Blog do Jornal Dois Irmãos


8 de jan. de 2015

Dois Irmãos terá equipe com seis mergulhadores


Em outubro de 2014, duas mortes por afogamento foram registradas em Dois Irmãos, no Arroio Feitoria, no bairro São Miguel. Nos dois casos, mergulhadores do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) de Porto Alegre precisaram ser acionados para realizar as buscas, já que é o GBS mais próximo do município.
Já a partir deste ano, o Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos também contará com uma equipe de mergulho, que estará apta a realizar buscas assim como o GBS. A previsão é de que o grupo formado por seis mergulhadores possa atuar a partir de maio deste ano, quando estarão devidamente qualificados. O grupo é formado pelos bombeiros militares 1º sargento Edson Domingues Mendes e pelos soldados Nérisson Lenhardt Wesz e Thiago Kieling e pelos bombeiros voluntários Cristiano Storck, Evandro Wichinheski e André Dresch.
De acordo com o sargento Edson, os treinamentos iniciaram no dia 16, com aulas teóricas no quartel dois-irmonense. Já do dia 16 a 25 de outubro, o grupo participou de treinamentos na Quântica 33- Sub Aquática- Escola de Mergulho e Treinamento, localizada em Ivoti. As provas e mergulhos em águas profundas foram realizadas na Fundação Gaia, em Pantano Grande.
Segundo o sargento, a equipe só estará qualificada para atuar quando receber a 3ª estrela, correspondente a função de mergulhador de resgate, com práticas no mar. “Com os treinamentos realizados até agora, conquistamos a 1ª e a 2ª estrela, com mergulhos em piscina e água profunda. Para conquistar a 3ª estrela, precisamos de pelo menos 10 mergulhos homologados pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS). Todos devem ser acompanhados por instrutor ou mergulhador profissional”, ressalta o sargento.
A equipe de mergulho formada pelos bombeiros militares e voluntários de Dois Irmãos atuará também nos municípios de Morro Reuter e Santa Maria do Herval.

Cerca de 40 mil reais investidos em equipamentos


Para que o grupo possa atuar com segurança, cerca de 40 mil reais foram investidos em equipamentos de mergulho. Segundo o sargento Edson, foram adquiridos 5 cilindros de ar comprimido (cada um dura em média 35 minutos), roupas de Neoprene, coletes estabilizadores, luvas, botas, nadadeiras, máscaras, conjunto regulador, faca, lanterna e três cintos de laço. Os equipamentos foram adquiridos através de verbas do Fundo Reequipamento Bombeiros (FUNREBOM), Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Dois Irmãos e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) de Dois Irmãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário