Nos dias muito quentes, as pessoas buscam diminuir o calorão usando roupas leves, tomando banhos de piscina, de rio, de mangueira, bebendo muita água gelada ou ficando quase o dia inteiro “refém” de um ar-condicionado. Assim como as pessoas, os cães também sentem calor. Por isso, os cuidados com o melhor amigo são muito importantes nessa época do ano. Sinais que nos mostram que o animal também está com muito calor são: boca aberta e respiraçã o ofegante, deitar em locais com piso frio com as patas traseiras abertas, beber muita água e procurar sempre a sombra. Veja dicas para garantir o bem-estar do seu cão durante o verão:
- Deixe água fresca e, se possível, resfriada (não gelada), no bebedouro do cão. Vá trocando durante o dia. Alguns cachorros costumam bater as patas dentro do recipiente de água para se molharem quando está calor. Não há problemas nisso, mas observe sempre para que o cão não fique sem água.
- Não passeie com o animal nos horários quentes do dia. Além do calor, ele pode queimar as patas no piso. Leve-o para a rua em momentos mais frescos (início da manhã e final da tarde) e ande em lugares sombreados.
- Jamais deixe o cão preso dentro do carro, mesmo se os vidros ficarem semi-abertos. O animal pode superaquecer e passar mal.
- Não use focinheiras fechadas para passear com o cachorro. Se tiver que utilizá-las, opte por modelos arejados que permitam que o cão fique com a boca aberta em seu interior.
- Se a raça de seu cão pode ser tosada, diminua bastante a pelagem dele durante o verão. Nessa hora é mais importante o bem-estar de seu animal do que a beleza..Se o seu cão estiver extremamente ofegante num dia quente, dê um banho frio para diminuir sua temperatura. Ou molhe seu corpo para refrescá-lo.
- Quem mora em regiões quentes nunca deve optar por raças adaptadas ao inverno (husky siberiano, malamute do Alaska, bernese etc.). Mas se já fez essa escolha, seu cão pode necessitar de ar-condicionado ou ventilador no verão para suportar o calor, caso esteja extremamente ofegante. Aqui não se trata de “cuidar de bicho como gente” e sim adequar a temperatura ambiente àquela que o animal possa suportar.
- Observe que o local onde o cachorro fica tenha sempre uma parte sombreada durante o dia, independente da casinha de cachorro. Este é um local extremamente quente para o cão ficar sob o sol.
- Atenção especial para cães que adoram a água, como os labradores. Eles podem entrar em piscinas para se refrescarem e não conseguirem sair depois, o que causa afogamento.
“Nossos bichinhos também sofrem nos dias quentes”
A jovem Letícia Sebastiany tem quatro cães e um gato, e faz de tudo para que eles tenham conforto e bem-estar, principalmente nesta época do ano.
Não podemos esquecer que nossos bichinhos também sofrem muito em dias quentes, desse modo, procuro tomar alguns cuidados para que meus cachorrinhos possam ter mais conforto durante o verão. Um dia escutei algo que me chamou a atenção: ‘Você gostaria de saber qual é a sensação de pisar em um chão quente para um cachorro? É só pisar você mesmo no chão com o pé descalço’. Quando vou caminhar com meus cachorros, sempre escolho os horários menos quentes e procuro fazer eles pisarem na sombra. Também é fundamental que não falte água, assim como nós, eles também têm mais sede e calor durante essa época. Sempre quando estão em casa deixo-os na sombra e se possível em um lugar mais fresco. Nunca nego dar alguns mimos só para ver eles mais felizes, por exemplo. Às vezes, os deixo comigo dentro de casa no ar-condicionado ou então dou um banho de mangueira para minimizar o calor. Sempre é bom mimar esses fofos já que o amor que eles sentem por nós é realmente sincero e persiste pela vida inteira – comenta Letícia, ao lado de
um de seus belos cães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário