Blog do Jornal Dois Irmãos


27 de jan. de 2015

Mais de mil Carteiras de Trabalho em 2014

Pelo menos nos últimos dois anos vêm aumentando significativamente o número de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) emitidas pela prefeitura em Dois Irmãos. Em 2014, de acordo com a auxiliar de administração, Camila Sbeghen (foto), foram emitidas 1.011 carteiras de trabalho, 53 a mais do que em 2013, quando foram confeccionadas 958. Já em 2012, foram 820. Os números correspondem às emissões de 1ª e 2ª via do documento. 

Ainda de acordo com Camila, é nos primeiros meses do ano que é registrada a maior demanda de confecção de documentos. Até esta terça-feira, dia 27, por exemplo, 245 carteiras de trabalho foram emitidas em Dois Irmãos. O grande volume se deve aos períodos de férias e ao início de atividades como o programa Jovem Aprendiz. “Destas 245, a maioria foi emissão de 1ª via, e muitas delas em razão do Jovem Aprendiz”, reforça a auxiliar de administração.

Carteiras de Identidade

O número de Carteiras de Identidade emitidas no ano passado também foi alto. No total, foram 1.859 documentos – 763 de 1ª via e 1.096 de 2ª via. Neste início de ano, 81 novos documentos já foram emitidos, sendo 51 de 2ª via. “Na maioria dos casos é porque a primeira já é muito antiga”, ressalta Camila. Para confecção da identidade é necessário agendamento de horário. Contato pelo telefone 3564-8828.


Documentos necessários para confecção da Carteira de Trabalho:

1ª Via
- Comprovante de Residência;
- CPF;
- Carteira de Identidade (se não tiver, levar certidão de nascimento ou casamento original)
2ª Via
- Comprovante de Residência;
- CPF;
- Carteira de Identidade (se não tiver, levar certidão de nascimento ou casamento original);
- 1ª via da Carteira de Trabalho

Documentos necessários para confecção da Carteira de Identidade:

- Certidão de nascimento ou casamento original;
- CPF;
- Comprovante de Residência;
- Uma foto 3 x 4 (tirada nos últimos três meses)
- Menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável legal.

* A 1ª via é gratuita. Já a 2ª, é preciso pagar uma taxa. Até o início deste ano, era de R$ 50,95, mas o valor passará por reajuste nos próximos dias. Maiores de 65 anos não pagam.


* Tanto para CTPS quanto para RG, em caso de extravio, furto ou dano, para encaminhar a 2ª via é necessário apresentar o boletim de ocorrência. Além disso, para as Carteiras de Trabalho, é preciso solicitar na Caixa Econômica Federal um formulário com o número do PIS e da CTPS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário