Blog do Jornal Dois Irmãos


17 de set. de 2013

Acabar com estatística macabra do trânsito só depende de VOCÊ!

A Semana Nacional do Trânsito 2013 foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, em solenidade na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos. De 18 a 24 de setembro serão realizadas ações de conscientização na cidade, como pedágios educativos, palestras e apresentações teatrais. A Semana do Trânsito tem como tema nacional a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”, que busca reduzir em 50% o número de mortes nas estradas nos próximos dez anos. Já o tema municipal é “Eu no Trânsito – Pare. Pense. Mude”.
A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades locais e teve uma rápida palestra com Ricardo Schiavon, presidente do Movimento Gaúcho para o Trânsito Seguro (MGTS). Ele destacou que a diminuição das tragédias nas estradas depende do despertar da consciência individual. “Nossa vida é feita de escolhas, e com as escolhas que fizermos poderemos alcançar um trânsito mais seguro. Eu tenho que mudar esta realidade, pois a gente mudando nossas atitudes acaba respingando nos outros”, afirmou Ricardo Schiavon.
Atualmente, mais de 40 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil vítimas de acidentes de trânsito. “Mas esse número é bem maior, pois as estatísticas não incluem aquelas pessoas que acabam falecendo dois, três dias depois do acidente. Infelizmente, as pessoas só aprendem no amor ou na dor”, comentou. “De cada 10 mil infrações cometidas, apenas uma é autuada”, acrescentou o presidente do MGTS.
Para Jair Quilin, presidente da Câmara de Vereadores e diretor do CFC Dois Irmãos, é preciso maior severidade na punição aos maus motoristas. “Temos que trabalhar mais a questão do respeito no trânsito, principalmente em relação ao pedestre. A educação no trânsito tem que atingir forte o bolso dos motoristas infratores, inclusive com a retenção da carteira por dois anos”, disse ele. A prefeita Tânia da Silva reiterou a importância de cada uma fazer a sua parte para diminuir as estatísticas macabras das estradas brasileiras. “Segurança no trânsito depende de todos nós. Não posso cobrar dos outros se eu não fizer a minha parte”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário