas. Mas uma senhora me contou, toda motivada, do concurso que estava acontecendo em Dois Irmãos, e então resolvi participar”, diz ela. Elisabeth trabalha num residencial para idosos e foi de lá que surgiu o convite para participar. Uma senhora de 89 anos também está participando, além de crianças que participam de sua oficina de arte. “Com o trabalho de decoração das casquinhas podemos reaproveitar materiais que muitas vezes são jogados fora como, por exemplo, a própria casca do ovo”, comenta a artista plástica, destacando que uma casquinha bem decorada pode virar artigo de decoração para enfeitar a casa.

8 de abr. de 2014

Aprenda a fazer bolacha de mel para a Páscoa

O clima de Páscoa toma conta das ruas de Dois Irmãos com a mais nova atração da Choco Circus – Um Doce de Páscoa, que ocorrerá do dia 10 a 20 de abril. A festa, que será realizada no Largo Felippe Seger Sobrinho, já tem uma lona de circo montada para acolher todas as atrações e receber visitantes e turistas.
Entre as atrações estão a oficina de guloseimas do Clube de Terceira Idade Reviver. Sabe aquelas deliciosas bolachas de mel? Ela
s estarão sendo feitas na tenda durante a Choco Circus. A redação do Jornal Dois Irmãos conseguiu a receita das bolachas de mel com uma das integrantes do clube, Romilda Lúcia Fröhlich Klein, 82 anos. “As bolachas são tradicionais na Páscoa, mas acabo fazendo em outras épocas do ano para as amigas e familiares”, diz Romilda, que aprendeu a receita ainda jovem com a mãe, Rosalina Henrich.
As bolachas de mel podem ser servidas no café da manhã, no lanche da tarde e podem ser utilizadas como decoração, pois remetem à tradição da Páscoa. E são uma ótima alternativa de mimo para presentear familiares e amigos.
A receita é fácil e muito prática de fazer. A casa de Romilda exalava um cheiro de mel, pois ela fez umas bolachas nesta segunda-feira, para treinar para as oficinas.
O resultado é uma bolacha macia, que praticamente derrete na boca. Vamos colocar as mãos na massa, literalmente.

INGREDIENTES
• 500 g de açúcar refinado
• 500 ml de leite
• 5kg de farinha de trigo
• 250g de banha
• 8 ovos
• Canela a gosto
• 80g de sal amoníaco
• 250g de banha
• Nata (opcional)

MODO DE PREPARO
Cozinhe o mel para a bolacha ficar com uma cor mais escura. Espere esfriar o mel e misture os ovos e o restante dos ingredientes, por último, a farinha, despejando aos poucos e misturando bem a massa. Depois, deixe a massa descansar por cerca de 12 horas. Enfarinhe a mesa, abra a massa com o rolo. Corte no formato que desejar. Enfarinhe a bandeja e deixe assar por uns 20 minutos ou até que doure.
A bolacha pode ser comida sem cobertura, mas Romilda faz com açúcar confeiteiro, um pouco de água e umas gotinhas de limão. A cobertura só é colocada depois da bolacha ser assada. Ainda ficou com dúvidas sobre como fazer? Romilda vai estar na Choco Circus para explicar mais sobre a gostosura feita de mel.

Decoração especial começou a ser montada neste domingo

Choco Circus começa nesta quinta com atrações que vão encantar adultos e crianças

Começou a ser montada neste domingo a lona do circo que abrigará a mais nova atração do calendário de eventos de Dois Irmãos, a Choco Circus – Um Doce de Páscoa. O evento começa oficialmente nesta quinta-feira, dia 10, e segue até 20 de abril com mais de 100 atrações nas mais de 70 horas de programação, no Largo Felippe Seger Sobrinho, no Centro da cidade.
Nesta segunda-feira, também começou a ganhar as ruas da cidade a decoração preparada especialmente para as festividades, que leva a assinatura da artista plástica Ana Beatriz Gehlen Kuhn. Vale destacar a colaboração de um grupo de 12 voluntárias, funcionários da prefeitura e de todas as escolas da rede municipal de ensino, que decoraram as casquinhas de ovos que vão compor a Árvore de Páscoa (Osterbaum). Também começou a ser montado o Mini Parque da Florybal, com dinossauros, trem elétrico, casinha com árvore e túnel, gangorra de dinossauro e muitos outros brinquedos gratuitos que devem garantir a diversão da criançada. A festa é promovida pela Associação do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeC), com apoio da prefeitura e trabalho voluntário.
Entre as atrações previstas na programação da Choco Circus - Um Doce de Páscoa, estão a chegada do Coelho, oficinas de Páscoa, talentos locais, shows circenses e acústicos. Destaque para as apresentações do Acústico com Pretto Lima, Rogério Valleros, Grupo Infantil de Danças Alemãs de Ivoti, Grupo de Danças Deusthe Selle (Estância Velha), Canísio Henzel e Grupo, Encenação da Paixão de Cristo no Parque Romeo Benício Wolf, Valderino e Grupo, Musical Mágico de Oz, Dança dos Facões (ACTG Portal da Serra), Apresentação das Invernadas (ACTG Portal da Serra), Jair Aguiar e Grupo, Grupo de Danças Sonnenblume, Grupo de Danças Baumschneis e Acústico com Issur.