Com o início do novo ano, é natural que as pessoas façam novos planos. Algumas se planejam para adquirir um novo bem, fazer uma viagem ou, até mesmo, conseguir um novo emprego. Nesse último caso, englobam-se aqueles que estão correndo atrás de uma primeira oportunidade, jovens que acabam de completar 14 anos. Nesse processo, é fundamental saber que, ao seu lado, eles têm uma garantia de que seus direitos, como férias, aposentadoria e 13º, vão estar assegurados através da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Em Dois Irmãos, o documento é confeccionado no mesmo espaço onde funciona a Junta de Serviço Militar do município, junto ao prédio da prefeitura. De acordo com a responsável pela confecção das carteiras no local, Angelina Ritter, desde o início desse ano mais de 360 documentos desse tipo já foram confeccionados. “Apenas num dia foram feitas mais de 50. Agora já está mais calmo, temos realizado uma média de 10 documentos por dia”, destaca ela.
Apesar de não haver uma triagem específica contabilizando quantas carteiras representam primeira ou segunda via, Angelina estima que dessas 360, cerca de 160 pessoas fizeram o documento pela primeira vez em Dois Irmãos. “Acredito que esse grande número esteja relacionado, principalmente, ao fato de, na época, estarem abertas as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz”, completa a funcionária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário