Cem dúzias de cascas de ovos devem ser usadas na confecção do tapete da comunidade do Vale Direito |
A Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima, no Vale Direito, em Dois Irmãos, precisa de dias ensolarados para secar as 100 dúzias de cascas de ovos que serão utilizadas na confecção dos tapetes de Corpus Christi. O processo de secagem das cascas demora dois dias. Elas serão utilizadas para fazer os desenhos que necessitam da cor branca como, a hóstia sagrada.
Os desenhos estão sendo feitos pelos 50 catequizandos e oito catequistas da comunidade do bairro durante as aulas. Conforme Germano Thomé, os integrantes da comunidade se dividiram em diversas funções para que um grupo colorisse a serragem, outros desenhassem e um ficasse responsável em juntar e secar as cascas de ovos. “Eu fico feliz por poder ajudar. Os tapetes são feitos com materiais que geralmente seriam descartados. O trabalho final sempre fica muito bonito”, diz Germano, cuidando das casquinhas.
GRUPO DO ONDA
Serragem, areia colorida, flores e calcário serão os materiais usados para a confecção dos 28 metros de tapetes de Corpus Christi do grupo ONDA (Objetivo Novo Do Apostolado). De acordo com a coordenadora do movimento, Elizabete Wingert, popular Tia Bete, a festa cristã é uma grande oportunidade para as crianças e os jovens mostrarem os seus talentos na confecção dos símbolos. “O que mais me encanta é a união de todos. A troca de conhecimento entre eles, para ver um trabalho pronto e bonito, é muito importante”, diz Bete. Atualmente, o movimento conta com 60 integrantes. Grande parte deles estará envolvida também na confecção dos tapetes no dia 19 de junho, a partir das 6h30. Enquanto planejam os detalhes dos tapetes, eles também recordam das edições anteriores. “Um ano estavam de luvas e as mão congeladas, mas não foi motivo para desistirmos”, conta Mariele, aos risos.
Muito boas as reportagens sobre a preparação de Corpus Christi. A igreja católica, o pároco e todos integrantes desse maravilhoso evento cristão em nossa comunidade estão de parabéns. (ALAN CALDAS)
ResponderExcluir