Falta de espaço não é mais desculpas para desistir de ter uma horta dentro da sua casa ou apartamento, e colher suas hortaliças fresquinhas. Este é um dos pontos abordados pela cartilha da Secretaria de Agricultura e Departamento de Agricultura e Abastecimento de Dois Irmãos, para incentivar que as pessoas retomem a antiga tradição de ter em suas casas hortas com temperos, hortaliças e chás.
Essa é uma das tradições cultivadas pela industriária aposentada Christina Soine, 59 anos, herdada pela sua mãe. Desde que se aposentou, cuidar da horta é o melhor passatempo de Christina. Mas, segundo ela, a horta já era passatempo depois de chegar do serviço e aos finais de semana. “Cultivo alface, pepino, repolho, vagem, cenoura, couve-flor, temperos, além de muitas variedades de flores e chás”, conta a aposentada, enquanto colhia cenouras. Além de saber a origem dos alimentos, ela acredita que trabalhar na horta é uma verdadeira terapia.
CARTILHA GRATUITA
A cartilha do Projeto Horta em Casa irá percorrer as escolas das três redes de ensino da cidade para divulgar a ideia. A atividade será promovida pelo chefe do departamento Alan Jonathan Kuhn. “Vamos começar a conscientização pelos jovens para que passem essa proposta para os familiares. A intenção é apresentar alternativas de cultivos em pequenos espaços, e mostrar que é possível em sacadas, vasos, caixas, garrafas PET, latas ou utensílios de cozinha ter pequenas hortas”, explica.
O material traz dicas de uso dos alimentos, locais e formas de plantio, sugestões de materiais que podem ser utilizados para servirem de base para a horta, calendário de cultivo para cada cultura, indicações de plantas entre outras informações. A cartilha está disponível na Prefeitura, Sindicato Rural, Departamento de Agricultura e Abastecimento e na Emater. Contatos pelos telefones 3564-6614 e 8466-1599.
Nenhum comentário:
Postar um comentário