Veja abaixo os principais números de 2014:
Assaltos à residência: 7
* Dos sete casos, seis foram registrados nos bairros Travessão São Luiz e Travessão Rübenich. Os casos foram registrados entre 26 de junho e 17 de outubro. Em todos os assaltos, as ações foram semelhantes. Em todas elas, os indivíduos agiam de cara limpa e armados, porém, não agrediam as vítimas. Em pelo menos dois dos casos, chegaram a consumir bebidas nas casas. Em uma delas, reclamaram que a cerveja estava quente. Eles fizeram uma verdadeira limpa nas residências, roubando, inclusive, tapetes de banheiro e cozinha.* Um dos assaltos à residência foi registrado no dia 5 de setembro, no bairro Beira Rio. Dois indivíduos fizeram um casal refém e também limparam a casa, fugindo nos dois carros da família. Durante a fuga, um deles capotou o veículo, trocou tiros com a BM e foi morto com um tiro na cabeça. O outro fugiu.
Em três dos casos do Travessão, os indivíduos foram identificados e presos, de acordo com a Polícia Civil
Assaltos a estabelecimento comercial: 3
* No dia 14 de julho, uma joalheria do centro foi assaltada e três indivíduos foram presos após perseguição e troca de tiros na Colônia Japonesa. Dois assaltantes foram baleados. As mercadorias roubadas foram recuperadas pela Brigada Militar* Já no dia 30 de outubro, três bandidos armados renderam quatro pessoas em uma mecânica do bairro Travessão. O assalto acabou frustrado pela BM, que chegou ao local durante a ação. Um dos assaltantes acabou baleado e morto, com um tiro na perna direita. Os outros dois fugiram.
* Também em 2014, a funcionária de um mercado do centro foi assaltada em frente a uma agência bancária. Um homem a rendeu e roubou um malote com dinheiro. Ele e mais um comparsa fugiram em uma motocicleta, abandonada próximo de uma escadaria do bairro Floresta.
- Confrontos armados: 4
* O primeiro confronto armado foi na manhã do dia 14 de julho, após o assalto à joalheria, na Colônia Japonesa. Na fuga, os três assaltantes bateram o veículo Peugeot prata, com placas de Sapucaia, em um canteiro, e seguiram correndo para o mato, quando começaram a trocar tiros com policiais militares de Dois Irmãos, Ivoti, Presidente Lucena, Morro Reuter e Estância Velha.* Na noite do dia seguinte, dois indivíduos tentaram roubar a moto de um jovem na BR-116, no bairro Travessão. Eles foram surpreendidos pela chegada do Tenente Francisco, que estava em um veículo a paisana, fora do seu horário de serviço. Segundo o tenente, os dois indivíduos começaram a atirar contra ele e contra a vítima. Fugiram e depois retornaram e abriram fogo novamente. Felizmente, o tenente e a vítima não foram atingidos. Os bandidos, um deles de menor, foram detidos por uma guarnição de Estância Velha na ERS-239, próximo da Feevale.
* O terceiro confronto aconteceu na noite do dia 5 de setembro, na BR-116, já em Novo Hamburgo. Depois de assaltar uma residência no Beira Rio, os dois assaltantes fugiram nos dois veículos da família. Um deles conseguiu fugir. Já o segundo, Vantuir da Costa Menezes, de 22 anos, capotou o veículo e tentou fugir a pé. Começou a atirar contra a polícia e acabou morto com um tiro na cabeça.
* A última troca de tiros entre policiais e bandidos foi na manhã do dia 30 de outubro. Três homens tentaram assaltar uma mecânica no Travessão e foram surpreendidos pela BM. Um deles, Rodrigo da Silva Aguirres, de 30 anos, acabou morto com um tiro na perna direita.
Prisões: 240
De acordo com informações do tenente Francisco, as prisões foram decorrentes de crimes de trânsito, na maioria das vezes por embriaguez ao volante ou direção perigosa; e também de foragidos e indivíduos acusados de furto em residência, roubo, furto de veículo, furto em veículo e crimes contra menores.Recuperação de Veículo: 11
A maioria dos veículos foi recuperada nas estradas Sapiranga, Campo Bom e Morro dos Reis, no bairro Travessão. A maioria deles eram com placas de fora e furtados ou roubados em municípios vizinhos.Posse de entorpecente: 164
Neste ano, 164 Termos Circunstanciados foram confeccionados por posse de entorpecente. É o maior número de registros dos últimos quatro anos. Em 2011, foram 33, em 2012 101 e em 2013 foram 155 registros. Segundo o tenente, o número se deve ao grande número de abordagens a veículos e indivíduos em diversos bairros de Dois Irmãos.
Acidentes de trânsito: 438
- Com morte: 2* No dia 21 de junho, Rodrigo França Prestes, de 19 anos, morador de Novo Hamburgo, morreu após capotar o seu veículo na Estrada Morro dos Reis, no Travessão. Já no dia 29 de novembro, o motociclista Gerson Luis Roth, de 28 anos, morreu após colidir contra um veículo na rua Affonso Wolf, no Vale Verde.
- Com lesão corporal: 113
- Com danos materiais: 323
Homicídios: 2
Israel Cristian Paz, 25 anos, morador de Novo Hamburgo, e Leandro Rodrigues da Silveira, 34, morador de Taquara, foram mortos a tiros no dia 7 de dezembro, em um camping da Picada Verão, em Dois Irmãos. O acusado do duplo homicídio é Perseval de Oliveira, 46 anos. Ele está preso na Penitenciária Modulada de Montenegro desde o dia 10 de dezembro.Autuações de trânsito: 679
Pelo menos 80% dos veículos autuados são de cidades de fora de Dois Irmãos, segundo o tenente Francisco. “Muitas dessas autuações foram feitas no bairro São Miguel, nas barreiras realizadas aos domingos, quando muitas pessoas de fora vêm para se banhar na Cascata”, acrescenta o comandante da BM. Das autuações, as mais registradas foram por estacionar em local proibido, licenciamento vencido, motorista não habilitado, falar ao celular e passar o sinal vermelho. “Tem motorista que passa o sinal vermelho na frente de uma viatura”, finaliza o tenente.Maria da Penha: 33
* Este é o número de casos que chegaram na BM. Há casos que são registrados diretamente na Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos.Perturbação de sossego: 34
Ocorrências de lesão corporal: 86
ARROMBAMENTOS:
Em 2014, várias residências e estabelecimentos comerciais também foram alvo dos arrombadores em Dois Irmãos.De 22 de maio a 30 de junho, pelo menos oito arrombamentos à residência foram registrados no município, nos bairros Industrial, União, Bela Vista, Moinho Velho, Vale Direito e Beira Rio. Em todos os casos, os arrombadores fizeram verdadeiras limpas nas casas. Em um dos casos, registrado no Moinho Velho, três homens foram detidos pela BM. Já em dezembro de 2014, desde o dia 9, pelo menos outros onze arrombamentos à residência foram registrados nos bairros Centro, União, Portal da Serra, Beira Rio e Bela Vista.
Dois casos foram na Estrada Campo Bom. Nestes casos, foram furtados poucos objetos, mas todos de valor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário