O interior de Morro Reuter segue sendo alvo de arrombadores. Desde outubro do ano passado, pelo menos 16 arrombamentos à chácaras e residências foram registrados em localidades como Frankenthal, Muckenthal, Batatenthal, Walachai, São José do Herval e Fazenda Padre Eterno. Dos casos registrados na Polícia Civil, onze foram até dezembro e dois neste primeiro mês de 2015. No último sábado, dia 17, também ocorreu um assalto à mão armada, em Frankenthal, no entanto, o fato não foi registrado na polícia.
Só desde o dia 13, pelo menos seis propriedades foram alvo dos bandidos. No dia 13, uma propriedade da Estrada Reinaldo Kieling, em São José do Herval, foi arrombada e teve furtados dois tratores de cortar grama e ferramentas. O prejuízo é avaliado em R$ 40 mil. Já na última sexta-feira, dia 16, ao retornar para a casa no Walachai, o proprietário encontrou a porta da residência arrombada e teve furtados um aparelho de DVD, aparador de cerca viva, coleção de DVD’s, jogos de serras, varas de pesca e oito caçarolas de ferro. No dia seguinte, o alvo foi uma propriedade rural de Frankenthal. Duas portas estavam arrombadas e todos os cômodos estavam revirados, porém, nada foi levado.
No começo desta semana, novos casos ocorrem. Ambos na madrugada da última terça-feira, dia 20, e foram notados pela empresa de segurança do local. A primeira foi uma chácara da localidade de Muckenthal. Primeiro foi arrombado o portão de entrada da chácara e depois a porta janela, que dá acesso à residência. Os cômodos estavam completamente revirados. Do local foi furtado uma geladeira duplex, televisão, aparelho e antena de Sky, botijão de gás, vinho, espumante, bolachas recheadas, cadeiras, aparelho de som, travesseiro, roupas, espeto e microondas. “Fui avisado por volta das 5h da manhã e vim para cá. Encontramos absolutamente tudo revirado. Não ficou nada no lugar. Foi a primeira vez que passamos por algo assim, e espero que tenha sido a última”, diz o proprietário, que é morador de Novo Hamburgo.
O segundo caso da madrugada passada foi registrado na Estrada Reinaldo Kieling, em São José do Herval. Os donos são moradores de Dois Irmãos e estavam na praia quando foram avisados do arrombamento. No mesmo terreno, está a casa (que tem porão) e um salão de festas. O salão de festas teve fechaduras e duas janelas danificadas. Dali foi furtado botijão de gás e panelas. Na casa, os arrombadores danificaram uma das janelas e o teto, onde tiraram telhas para ter acesso ao interior da residência. Na casa, todos os cômodos estavam revirados. Do local foi furtado botijão de gás e centrífuga. O porão da casa também foi arrombado. Depois de estourar a corrente com o cadeado, entraram e furtaram lava-jato, motosserra e máquina de cortar grama. “Essa é a segunda vez que nossa chácara é arrombada. Em novembro do ano passado, reviraram tudo e não levaram nada”, lamenta a vítima.
O último fato ocorreu na tarde desta terça-feira, entre 14h e 18h, em uma propriedade rural de Fazenda Padre Eterno, em Morro Reuter. De acordo com o relato da vítima à polícia civil, ele saiu para trabalhar na roça por volta das 14h, e quando retornou, às 18h, encontrou a porta principal arrombada e a sala revirada. Foi furtada uma televisão 32’, centrífuga e celular. Segundo a vítima, vizinhos relataram terem visto um veículo suspeito, mas não conseguiram anotar a placa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário