Alunos durante videoconferência na tarde desta quinta |
Desde março, os alunos do 8º e 9º ano da escola municipal 29 de Setembro, bairro Moinho Velho, estão se transformando em atores, diretores e produtores de cinema.
As atividades estão sendo desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa e Informática Educativa, o trabalho foi nomeado de Projeto Cinema na 29. O objetivo é produzir um curta-metragem, em que os alunos farão todo o trabalho, desde escrever o roteiro, produzir figurino, procurar local apropriado para filmagem, filmar e editar o filme.
Na manhã desta quinta-feira, por meio de videoconferência, Mirela Martoreli, coordenadora do site Nuvem TV, trabalhou com os alunos técnicas de desenvolvimento da criatividade para criação de roteiros. A coordenadora conversou com os alunos direto de Brasília. Conforme a professora de informática Rosmeri Ceconi, para os alunos a escrita do roteiro é a parte mais difícil, pois eles nunca tiveram contato com este tipo de escrita. “A aula de criação de roteiro possibilita a eles se apropriarem de técnicas que facilitam a escrita, para que o roteiro possa efetivamente virar filme”, diz a professora. O projeto deve ser concluído até final de novembro e apresentado no Festival de Danças da escola. O tema dos cinco curtas-metragens é livre.
Um dos grupos composto por Lucas Rockenbach, 14 anos, Evelyn de Mattos, 13, Douglas Gilberto Silva, 16, Isabel Cristina, 13, e Eliza de Oliveira, 15, já definiram o tema e personagem do curta. “Já fizemos muitas pesquisas e decidimos que contaremos a história de zumbis em Dois Irmãos. Já pesquisamos como fazer a maquiagem das cicatrizes”, comentam os estudantes do grupo, entusiasmados com o projeto. O título do curta do grupo será D.L.E.I.E. Zumbis, todos os integrantes do grupo terão que se revezar como personagens e nos bastidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário