Blog do Jornal Dois Irmãos


27 de jan. de 2014

Faixa de insegurança para os pedestres e motoristas

Faixas zebradas pintadas sobre vias deveriam ser sinônimo de segurança, mas não é essa a sensação que os pedestres sentem ao atravessar estes locais. O motorista deveria, ao avistar um pedestre com um único pé na faixa, no simples gesto de iniciar a travessia, parar. Ir e vir com segurança é um direito de todos. Por isso, existem regras tanto para motoristas como para pedestres. Mas, na prática, elas são respeitadas? A faixa de pedestre todo mundo sabe para que serve, mas poucos a usam ou são respeitados quando querem atravessar.
Heloísa Brachtvogel, 28 anos, reclama que muitos motoristas não param para ela poder atravessar a via. “Não quero generalizar, mas são poucos que realmente respeitam e deixam o pedestre atravessar a faixa”, comenta Heloísa, que é vendedora em uma loja no Centro de Dois Irmãos. Ela também destaca que não se sente segura ao atravessar na faixa, pois não sabe se o carro que vem na outra via (sentido contrário) vai parar também. Nos pontos onde não há semáforo, a situação é delicada. Mas, junto aos semáforos, também há desrespeito. Um exemplo é o cruzamento da Av. Irineu Becker com a Av. 25 de Julho, onde muitos pedestres não respeitam a sinalização e atravessam a faixa durante o sinal verde.
Pedestre Heloisa
Na opinião do arquiteto e urbanista com especialização em Segurança do Trânsito Ricardo Schiavon, que presta serviço à prefeitura municipal de Dois Irmãos, os motoristas devem ter direção defensiva em relação à travessia de pedestres, para evitar acidentes nestes casos. E os pedestres também devem respeitar as regras e prestar atenção. “Motoristas e pedestres precisam ser gentis para acabar com o conflito no trânsito”,comenta Ricardo.
O vendedor Ariberto Frederico Müller, 49 anos, conta que procura, enquanto pedestre, atravessar pela faixa, mas quando está fazendo entrega em estabelecimentos em que a faixa fica longe, ele acaba atravessando fora dela. Quando está na direção, Ariberto percebe que nem sempre vê que os pedestres atravessam a faixa. “Algumas pessoas, quando querem atravessar a faixa de segurança, estão paradas sobre elas e aguardam o condutor parar, mas tem pessoas que passam sem olhar para os lados. Acho que o pedestre e o motorista precisam ter um entendimento no trânsito”, opina ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário