No final da tarde desta segunda-feira, dia 28, autoridades estiveram reunidas no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos para o encerramento da 6ª Semana Municipal Antidrogas – SEMAD, que em 2014 partiu do tema “Construindo o Futuro Sem Drogas” e foi realizada de 22 a 28 de abril. Durante os sete dias da SEMAD, alunos e comunidade estiveram envolvidos com palestras, atividades esportivas e de conscientização.
O soldado Josiel Neves, presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), entidade que idealizou a semana, agradeceu o empenho de todos e destacou a importância de desenvolver atividades preventivas. “Há uma preocupação do Conselho Antidrogas, da comunidade e das autoridades de Dois Irmãos. Precisamos chamar as crianças para a realidade de que elas não precisam das drogas para ser feliz, para se divertir, para andar de skate”, diz o soldado. As atividades preventivas foram destacadas também pela chefe do Departamento de Assistência Social, Leila Giehl. “É muito mais fácil prevenir do que tentar atuar quando a situação já está em estado de caos. Temos exemplos aqui, próximos de nós, em que jovens vendem coisas de dentro de casa, inclusive comida, para trocar por droga, e depois a família procura apoio na Assistência Social pedindo cesta básica”, lamenta ela. O trabalho desenvolvido pelo COMAD foi elogiado também pela secretária de Educação, Adriana Trierweiler. Segundo ela, é através do COMAD que autoridades e comunidade em geral podem enxergar a realidade de que a droga é sim um problema presente em Dois Irmãos. “É importante que estas informações cheguem às pessoas. Temos que destacar a força de vontade, paciência e persistência dos membros do COMAD. A persistência é algo extremamente importante neste tipo de trabalho”, ressalta ela.
O presidente da Câmara de Vereadores, Jailton Proença, destacou que a comunidade deve atuar junto às atividades de prevenção, auxiliando os órgãos públicos. “O problema das drogas não é obrigação, prerrogativa só do COMAD, todos nós podemos fazer algo pelo município para combater o uso de drogas”, destacou. De acordo com Jailton, o problema é mais visível nos bairros, mas está presente em todos os lugares. “No Centro há, mas parece
estar mais escondido, mas nos bairros as famílias sabem quem usa, onde vende; é mais visível”, ressaltou.Imagem:
1. Madalena, Tia Rosa, Roseli, Ângela e Ademir Nogueira divulgando a SEMAD na Mateada;
2. Autoridades estiveram reunidas ontem no auditório da CDL;
3. Capoeira também foi uma das atrações da programação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário