Vereador Márcio Goldschmidt convida para audiência pública |
Por iniciativa do vereador Márcio Goldschmidt (PT), nesta quarta-feira, dia 19, haverá uma audiência pública para debater a implantação da Universidade Pública Federal dos Vales. O encontro será na Câmara de Vereadores, às 19h30, e contará com a presença do professor Pedro Giehl, da Fundação Liberato (Novo Hamburgo), um dos idealizadores da universidade federal. Toda a comunidade de Dois Irmãos e região está convidada a participar.
Segundo Márcio, os municípios que estão nas regiões do Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí, Vale do Paranhana e Encosta da Serra contabilizam uma população de 2,8 milhões de habitantes. “Esta é uma demanda necessária na região. Já houve conversas iniciais com o Governo do Estado e com o Ministério da Educação. Uma instituição de ensino pública traria uma série de melhorias”, analisa ele. O primeiro passo para que a ideia saia do papel é mobilizar as comunidades. “As reuniões já estão acontecendo em outros municípios e agora queremos contar com o envolvimento da sociedade dois-irmonense”, completa o vereador.
A partir da audiência de quarta, será criado um grupo de trabalho para discutir o formato da universidade que a região deseja – se com uma única instituição em Novo Hamburgo ou com três pólos de ensino na região, que seriam um Centro de Tecnologias e Engenharias; um Centro de Formação de Profissionais da Educação; e um Centro de Formação de Profissionais da Saúde (médicos, enfermeiras e gestores de sistemas públicos de saúde). “Como 75% dos royalties do pré-sal serão destinados à educação, temos que começar a nos mobilizar para convencer o governo federal da importância de universidade federal na região”, comenta Márcio.
Além do debate público desta quarta-feira, será feito um abaixo-assinado para reivindicar a universidade federal. Em Dois Irmãos, de acordo com Márcio, a expectativa é alcançar cerca de 6 mil assinaturas. No site http://www.univales.org/ você encontra mais informações sobre o Movimento pela Implantação da Universidade Pública Federal, inclusive com um abaixo-assinado eletrônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário