Blog do Jornal Dois Irmãos


27 de ago. de 2014

Sueli Velten Gernhardt recebe título de Cidadã Honorária de Dois Irmãos


A Câmara de Vereadores viveu mais uma noite especial nesta segunda-feira, dia 25. 

Sueli Velten Gernhardt foi homenageada com o título de Cidadã Honorária de Dois Irmãos. Ela é uma das fundadoras da Liga Feminina de Combate ao Câncer no município e, não bastasse isso, enfrentou duas vezes a doença e saiu vitoriosa. Familiares, amigos e voluntárias da Liga Feminina prestigiaram a homenagem, que foi marcada pela emoção e pelo exemplo de superação.
A iniciativa de conceder o título de Cidadã Honorária para Sueli partiu da vereadora Eliane Becker (PP), através de uma sugestão do colega Sérgio Fink (PTB). Inicialmente, o presidente Jailton Proença (PDT) leu uma pequena biografia da homenageada (ver quadro abaixo).
- Acima de tudo, você nunca perdeu a fé. Deus tem seus caminhos e muitas vezes não sabemos explicar. Mas com certeza agora você pode muito mais do que podia antes – comentou Jailton.
Eliane enalteceu o trabalho voluntário de Sueli e de todas as integrantes da Liga Feminina, presenteando a homenageada com uma orquídea.
- Se cada um se doasse um pouquinho, como vocês fazem, nosso país seria diferente. Esta aqui é uma orquídea exótica, que tem tudo a ver com a Sueli e as voluntárias da Liga Feminina. Um grupo de pessoas que se dedicam ao próximo é algo raro, exótico – disse.
Sérgio Fink parabenizou as voluntárias e destacou a importância dos maridos que ajudam as mulheres a encarar uma doença tão cruel como o câncer.
- O pior para quem está em uma situação de dificuldade é ter que enfrentar a sensação de abandono. Por isso, temos que reconhecer quem fica ao lado dessas mulheres.
Para o vereador Paulinho Quadri (PMDB), a Liga Feminina é um exemplo de grande coragem.
- E esta coragem se estendeu a você que enfrentou a doença duas vezes e venceu – afirmou ele.
Joracir Filipin (PT) disse que Sueli é uma guerreira, uma pessoa iluminada por Deus na missão de ajudar os outros. Léo Büttenbender (PT) destacou sua alegria de viver, fundamental no apoio a quem está em dificuldades. Para Márcio Goldschmidt (PT), o exemplo e a luta de Sueli servem de inspiração para muita gente. Jair Quilin (PDT) destacou sua força:
- Essa luta contra o câncer, que você venceu, mostra o quão forte você é – declarou o vereador.
Em nome da Liga Feminina, a atual presidente Carmen Zamboni agradeceu a colaboração de todos com a causa da entidade e, muito emocionada, parabenizou Sueli pela justa homenagem:
- Ela é uma guerreira. Não temos palavras para agradecer tudo o que ela faz por nós – disse.


“Guerreira é a minha mãe”, afirma Sueli
Prometendo não chorar, Sueli agradeceu as belas palavras de todos na tribuna. Ela fez questão de destacar que a maior guerreira é sua mãe, dona Ilga, que teve duas filhas com câncer.
- Ela teve que aguentar não só o meu câncer, mas o da minha outra irmã também, que foi enterrada aos 46 anos de idade. Em 2012, ela estava com a minha irmã deitada no caixão, carequinha, e abraçada a mim, também careca por causa da doença. Isso sim é ser uma mulher guerreira, de muita fibra. Como é que eu poderia me entregar tendo essa mulher do meu lado? – comentou Sueli.
 A grande homenageada da noite lembrou ainda que, sem o apoio de todas as voluntárias, a Liga Feminina de Dois Irmãos não seria a referência estadual que é hoje, e afirmou que uma das metas do grupo é construir uma nova sede para a entidade. Por fim, Sueli recebeu a placa de Cidadã Honorária das mãos de Eliane Becker, encerrando a solenidade especial. 

Quem é Sueli
Sueli Velten Gernhardt tem 54 anos e nasceu em Ivoti. É casada, tem duas filhas e uma neta. 
Muito jovem, com 14 anos, ela iniciou suas atividades profissionais no setor calçadista. No entanto, muito ativa e comunicativa, sempre exerceu alguma atividade paralela, principalmente na área do comércio. No ano de 1991, veio de Ivoti para Dois Irmãos, como sócia de loja de confecções. Hoje está aposentada.
Sentindo a necessidade de fazer algo mais e sabendo que uma amiga estava com câncer, sendo assistida pela Liga de Ivoti, no ano de 2003, ela teve a ideia de criar a Liga Feminina de Combate ao Câncer em Dois Irmãos, com o apoio e o incentivo das amigas da Liga de Ivoti. Assim, em 2004, a Liga de Dois Irmãos iniciou suas atividades, ainda na informalidade, por um grupo de amigas por ela convidadas, que na sua grande maioria fazem parte da entidade até hoje. Em 2005, após várias peregrinações a inúmeros órgãos, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos foi oficialmente criada, sendo Sueli a primeira presidente, cargo que exerceu até 2013, quando a presidência foi assumida por Carmen Zamboni.
Durante todo esse período, Sueli representou a Liga nos eventos municipais, estaduais e nacionais, também participou ativamente de visitas aos nossos assistidos, sempre auxiliando nas mais diversas necessidades dos doentes. Em 2011, através de campanhas e do esforço, trabalho e reconhecimento de toda a equipe e apoio do poder público municipal, a entidade conseguiu realizar seu grande sonho, que era a aquisição da sede própria.
Quando criou a Liga em Dois Irmãos, ela jamais imaginaria que fosse acometida pelo câncer. 
- Para minha surpresa, tive dois: um de mama em 2007 e outro de ovários em 2012. Graças a Deus, hoje estou curada. 

Em 2013, sua filha de 30 anos de idade teve câncer de mama e hoje também está curada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário