Blog do Jornal Dois Irmãos


24 de fev. de 2015

Previdência paga R$ 13 milhões por mês em benefícios

Para ter um futuro tranquilo, é preciso pensar desde cedo num investimento e contribuir com a previdência para garantir a aposentadoria. A redação do JDI conversou nesta segunda-feira, dia 23, com o gerente da Agência da Previdência Social (APS) de Dois Irmãos, Leandro Rodrigues (foto), 50 anos, para saber quantos aposentados existem em Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, além de esclarecer algumas dúvidas sobre o benefício.
De acordo com Leandro, em Dois Irmãos são 4.337 aposentados, sendo 4.001 aposentados urbanos e 336 rurais. Se levar em consideração os 29.862 habitantes, número estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2014, isso corresponde a 14,52% da população. Em Morro Reuter, são 1.240 aposentados, sendo 845 urbanos e 395 rurais, o que representa 20,47% da população total, levando-se em conta que o município tem 6.056 moradores. Já em Santa Maria do Herval, o número de aposentados pelo INSS é de 1.377 – 731 urbanos e 646 rurais – ou 21,82% da população, considerando os 6.312 moradores. Somando os três municípios, o gasto mensal com os benefícios alcança R$ 13.404.539,00.

PRINCIPAIS DIFICULDADES

Gerente da agência desde 2010, Leandro conta que muitas pessoas têm de ir até a agência para encaminhar seu benefício. “Muitos casos são encaminhados por advogados ou por terceiros. Tem também a questão da comunicação, pois muitas pessoas do interior só falam o dialeto alemão”, diz ele, destacando que, se o benefício for encaminhado por uma terceira pessoa, esta deverá trazer uma procuração.
Outra dificuldade enfrentada é a do trabalhador que quer incluir algum tempo profissional exercido sob condições prejudiciais à saúde. “O beneficiário que trabalhou em condições insalubres pode converter o tempo especial em comum para se aposentar ou obter um benefício maior, mas para isso precisa ter o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), ou seja, laudos que comprovem os insalubres”, explica ele.
A falta de documentos também pode ser empecilho na hora de se aposentar. Na falta destes, é solicitada a Justificação Administrativa (JA), procedimento destinado a suprir a falta de documento, ou a prova de fato ou circunstância de interesse do beneficiário perante o INSS.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

São realizados cerca de 100 atendimentos por dia na Previdência Social de Dois Irmãos. A agência oferece auxílio para a solicitação de vários benefícios como auxílio-doença, auxílio-reclusão, aposentadoria por invalidez e salário-maternidade. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Atendimentos agendados após o primeiro atendimento iniciam às 7h30 e seguem até as 18h. As pessoas que buscam a agência recebem um atestado que comprova o período que estiveram no local. O endereço é Avenida Sapiranga, 665, bairro Industrial, Dois Irmãos. Mais informações pelo telefone 3564-1471.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS


Conforme Leandro, existem casos em que o trabalhador necessita de inúmeros documentos para solicitar o benefício da aposentadoria. Em outros, o procedimento é simples. “Quando a empresa declarou tudo certo, a burocracia no momento de pedir a aposentadoria vai ser mais rápida”, comenta ele. Confira a lista de documentos necessários no site da Previdência Social: www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/344.

Nenhum comentário:

Postar um comentário