Foi com essa preocupação que os 26 alunos do 5º ano receberam orientações para o uso seguro das redes sociais, nesta quarta-feira. Com o Facebook projetado contra a parede, a professora de informática, Fabiane Schmitt, 43 anos, explicou como usar a rede social e não se expor. “Dos 26 alunos 70% têm perfil nas redes sociais”, diz Fabiane.
João Vitor Dapper, 9 anos, já não vive mais sem o Facebook. “Uso praticamente todos os dias. A rede social é interessante para olhar fotos, conversar com os amigos”, conta João, ressaltando que tem 360 amigos em apenas um ano de perfil criado na rede social.
| João verificando as atualizações dos amigos |
“As orientações passadas em aula foram bem importantes, pois sempre temos algumas dúvidas de quem adicionar como amigo, o quê compartilhar”, diz João. Já a colega Caroline da Fé Linck, 9 anos, tem a senha da rede social compartilhada com a mãe. “As orientações em sala de aula foram muito importantes, principalmente, no que diz respeito a segurança da nossa privacidade”, diz Caroline, que criou perfil no Facebook há um mês.
Conforme a professora, não adianta ir contra as redes sociais, precisa ser abordado a favor da educação. “Os aluno podem usar as redes sociais, mas nos horários de intervalo para não atrapalhar e dispersá-lo em sala de aula”, diz Fabiane.
| Caroline dando uma espiadela no Facebook. |
Ainda segundo a professora, é importante os pais terem a senha e procurarem interagir com o filho nas redes sociais. “Desta forma podem acompanhar os filhos e ter a oportunidade de aprender com o próprio filho”, diz Fabiane, destacando que usar a internet pode unir laços, aprender juntos, por mais que eles (os alunos) não queiram é de suma importância.
A próxima orientação sobre redes sociais será prática. Os alunos vão abrir as suas redes sociais e poderão tirar suas dúvidas.
DICAS DA PROFESSORA
Acompanhe abaixo, algumas formas de usar as redes sociais e sem se expor preparadas pela professora de informática:
- Não se cadastre em todas as redes sociais a que você é convidado. Selecione as que mais se adaptem a seu gosto e estilo.
- Não compartilhe informação pessoal em excesso.
- Ajuste as opções de privacidade ao nível desejado.
- Aceite como amigos somente pessoas que conhece.
- Evite links e aplicações suspeitas – seus contatos podem ter sido infectados.
- Tente conectar-se sempre a partir de redes confiáveis.
- Tenha em mente que informações deletadas da internet podem continuar online.
- Não compartilhe nunca sua senha de acesso e não utilize a mesma senha em redes diferentes.
- Não exponha informação (dados, fotos, etc) de outros sem autorização.
- Reporte ou denuncie os perfis falsos ou ofensivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário