Blog do Jornal Dois Irmãos


21 de mai. de 2014

Lavar as embalagens antes de colocar no lixo é o mais correto?

Todo dia, 17 toneladas de lixo chegam ao depósito da cooperativa
Você lava as embalagens dos produtos consumidos em casa antes de jogá-las na lata de lixo? Sim? Bom, com certeza a sua intenção é das melhores, e você deseja viabilizar a reciclagem na sua cidade. Mas esta pode não ser uma atitude tão sustentável quanto se imagina. Observando mais a fundo, nos deparamos com o desperdício de água potável e com o aumento da quantidade de esgoto despejado nos sistemas de coleta.
A fim de esclarecer algumas dúvidas a respeito desse assunto, visitamos a Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos, e falamos com o secretário da entidade, Roberto Araújo da Silveira. Roberto disse que é muito complicado dizer o que é certo e o que é errado nessa situação. É óbvio que as embalagens com restos de alimentos dificultam o trabalho e aumentam o tempo gasto para poder realizar a reciclagem desse material. Para isso, Roberto sugere uma alternativa muito sustentável. “As pessoas não precisam abrir a torneira e gastar água limpa para lavar os recipientes, elas podem fazer a limpeza, por exemplo, com a água da cuba que fica no fim da louça, ou então com o resto da água da máquina de lavar roupa. O importante é não deixar os potes muito sujos, ou com restos de comida grudados”.
Roberto mostra os livros que são descartados
Todos estão disponíveis para doação
Por muito tempo o lixo da cidade era encaminhado para Minas do Leão, mas desde o início do ano o lixo não aproveitado é encaminhado para São Leopoldo. A Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos é considerada modelo em organização e aproveitamento do material recebido. Por dia, o depósito recebe em média 17 toneladas de lixo seco e molhado, onde apenas o lixo seco pode ser aproveitado. São 24 pessoas trabalhando no depósito e 12 na coleta. “Hoje em dia conseguimos reciclar em média 20% do material que recebemos – isso corresponde a 110, 115 toneladas por mês. Se cada um fizesse sua parte separando o lixo do modo correto em casa, esse número seria ainda maior”, comenta Roberto.




DICAS IMPORTANTES
Muitas roupas também são encontradas
Roberto também chama a atenção para pequenos detalhes que fazem toda a diferença no trabalho deles. Então fizemos uma pequena lista de dicas e curiosidades para que cada um possa colaborar um pouco mais, afinal, a reciclagem ajuda a poupar recursos naturais do nosso planeta, e isso beneficia a todos.
1° Fazer uma composteira doméstica. Os resíduos orgânicos produzidos na sua casa não precisam ser desperdiçados nem descartados, você pode usá-los como adubo natural.
2° Lavar superficialmente as embalagens, de preferência sem gastar água potável.
3° Enrolar garrafas de vidro no jornal para evitar que elas se quebrem. Se possível colocar em uma caixa e identificar.
4° Caso a garrafa já esteja quebrada, coloque todos os cacos dentro de uma garrafa pet, ou de uma caixinha tetra pak (caixa de leite).
5° Não amassar nem rasgar o papel. Assim as folhas ficam mais visíveis, facilitando o trabalho de quem separa.
6° Separe o lixo seco do molhado. Além de facilitar o trabalho na cooperativa, você não estraga o material que poderia ser reaproveitado. Um ótimo exemplo disso é o papel, que quando entra em contato com o lixo orgânico fica inutilizável.
7° Sempre deixe o lixo na rua no horário certo. Quando o lixo fica para o outro dia ele corre o risco de ser revirado por animais e espalhado pela rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário