Lucas, Thereza Lídia, Vivian, Luiza e Lourdes na sede da entidade |
A vontade de promover atividades que pudessem envolver e entreter crianças e adolescentes fez com que um grupo de amigos, lá em 2004, criasse a ONG São Francisco de Assis, em Dois Irmãos. Uma das fundadoras da entidade foi Luíza Nelsi de Souza, que segue até hoje envolvida com a ação social. De acordo com ela, o objetivo era criar uma entidade que pudesse buscar recursos para a promoção de atividades com estes jovens. Aí que surge a ideia da ONG São Francisco de Assis, fundada oficialmente em 23 de março de 2004. De lá para cá, a ONG passou por diversas mudanças, tanto na questão de espaço físico e sua utilização, quanto nas atividades proporcionadas às crianças e adolescentes.
Durante três anos, ONG foi também abrigo
Entre os anos de 2004 e 2006, a ONG desenvolveu seus trabalhos em uma casa cedida por Luíza e seu marido Wilmar de Souza, no bairro Travessão. Durante estes quase três anos, além de atuar como entidade e buscar recursos, o local serviu ainda como casa abrigo e atendimento extraclasse. Durante um período, crianças frequentavam a escola, almoçavam no local e, no contraturno escolar, participavam de atividades e oficinais, como por exemplo, oficinas de sentimento, artes, apoio escolar e horta. Luíza lembra que em 2006, 19 crianças e adolescentes ficaram abrigadas na ONG Assis. “Em alguns casos, mães chegaram a ficar abrigadas junto com os filhos porque não podiam voltar para casa, e também não tinham para onde ir”, destaca Luíza.
Em 2004 e 2005, a ONG atendia crianças e adolescentes de todo o município. Em 2006, no extraclasse, a entidade passou a atender apenas crianças do Travessão, permanecendo o atendimento, no abrigo, para todo o município.
Leia mais na edição impressa do Jornal Dois Irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário