Blog do Jornal Dois Irmãos


17 de jan. de 2014

Jiu Jitsu: um bem para o corpo e para a mente

 Todo mundo sabe que a prática de exercícios traz uma série de benefícios para a saúde. Músculos, sistema circulatório, respiratório, ossos, são áreas que se beneficiam dessas atividades. Mas não é apenas isso. A prática de exercício físico também faz bem para a mente. 
Um dos maiores exemplos é o Jiu Jitsu. A arte marcial proporciona alto controle, confiança e alívio do stress. 
De acordo com o Mestre de Jiu Jitsu Marcio Mendonça, a arte suave tem origem na Índia, mas foi no Japão que foi desenvolvida e aperfeiçoada pelos samurais, para quando estivessem no campo de batalha e sua arma não pudesse ser usada, então desenvolveram um eficaz método de defesa e ataque, o que hoje é considerado a melhor e mais completa arte marcial que existe, sendo muito difundida e reconhecida pelos lutadores de MMA dos dias atuais.
Hoje, a modalidade é praticada por pessoas de todas as idades e vem sendo cada vez mais procurada por pessoas que buscam, principalmente, saúde e bem estar. Em Dois Irmãos, o esporte também já é bastante praticado. Muitos dos praticantes integram a Equipe A, equipe hamburguense de Jiu Jitsu, comandada pelo mestre Marcio.
Na entrevista abaixo, o mestre de Jiu Jitsu tira algumas dúvidas e destaca os benefícios do esporte para crianças e adultos. Acompanhe!
DI- O Jiu Jitsu pode ser praticado por qualquer pessoa? A partir de que idade?
Marcio Mendonça: O Jiu Jitsu pode ser praticado por qualquer pessoa sim, a partir dos 4 anos, sem limite de idade. 

JDI- Quais os benefícios do Jiu Jitsu para a garotada? 
Marcio Mendonça: Entre todos os benefícios do Jiu Jitsu para crianças, os maiores são a disciplina, saúde e respeito ao próximo, tornando-as menos agressivas e mais tolerantes perante outras crianças.

JDI- Quais as graduações? O que determina a troca de grau?
Marcio Mendonça: Cada escola tem seu método próprio de avaliação e graduação. Na minha escola, por exemplo, uso o sistema dia a dia de avalição, onde o aluno é avaliado todos os dias, em todos os aspectos, podendo ou não receber a faixa como mérito, dentro do tempo mínimo exigido pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. Existem dois níveis de graduação: infantil e adulto. Quando se começa a treinar ainda criança, as faixas são na sequência: branca, cinza, amarela, laranja e verde, e ao completar 16 anos, pode se receber a azul, e na sequência roxa, marrom e preta, que só pode ser recebida depois dos 19 anos. Já para quem inicia no Jiu Jitsu depois dos 16 anos, a sequência de faixa é: branca, azul, roxa, marrom e preta.

JDI- Quais os benefícios do esporte para a saúde e personalidade?
Marcio Mendonça: Dentre os maiores benefícios que o Jiu Jitsu proporciona estão o alto controle, confiança, saúde, alívio do stress, forma física e defesa pessoal.

JDI- O que significa “Oss” no Jiu Jitsu?
Marcio Mendonça: A palavra OSS é usada nas artes marciais como forma de saudação, mas a sua origem vem da abreviação de Onegai Shimassu, que traduzido livremente quer dizer: perseverar sob pressão.

Marcio Mendonça é penta campeão Sul-americano
Marcio Mendonça tem 39 anos e destes, oito dedicados ao Jiu Jitsu. Começou a praticar artes marciais ainda criança, com Karatê e Judô, mas foi apenas aos 31 anos que começou a se dedicar a arte suave. “Desde então, se tornou parte essencial de mim”, completa o mestre. Marcio é faixa preta na modalidade e há três anos é professor de Jiu Jitsu. Há 2 anos, fundou a Equipe A, de Novo Hamburgo. Hoje, a equipe conta com mais de 300 praticantes e muitos atletas de ponta, espalhados por nove filiais na região do Vale do Sinos, nas cidades de Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Estância Velha, Sapiranga, Campo Bom, Parobé e Igrejinha.
Em oito anos de Jiu Jitsu, Marcio ostenta inúmeros títulos. É penta campeão Sul-americano, tri campeão Brasileiro, penta campeão Sul-brasileiro, campeão europeu (Portugal), campeão da Copa do Mundo (Rio de Janeiro), campeão do mundo (Rio de Janeiro) e ainda ostenta 12 títulos de campeão estadual.
Sobre a Equipe A, o mestre destaca a expectativa de grandes títulos. “Temos vários destaques de nível nacional e internacional, como campeões brasileiros, sul-americanos e lutadores de MMA. São muitas promessas da nova geração, pois o foco da equipe é a competição. Nossos treinos são puxados e intensos, visando sempre as primeiras colocações em competições. Para isso, contamos com uma grande estrutura em um Centro de Treinamento Avançado em Novo Hamburgo, com a maior área de luta do estado e uma das maiores do Brasil. Mesmo com apenas 2 anos de vida, a Equipe A é uma das maiores do Estado, e a maior força do Jiu Jitsu na região, sempre com a visão  no futuro, lapidando novos talentos do esporte o tempo todo e investindo em projetos sociais, onde oferecemos hoje treinamento avançado e gratuito para mais de 60 crianças e adolescentes da região, sempre buscando implantar qualidade de vida para esses jovens”, conclui Marcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário