Nesta quarta-feira, dia 25 de junho, exatos quatro anos após ser eliminada pela Seleção de Honduras no Mundial de 2010, a Suíça superou o trauma da eliminação e desta vez foram eles que mandaram os hondurenhos de volta para casa na Copa do Mundo do Brasil. Com uma bela vitória de 3 a 0, com três gols de Shaqiri, os europeus garantiram vaga nas oitavas de final da Copa 2014, e fizeram a felicidade da torcida suíça por todo o mundo e na Arena Amazônia.
Parte desta alegria toda da classificação foi vivida aqui em Dois Irmãos, onde um grupo de descentes suíços assistiu à partida na Sociedade Atiradores. Eles aproveitaram ainda para saborear o Café Colonial da cidade. E eles foram pé quentes. Antes da partida, apostas bem otimistas já eram dadas por eles, como 3 a 1 e 2 a 1. Fora de campo, do lado de cá do telão, a torcida já mostrava um belo espetáculo. A sociedade dois-irmonense ganhou as cores da Suíça. Bandeiras, balões e descentes trajados com roupas típicas criavam um ambiente familiar, destacando o vermelho e branco. Com a festa do lado de fora das quatro linhas, os comandados do técnico Ottmar Hitzfeld deram a resposta dentro de campo. A cada gol, a vibração era maior.
O grupo que assistiu à partida contava com cerca de 40 pessoas, integrantes da Associação Suíço Valesana do Brasil . De acordo com Ivo Sartor, presidente da associação, os outros dois jogos da Seleção Suíça foram assistidos em Caxias do Sul, na Casa das Etnias. “Todos estes eventos estão sendo proporcionados pelo governo da Suíça através da associação, da embaixada e do consulado suíço daqui”, destaca ele.
A Associação Suíço Valesana foi fundada em 1992 e hoje conta com cerca de 100 famílias, espalhadas pelo Vale do Rio Pardo, Serra e Grande Porto Alegre.
AGORA, OS HERMANOS!
Com a classificação em 2º lugar no grupo E, a Suíça enfrenta nas oitavas de final a Argentina, que ficou em 1º no grupo F. O jogo será terça-feira, dia 1º de julho, às 13h, em São Paulo. Nem precisa dizer que os suíços também terão a torcida brasileira a seu favor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário