Blog do Jornal Dois Irmãos


5 de nov. de 2013

Candidata registra ocorrência por suspeita de fraude em concurso

“Concurso público em Dois Irmãos, que fria. A colega pegou uma prova que já tinha sido usada, estava com algumas questões marcadas, e agora me sinto uma boba. A gente estuda, paga e perde tempo”. 
A mensagem acima foi postada no perfil do Facebook de uma candidata que participou do concurso público promovido pela prefeitura de Dois Irmãos no último domingo, dia 3. Na tarde desta segunda-feira, a candidata que concorre a uma vaga para o cargo de auxiliar administrativo registrou ocorrência na Delegacia de Polícia de Dois Irmãos. Ela alega que uma colega de sala recebeu a prova rasurada, com questões marcadas, e que teria avisado o fiscal da empresa Pontua Concursos, de Porto Alegre, responsável pela aplicação da prova. A candidata teria solicitado, ainda, que o fato fosse registrado em ata e que todos da sala assinassem, mas segundo ela isso não aconteceu no término da prova como o fiscal informou. A candidata que registrou a ocorrência não conhece a candidata que recebeu a tal prova rasurada, mas acredita que ela tenha aproximadamente 23 anos. A Polícia Civil solicitará à empresa que aplicou a prova a ata da sala para ver se foi relatado o problema. 
As provas foram aplicadas para cerca de 2.500 candidatos em diferentes áreas de atuação. As vagas são para contratação imediata ou cadastro reserva, em nível superior, para os cargos de médico nas especialidades Clínico Geral, Psiquiatra, Pediatra, Ginecologista/Obstetra, Ortopedista/Traumatologista e para o Programa Saúde da Família (PSF); Nutricionista; Psicólogo; Odontólogo PSF; Fonoaudiólogo; Bibliotecário, Engenheiro Agrimensor; Enfermeiro; Enfermeiro PSF; Assistente Social; Técnico de Apoio Pedagógico; Professores de Anos Iniciais, Matemática, História, Geografia, Ciências, Informática Educativa, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Alemã, Educação Física, Ensino Religioso e Arte. Em nível médio/técnico, as vagas são para: Topógrafo, Marceneiro, Eletricista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem PSF, Fiscal Sanitário, Técnico em Contabilidade, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Consultório Dentário. Os cargos para ensino fundamental são para Operador de Máquinas, Pedreiro, Operário, Calceteiro, Auxiliar de Eletricista, Jardineiro, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Servente de Escola.

“Não houve fraude”, diz secretário Juarez
De acordo com o secretário de Administração, Juarez Stein, foram designados oito servidores públicos para fiscalizar a empresa responsável em aplicar as provas nos quatro locais que receberam os candidatos no dia do concurso. “Não ocorreu nenhuma fraude na aplicação da prova. O problema foi resolvido no dia da prova e a situação foi lavrada em ata. Não será aberta nenhuma sindicância por causa disso”, disse Juarez. Um dos servidores que esteve presente no dia da prova, explicou que a candidata recebeu uma prova de conferência, apenas com a numeração das questões assinaladas a lápis, e não com as respostas nas alternativas. 

Um comentário:

  1. Não é novidade isto! Sou concursado em Santo Ângelo e a empresa PONTUA CONCURSOS em 2011 juntamente com a procuradoria municipal elaboraram um edital ridículo cheio de brechas para anularem o concurso. Agora somos em torno de 35 pessoas aproximadamente correndo o risco de perder emprego. GRAÇAS a estas porcarias de promotores do MPU e juízes de 5ª categoria que deixam estas empresas de fundo de quintal fraudarem concursos e "brincarem" com a vida e horas de estudos dos concurseiros. Fraudes e mais fraudes da PONTUA CONCURSOS, PRECISÃO, ENERGIA ESSENCIAL e SELLECTOR e ainda continuam participando de licitações para elaborarem concursos públicos. ISTO É UMA VERGONHA PROMOTORES E JUÍZES. VOCÊS SÃO CONIVENTES COM ESTA PILANTRAGEM!!! PARA QUE SE PREOCUPAR? VOCÊS JÁ ESTÃO BEM EMPREGADOS!!!!

    ResponderExcluir