Blog do Jornal Dois Irmãos


27 de fev. de 2014

Moradores reclamam do mau cheiro próximo ao Arroio da Direita

Aldino e Valmir sobre o arroio no bairro Floresta
Com a chuva, principalmente, qualquer cheiro fica mais forte e pode ser percebido a uma longa distância. No bairro Floresta, por exemplo, moradores da Av. Florestal e da rua Osmar Bastos se queixam de um cheiro forte, de esgoto. A suspeita é de que ele seja proveniente do Arroio da Direita, que passa pelo bairro.
De acordo com Gerson Luis Haas, síndico do Edifício Firenze, o problema já é enfrentando desde que moram no local. “Moramos aqui há 15 anos, e desde o início sofremos com este problema. Tem dias, é muito relativo. Porém, em dias de chuva ou em dias muito quentes, o cheiro é ainda pior. Há dias, fomos até o pátio para tomar chimarrão, mas não aguentamos o cheiro, não tinha como ficar”, diz Gerson, destacando que deve ser realizada uma avaliação no arroio para detectar onde é o problema. “É preciso fazer uma avaliação rio acima para ver onde é a origem disso, o que está acontecendo, o que está sendo largado que causa este mau cheiro”, acrescenta ele. “Tem pessoas que acabam desistindo de comprar apartamentos aqui por causa do mau cheiro”, ressalta a esposa de Gerson, Ilandi Haas.
Nas residências quase ao lado do Edifício Firenze o problema também afeta os moradores. Desde setembro João Pedro Nunes mora com a família no local, e desde então o problema foi notado também. “Depois da chuva, o cheiro é pior. Não dá para ficar fora de casa. Nestes dias de calor, quando vinha visita, não podíamos sentar no pátio por causa disso. Nós, moradores, já conversamos sobre fazer um abaixo-assinado, mas por enquanto não foi feito”, completa ele.

Odor é mais forte em dias bem quentes ou de chuva

Moradores da rua Osmar bastos, Valmir Margel, 35 anos, e Aldino Timm, 41, também sofrem com o mau cheiro há alguns anos. “O cheiro se intensificou nos últimos anos. As vezes a gente vai até o arroio olhar e a água tem uma tonalidade mais escura”, dizem os vizinhos que residem há mais de 20 anos próximo do arroio. Ainda segundo eles, o odor chega a ser é mais intenso em dias de chuva e quando é muito quente. “É um cheiro passageiro, mas quando vem não tem como ficar no pátio da casa”, comenta Valmir, destacando que é o ano todo.

Departamento de Meio Ambiente
De acordo com a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Rejane Maria Juver, nos últimos dias nenhuma reclamação foi feita ao departamento. Porém, devem ser feitas avaliações nos próximos dias. “Sempre que há uma situação, é averiguado”, diz Rejane. De acordo com ela, não é possível afirmar que o cheiro é proveniente do arroio. “O mau cheiro pode ser causado sim pelo arroio, mas também pelas correntes de vento, por exemplo”, destaca ela, ressaltando que é difícil afirmar de onde o cheiro é proveniente.

Um comentário:

  1. não adianta só ir no local e olhar é preciso resolver o problema pois ja fiz protocolo de esgoto correndo a céu aberto no final da rua santo inacio 64 e a prefeitura só foi la olhar mas até agora o problema continua lá fizeram o calçamento até la e deixaram o esgoto a ceu aberto onde agora no verao apareceu cobras,ratos,baratas mas ninguem toma providencia

    ResponderExcluir