O grupo da Mateada da Ciência proporcionou na manhã de sábado a primeira palestra aos estudantes da escola estadual Affonso Wolf. Mais de 60 jovens estiveram presentes para debater temas como ciência, pesquisa e feiras. Nos próximos três sábados estarão ocorrendo oficinas de acordo com o cronograma apresentado a eles.
Conforme Cleiton Luís Boufleuher, pesquisador do grupo e diretor regional da Associação Brasileira de Incentivo a Tecnologia e Ciência, foi possível ver um feedback positivo nos olhos dos jovens. “Para nós, da Mateada, ser pesquisador não é apenas realizar as nossas pesquisas, mas também poder espalhar para mais jovens todo esse mundo e as inúmeras portas que ela pode abrir”, comenta Cleiton. Ainda segundo o jovem, a tentativa é fazer que com o aprendizado que adquirem não apenas os beneficie, mas sim, tente também beneficiar as pessoas ao seu redor. “Sempre queremos mudar o mundo, mas é uma tarefa difícil, porém tentar o mundo de algumas pessoas já é um começo e quem sabe esse sentimento não se torne uma reação em cadeia e aos poucos vamos atingindo mais e mais pessoas. As pessoas que atingimos e auxiliamos é a nossa maior recompensa”, conta ele.
Em parceria com a escola, a Mateada se fará presente na 1º Multitec Affonso Wolf, onde os jovens apresentarão os trabalhos desenvolvidos. O grupo também começará a desenvolver trabalhos em escolas de São Leopoldo e está aberto a convites de instituições, escolas e eventos que se interessam pelo mundo das ciências e da pesquisa. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail mateadadaciencia@outlook.com ou adicione seu perfil do Facebook.
PRÓXIMAS ATIVIDADES
Dia 16/8: Trabalhos com os grupos de acordo com a sua área e Facilitador da Mateada. Tema abordado: Pesquisa bibliográfica e caderno de campo;
Dia 23/8: Trabalhos com os grupos, conforme edição anterior abordando o tema: Como fazer objetivo, problema e hipóteses;
Dia 30/8: Trabalhos em grupos com o tema: Apresentação e montagem de banner para feiras científicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário