A Tribu di Arteiros, fundada no ano de 2010 no município de Morro Reuter, tem um novo desafio pela frente. Após levar alegria e encantar plateias em diversos palcos do Rio Grande do Sul, o grupo segue agora para a Bahia, onde irá mostrar seu trabalho no palco da 7ª edição do Festival Nacional Ipitanga de Teatro - FIT 2013. O evento iniciou nesta segunda-feira, dia 11, e continua com apresentações até sábado, dia 16. A apresentação da Tribu di Arteiros ocorre na quinta-feira, dia 14 de novembro, às 15h. Eles embarcam para Salvador amanhã, dia 13.
O grupo de Morro Reuter levará ao público baiano o espetáculo Todos Por Uma Coisa Só, baseada na obra “Guerreiros da Bagunça”, de Guto Greco. Este foi o primeiro trabalho do grupo, que estreou em 2011 com direção e concepção de Rosmeri Lorenzon. Desde então, já passou por transformações, inclusive no elenco, mas manteve a essência. Já foi premiado em diversos festivais pelo Estado, com premiações de Melhor Espetáculo, Melhor Cenário, Melhor Maquiagem, Melhor Caracterização, Melhor Figurino, Melhor Direção e prêmios individuais. Para eles, ter sido selecionado para o festival na Bahia é o início da realização de um dos seus grandes objetivos: levar o teatro para muitas regiões do Brasil e do mundo.
- A troca com outras culturas nos instiga, e este festival proporciona uma troca com o povo da cidade de Lauro de Freitas, vizinha imediata de Salvador e com todos os grupos dos outros cantos do país. Fazer teatro é nossa vida, e conseguir este reconhecimento nacional é a resposta que estamos fazendo um bom teatro. Posso usar as palavras de uma de minhas mestras Tatiana Cardoso, professora da Uergs: “Não precisamos nós levar o teatro para lugar algum, pois se fizermos ‘um bom teatro’, ele é que nos levará para muitos lugares”. Com isto, sabemos que para fazer teatro, não basta subir no palco, é preciso abdicar de muitas coisas e estudar muito para que o teatro que fazemos nos leve, nos faça alçar voos maiores, como este – destaca a diretora Rosmeri Lorenzon.
POTENCIAL DO INTERIOR
A diretora ressalta o orgulho em representar Morro Reuter, onde a Tribu começou.
- Nós honramos a cidade que representamos e que nos acolheu com carinho. Sendo um grupo de uma cidade do interior é possível notar a descentralização acontecendo, isto é incentivo para nós e para outros também. Normalmente para estes festivais nacionais, ou mesmo os grandes festivais que acontecem dentro do nosso estado, são os grupos de Porto alegre que tem mais visibilidade, queremos quebrar isso e mostrar o potencial de teatro que existe no interior do estado gaúcho também – ressalta ela.
Todos os integrantes são graduandos da Uergs, exceto a diretora e atriz fundadora do grupo, Rosmeri Lorenzon, que já é graduada pela Uergs. O elenco ainda conta com John Becker, Diones Leidens, Thaís Backes e Raquel Backes.
Todos Por Uma Coisa Só é um espetáculo infantil que tem como tema central a fome. Num lugar, que mais parece uma selva de lixo, dois bandos de mendigos separados por uma cerca disputam cada migalha para sobreviver. Em meio a esta guerra pelo alimento, dois jovens de lados opostos se apaixonam. É este amor que vai transformar essa disputa em união.
Nenhum comentário:
Postar um comentário