Blog do Jornal Dois Irmãos


16 de jun. de 2015

Grupo de voluntárias promove Chá Beneficente


No próximo dia 1º de agosto acontece o 1º Chá Beneficente do Grupo de Voluntárias Nossa Senhora Aparecida, que atua em prol do Hospital São José, de Dois Irmãos. O chá será na ACTG Portal da Serra, e acontecerá em dois horários: às 15h e às 16h30. O cartão individual custa 20 reais.  Todo o lucro será revertido na manutenção das camas e acomodações do hospital.
A comunidade também está convidada à colaborar com o chá através de doações de alimento ou em dinheiro, ou até ajudar no dia do evento, auxiliando na hora de servir. “Toda ajuda é muito bem vinda”, destaca Neusa Meurer Hansen, integrante do grupo.
As doações podem ser entregues no Jornal Dois Irmãos ou no Mercado Irmãos Schmitz da Av. 25 de Julho, no Centro da cidade. Cartões e mais informações pelos telefones (51) 3564-1535 e (51) 8407-1674.

Sobre o Grupo de Voluntárias
O Grupo de Voluntárias Nossa Senhora Aparecida é formado atualmente por 12 mulheres. Elas já se reúnem há quase dois anos, porém, desde março os encontros acontecem em uma sala cedida pelo hospital.
De acordo com Neusa, o grupo se reúne todas as segundas-feiras à tarde e desenvolve trabalhos de artesanato (bordado e crochê) e manutenção das camas e acomodações da casa de saúde, além de reformas em jalecos e outras vestimentas necessárias no hospital. “No início, nos reuníamos a cada semana na casa de uma das voluntárias. Depois, os encontros aconteciam em um espaço gentilmente cedido pelo Monsenhor Izidoro Bruxel, que sempre nos incentivou e insistia dizendo que deveríamos ‘trabalhar por um objetivo’. Ele acabou adoecendo e começamos a procurar um novo espaço. Viemos até o hospital e de maneira muito gentil nos cederam a sala onde nos reunimos hoje”, explica ela.
O vice-prefeito e Secretário da Saúde Jerri Meneghetti destacou a importância do trabalho voluntário. “É de tirar o chapéu para este grupo que doa parte do seu tempo para nos ajudar. Com o apoio delas na manutenção de roupas de cama, por exemplo, é possível também diminuir custos. Quando falamos em saúde, é preciso elencar prioridades, e aqui no hospital precisamos dar prioridade aos equipamentos, e infelizmente, para isso é preciso deixar outras coisas para trás”, diz ele. “É uma pena que não existam pessoas assim em todos os lugares. A saúde tem preços altíssimos, que bom que temos voluntárias como elas que se preocupam e ajudam a comunidade”, destaca Iara Goerck, chefe de enfermagem. “Desde a entrada delas, já ganhamos força. E, estando aqui, elas acompanham o que acontece no dia a dia do hospital e, consequentemente, disseminam essa realidade na comunidade”, ressalta Karison Furtado, diretor administrativo do hospital.

Jerri destaca ainda que tudo o que o grupo doar ao hospital, será para sempre do município, independente da instituição que assuma a administração da casa de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário