Blog do Jornal Dois Irmãos


1 de ago. de 2014

Família precisa de ajuda para cuidar da filha com paralisia cerebral

Há 38 anos a dona de casa Helga Maria Roweder Vier, 67, e sua família passam por um drama. Isso porque sua filha caçula, Lucia Vier, 38, sofre de paralisia cerebral. Helga conta que os médicos nunca souberam explicar exatamente o que aconteceu com Lucia, mas as possibilidades são duas: a deficiência pode ter sido causada por uma febre altíssima que a filha teve logo que nasceu, o que teria afetado sua coordenação motora; ou ela já teria nascido com paralisia cerebral. O fato é que desde o início dona Helga sempre passou por muitas dificuldades para cuidar da filha. Mãe de cinco filhos, dois meninos e três meninas, Helga conta com a ajuda das filhas Dirce, 42, e Romana Vier, 44, para dividir as tarefas diárias.
A família é natural de Santa Catarina e veio para Dois Irmãos há 17 anos, quando foi contemplada com uma casa popular oferecida pela prefeitura. Anos depois, outro fator chegou para dificultar a vida de dona Helga. Ela foi abandonada pelo marido, deixando ela e os filhos com toda responsabilidade de cuidar de Lucia. Mas nada disso abalou a força de vontade e o carinho com que todos cuidam da caçula. “Minha filha vem em primeiro lugar, faço de tudo para poder cuidar dela. Não é fácil, a Lucia não fala, não se mexe e nunca consegui segurar nada em suas mãos, tenho que adivinhar quando ela está com fome, sede ou dor. Além disso, tivemos que arrancar todos os dentes, pois ela se mordia do lado interno da boca, então tudo que ela come precisa ser processado no liquidificador”, conta dona Helga, que se dedica integralmente para cuidar dela.

Ela é aposentada e a filha, por ser deficiente, recebe um salário mínimo mensal do governo. Essas são as únicas rendas da casa em que hoje vivem as duas, mas os gastos com fraldas, remédios e o restante das prestações da casa são muito altos.

RIFA BENEFICENTE
Depois de se comover com a situação, um conhecido se ofereceu para organizar uma rifa a fim de juntar dinheiro para a compra de uma cadeira de rodas especial, o que facilitaria muito a vida da família. O modelo permitiria que dona Helga levasse Lucia para passear na rua, já que as condições atuais não permitem nem que a mãe leve a filha para pegar sol. A rifa está sendo vendida na cidade pelo valor de 4 reais o número, e tem como premiação um liquidificador, um secador de cabelo, um espremedor de frutas e uma sanduicheira.

SAIBA COMO AJUDAR
Quem estiver interessado em ajudar de outra maneira, seja com doação de fraldas, dinheiro ou melhorias na sua humilde casa, pode entrar em contato diretamente com Helga pelo telefone (51) 9823-9304. Elas residem na Rua Vitória, nº 83, no Loteamento Picada 48, em Dois Irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário