Blog do Jornal Dois Irmãos


8 de jan. de 2014

Modelo hervalense já realizou trabalhos em três continentes

O sonho de muitos jovens é ser independente dos pais, sair de casa, fazer as malas e conhecer o mundo. E esta oportunidade a jovem hervalense Deise Luana Sidegum, 22 anos, está tendo depois que foi vista por um olheiro de agência de modelos num shopping de Porto Alegre, em 2010. Desde então, já desfilou e realizou trabalhos em três continentes: América, Europa e Ásia.
No último dia 10 de dezembro, ela retornou de férias para a casa dos pais, os agricultores Luiz Irineo Sidegum e Maria Sidegum, que moram em Padre Eterno Baixo, em Santa Maria do Herval. Na manhã desta terça-feira, a jovem modelo esteve na redação do Jornal Dois Irmãos e contou um pouco da experiência de viver um ano na Ásia.
Deise morou meio ano na cidade de Pequim, na China; três meses em Kuala Lumpur, na Malásia; e outros três em Cingapura. “Vivi experiências incríveis neste um ano. O idioma, a comida, a educação e as pessoas são totalmente diferentes do que estamos acostumados, ou seja, é uma cultura totalmente diferente da dos brasileiros”, conta ela. Uma das situações de dificuldade que passou na China foi quando o visto estava prestes a vencer e ela teve que ir para a cidade de Harbin e não tinha horário de trem ou avião para retornar para Pequim. “Eu tive que voltar com um ônibus lotado e com um cheiro insuportável, numa viagem de 18 horas”, conta ela, destacando que outra dificuldade era conseguir se comunicar em inglês com os chineses, pois muitos não sabem o idioma ou falam mal. “Nesse tipo de situação eu telefonava para a minha agência e eles se comunicavam com as pessoas em mandarim”.
Questionada se o trabalho está valendo a pena financeiramente, Deise não titubeia: “Muito mesmo, mas o principal é ter vivido as experiências que vivi, ter feito muitas amizades que vão ficar para o resto da vida, assim como toda a bagagem cultural que adquiri”. Agora, ela fica na casa dos pais até o próximo dia 18, quando embarca para São Paulo e, posteriormente, para o Chile. “A saudade e a distância da família é compensada com os novos amigos e lugares que vou conhecendo”, conclui a modelo hervalense.

CURIOSIDADES DA CHINA
As principais curiosidades e diferenças percebidas pela modelo brasileira são:
Banheiro: A maioria dos banheiros aqui tem a privada no chão. No prédio em que eu morava, tinha uma privada normal. Eu tentava evitar os banheiros com vaso no chão, mas às vezes não tinha alternativa.
Comida: As comidas são muito temperadas e gordurosas. Eu emagreci bastante no começo até conseguir me adaptar à alimentação. No começo vivia me alimentando de frutas e biscoitos.
Na rua: Os bebês e algumas crianças chinesas usam a calça com uma abertura no meio das pernas. As crianças fazem as necessidades nas ruas e calçadas mesmo, e as mães não ajuntam.
Arrotar e cuspir: Coisas bem normais nas ruas chinesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário