Em meio aos morros e ao verde da localidade do Morro do Pedro, próximo à divisa entre Presidente Lucena e Morro Reuter, existe uma flor roxa aromática que se destaca: um campo de lavanda.
O publicitário hamburguense, Giano Carlo Jantsch, 41 anos, resolveu investir na produção de lavanda em agosto de 2012, em sua propriedade de 10 hectares, herdada de familiares. No momento, são 6 mil mudas plantadas em aproximadamente um hectare, mas ele já pensa em expandir o plantio.
Em 2014, o grande objetivo do Poder Executivo de Morro Reuter é incentivar o cultivo da lavanda entre os produtores da cidade. “Queremos que seja mais um mote econômico para eles”, comenta Deisi Rafaeli Schneider, chefe do Departamento de Turismo.
A expectativa de Giano é de que em dois anos recupere todo o investimento feito na produção da espécie Dentata, originária da França. Na primeira colheita, feita em março passado, de 250 quilos da planta jovem (flores e galhos), já foi extraído um litro de óleo. O líquido pode servir para a fabricação de outros produtos como sabonetes, fragrâncias e produtos de limpeza. O empreendedor vendeu a primeira produção para farmácias de manipulação. Segundo Giano, o óleo foi vendido a um preço médio de R$ 22 por 10 ml. A próxima extração será ainda neste mês.
Toda a extração é manual e atualmente ele conta com quatro funcionários. As flores e os galhos são cortados numa altura de 15 centímetros, para que ela volte a brotar. A extração do óleo demora duas horas. Cada 100 quilos da planta produzem um litro de óleo.
A única manutenção necessária neste tipo de plantação, segundo Giano, é a limpeza dos canteiros. “É uma flor resistente ao frio e calor. Esse é um dos motivos do empreendedor investir na lavanda”, diz ele. A moradora de Presidente Lucena, Irmgard Schmitt, 50 anos, é uma das quatro pessoas que ajudam na colheita da lavanda. “A colheita é fácil e eu gosto de fazer. Antes eu trabalhava com agricultura e silvicultura. Era um trabalho bastante pesado”, afirma ela, feliz com a lavanda.
NOVOS EMPREENDORES
Além disso, o empreendedor também já comercializou buquês para casamentos. O campo do empreendedor foi um dos locais visitados pelas pessoas que prestigiaram a Festa da Lavanda durante os roteiros diários. O campo de lavanda é livre de agrotóxicos.
O vice-prefeito Harri Becker também deseja plantar lavanda em sua propriedade em Morro Reuter.
Adorei esta reportagem, fiquei tão encantada que coloquei na minha prova de geografia, quero que os meus alunos conheçam esta cidade linda.
ResponderExcluirPretendo visitá-los assim que passar em Gramado.
Obrigada.
Márcia Milani