O ator francês Laurent Barthel, 45 anos, desembarcou no Brasil no dia 1° de junho, para conhecer um pouco mais da história dos descendentes germânicos que moram no Rio Grande do Sul. Além disso, ele vai apresentar a peça teatral “De Bumpié Bláser”, da companhia [budig] - Théâtre Oblique em Dois Irmãos, Santa Maria do Herval e Ivoti.
Ele reside em Sarreguemines, nordeste da França, mas tem uma grande proximidade com os alemães, pois a escassos 10 quilômetros a cidade faz fronteira com Saarbrücken, cidade alemã. Ele conta que atravessa a fronteira com bastante frequência para compras de supermercado.
Já é a segunda vez que está no Brasil, mas descobriu que a cultura germânica ainda é preservada durante pesquisas realizadas este ano para participar do festival de hunsrik (Festival-Plattdeutsch) que ocorre anualmente, na França.
- Estou fascinado com a quantidade de pessoas que ainda preservam o idioma dos descendentes aqui no Brasil. Os pais e as escolas devem incentivar as crianças a falar o idioma. Uma pesquisa aponta que as crianças que falam dois idiomas são mais inteligentes nas outras disciplinas na sala de aula - contou.
Mesmo estando no país da Copa, o francês só assistiu aos jogos pela televisão. Apesar da sua proximidade com a Alemanha, ele está torcendo pela Seleção Brasileira.
- Existe uma grande rivalidade entre as seleções da França e da Alemanha - justificou ele, que ontem pela manhã, em visita ao Jornal Dois Irmãos, acreditava na vitória do Brasil.
PEÇA TEATRAL
A peça teatral “De Bumpié Bláser” será apresentada em Dois Irmãos na próxima quinta-feira, dia 17, às 15h30, no Teatro Adriano Schenkel. A entrada é franca, mas quem quiser colaborar com um quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição de caridade. Na apresentação, o ator interpreta um bombeiro, personagem comum por fornecer segurança a população, mas nem sempre isso acontece nos palcos. Ele promete arrancar boas gargalhadas, com suas roupas muito curtas, suas ações lógicas, engraçadas e absurdas. Resumindo, ele é um verdadeiro palhaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário