Dois Irmãos recebeu na última sexta-feira a visita de Heinrich Prinz von Bayern (Henrique Príncipe da Baviera). Ele esteve na região ao lado do diretor do Complexo Turístico de Hohenschwangau do Sul da Alemanha, Günther Meyer, para participar da II Semana de Especialidades da Cozinha Bávara, em Gramado, a convite da Associação Rota Romântica. Na passagem por Dois Irmãos, Príncipe Henrique visitou a Cervejaria Hunsrück, onde conheceu o processo de produção e provou do chope feito na cidade.
A visita foi acompanhada pela prefeita Tânia da Silva, pelo presidente da Rota Romântica, Cláudio Weber, e secretários municipais. Ao final, a comitiva e as autoridades locais ainda saborearam cuca e linguiça. Além de Dois Irmãos, o Príncipe Henrique passou pelos municípios de Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e Ivoti. Visitando pontos turísticos e conhecendo um pouco do legado germânico através da arquitetura, apresentações culturais e gastronomia local, ele ficou encantado com a região. “Eu conheci um Brasil diferente. Já havia visitado o Rio de Janeiro e São Paulo, mas aqui é uma realidade totalmente diferente. Vi menos desigualdades sociais, um cuidado especial com as cidades e com a preservação da cultura e rostos similares da Europa”, afirmou ele, feliz ao poder se comunicar em alemão com as pessoas. “Sinto-me especialmente feliz em presenciar o cuidado e a batalha para preservar e manter viva a cultura”, completou.
O Príncipe Henrique é herdeiro de castelos e proprietário da cervejaria König Ludwig. Além da dois-irmonense Hunsrück, ele também conheceu as cervejarias Edelbrau de Nova Petrópolis, Rasen de Gramado e Schin de Igrejinha, e a cachaçaria Weber Haus de Ivoti. “Elas possuem realidades diferentes, mas vi que todas se empenham na busca pela qualidade, pelo diferencial e para oferecer um sabor único”, destacou ele.
O Cônsul Geral da Alemanha, Stefan Traumann, ressaltou que a Semana de Especialidades da Cozinha Bávara integra as comemorações do ano da Alemanha no Brasil. “O Rio Grande do Sul não pode ficar de fora destas comemorações, pois é o Estado que comemora em 2014 os 190 anos de imigração”, disse ele, destacando que a Baviera é um exemplo dentro da Alemanha pela sua cultura, gastronomia e cerveja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário