Há exatamente dois anos, a comunidade dois-irmonense era tomada pelos sentimentos de dor e revolta ao acompanhar o caso da menina Raiany Back, de 2 anos, que foi atropelada e morta pelo próprio pai, Orides Back, na rua Rio de Janeiro, uma estrada de chão batido do bairro São João, em Dois Irmãos. Com Raiany estavam ainda a irmã gêmea Lorrany e a avó materna Romilda Tischer Vieria, de 64 anos, que sofreram apenas ferimentos leves. O acusado fugiu do local sem prestar socorro e foi preso pela Polícia Civil de Dois Irmãos no dia seguinte, na rua Picada 48. Em depoimento à delegada Ariadne Langanke, Orides assumiu a autoria do fato, mas negou a intenção de matar, o que foi contestado pela titular da delegacia do município.
Um ano depois, no dia 7 de agosto do ano passado, ocorreu a primeira audiência do caso no Fórum de Dois Irmãos. Comandada pela juíza Ângela Roberta Paps Dumerque, a audiência contou com a presença do acusado, acusação e defesa. Orides é acusado de homicídio doloso duplamente qualificado (motivo torpe e sem possibilidade de defesa) e duas tentativas de homicídio. Na denúncia, o promotor Wilson Grezzana defendeu a tese de que Orides atropelou as filhas e a ex-sogra por querer, com o objetivo de atingir a ex-companheira Rita de Fátima Vieira, de quem estava separado há dois meses na época. Já a defesa sustentou a tese de que o homicídio não foi intencional.
Logo após a primeira audiência, a defesa entrou com recurso, tentando impedir que Orides fosse à júri, porém, ele foi negado pelo Tribunal de Justiça, que confirmou a decisão da juíza da comarca de Dois Irmãos. Segundo o promotor, a expectativa é de que o júri ocorra ainda em 2015.
Relembre o caso
Era por volta das 16h50 do dia 5 de agosto de 2013. A avó Romilda voltava da creche com Lorrany e Raiany pela rua Rio de Janeiro, quando as três foram atropeladas pelo acusado Orides Back, na época com 30 anos. Raiany morreu na hora. A irmã e a avó foram hospitalizadas, mas receberam alta horas depois. Orides bateu o carro em uma bananeira e o abandonou, fugindo a pé pelo mato, sem prestar socorro.
Mais um júri em setembro
No próximo dia 16 de setembro, a partir das 9h, ocorre na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, o júri popular de Getúlio Alves de Oliveira.
Ele é acusado de matar a tiros Marcos Joel Prczniska no dia 10 de fevereiro de 2010, na rua Walter Backes, no bairro Portal da Serra.
A motivação do crime, segundo o réu na época do fato, foi uma discussão sobre futebol, que ocorreu depois de um Gre-Nal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário