Em outubro de 2014, duas mortes por afogamento foram registradas em Dois Irmãos, no Arroio Feitoria, no bairro São Miguel. Nos dois casos, mergulhadores do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) de Porto Alegre precisaram ser acionados para realizar as buscas, já que é o GBS mais próximo do município.
Já a partir deste ano, o Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos também contará com uma equipe de mergulho, que estará apta a realizar buscas assim como o GBS. A previsão é de que o grupo formado por seis mergulhadores possa atuar a partir de maio deste ano, quando estarão devidamente qualificados. O grupo é formado pelos bombeiros militares 1º sargento Edson Domingues Mendes e pelos soldados Nérisson Lenhardt Wesz e Thiago Kieling e pelos bombeiros voluntários Cristiano Storck, Evandro Wichinheski e André Dresch.
De acordo com o sargento Edson, os treinamentos iniciaram no dia 16, com aulas teóricas no quartel dois-irmonense. Já do dia 16 a 25 de outubro, o grupo participou de treinamentos na Quântica 33- Sub Aquática- Escola de Mergulho e Treinamento, localizada em Ivoti. As provas e mergulhos em águas profundas foram realizadas na Fundação Gaia, em Pantano Grande.
Segundo o sargento, a equipe só estará qualificada para atuar quando receber a 3ª estrela, correspondente a função de mergulhador de resgate, com práticas no mar. “Com os treinamentos realizados até agora, conquistamos a 1ª e a 2ª estrela, com mergulhos em piscina e água profunda. Para conquistar a 3ª estrela, precisamos de pelo menos 10 mergulhos homologados pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS). Todos devem ser acompanhados por instrutor ou mergulhador profissional”, ressalta o sargento.
A equipe de mergulho formada pelos bombeiros militares e voluntários de Dois Irmãos atuará também nos municípios de Morro Reuter e Santa Maria do Herval.
Cerca de 40 mil reais investidos em equipamentos
Para que o grupo possa atuar com segurança, cerca de 40 mil reais foram investidos em equipamentos de mergulho. Segundo o sargento Edson, foram adquiridos 5 cilindros de ar comprimido (cada um dura em média 35 minutos), roupas de Neoprene, coletes estabilizadores, luvas, botas, nadadeiras, máscaras, conjunto regulador, faca, lanterna e três cintos de laço. Os equipamentos foram adquiridos através de verbas do Fundo Reequipamento Bombeiros (FUNREBOM), Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Dois Irmãos e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) de Dois Irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário