Rapaz de 16 anos que esteve entre a vida e a morte agradece pelo socorro dos Bombeiros e da SAMU
No último dia 15 de março, dois irmãos sofreram um grave acidente de moto próximo à Família Lima, na localidade de Picada Verão. Jean Carlos Rockembach, 27 anos, e Lucas Gabriel Rockembach, de 15, foram socorridos pelas equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos. Jean teve apenas escoriações e contusões. Já Lucas, nasceu de novo. Ele sofreu três fraturas, uma na mandíbula, outra no maxilar e uma terceira no fêmur. Ficou entre a vida e a morte, pois, segundo Dalva Maicá, do SAMU, não tinha via prévia para respirar.
De acordo com Jean, que é bombeiro voluntário no quartel dois-irmonense desde 2011, ele e o irmão seguiam para casa quando foram atingidos por um carro, que vinha no sentido contrário. O motorista do veículo fugiu sem prestar socorro. O que salvou a vida de Lucas foi o trabalho realizado pelas equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros. De acordo com Dalva, quando o socorro chegou ao local, a ação precisou ser rápida. Em função das fraturas, Lucas não tinha via prévia para respirar e uma série de ações precisou ser tomada para manter o jovem estável até um hospital. Também foi preciso imobilizar Lucas em razão da fratura na perna esquerda. Mesmo sem a autorização do comando, Dalva decidiu socorrê-lo direto ao Hospital de Sapiranga em razão da gravidade do seu quadro. “No caminho, fomos nos comunicando com o hospital, e quando chegamos, uma médica, equipe de enfermagem e um traumatologista já estavam à nossa espera”, conta ela. Em apenas uma semana, Lucas passou por duas cirurgias. Colocou 16 pinos no maxilar e outros 11 na perna.
O jovem ficou internado durante 15 dias, sendo oito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O acidente foi num sábado, e só na quarta o médico conversou comigo e disse ‘podemos começar a respirar’. O caso era muito grave”, diz sua mãe, Luciana Rockenbach, de 46 anos, muito emocionada. Agora, Lucas se recupera em casa, e passa bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário