Blog do Jornal Dois Irmãos


24 de jul. de 2013

Geada deixa em alerta agricultores da região

 A plantação de mandioca de Isolde não foi prejudicada pela geada
As baixas temperaturas desta semana já preocupam os agricultores de Dois Irmãos, principalmente em relação ao frio intenso que castiga as plantações. A geada, por exemplo, provoca o congelamento da parte interna da planta devido ao frio intenso, assim, atingindo economicamente os trabalhadores que precisam tirar da terra o seu sustento.
De acordo com a agricultora do bairro Travessão Rübenich, Isolde Terezinha Kronbauer, 57 anos, apenas ontem e hoje a geada atingiu as suas plantações, mas não foi forte o suficiente para causar prejuízos. "Plantamos mandioca, milho, batata-doce, cebola, salsa e outras hortaliças e legumes. Espero que as novas geadas não venham forte para não estragar a florada de pessegueiros", diz ela. Se na madrugada o frio é intenso, durante o dia a ação dos raios solares provoca um choque térmico nas folhas que em pouco tempo mata a planta.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Dois Irmãos, Heitor Menna Barreto Filho, ainda é cedo para contabilizar se ocorreram estragos, pois os sinais da geada aparecem as vezes só depois de uma semana. "Acredito que não tenha ocorrido tantos estragos, porque nossos agricultores programam as suas culturas de inverno. E é muito relativo de região em região a geada estragar ou não", diz Heitor.
As alternativas, segundo ele, é cobrir as plantas tropicais com plásticos para que a geada não pegue diretamente na planta. Hortaliças como, por exemplo, alface deve ser plantado dentro de estufa. "As pessegueiras se forem atingidas pela geada, isso não significa que o pé vai morrer, somente diminuir a produtividade das frutas", explica ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário