Ana Carolina e Gustavo cisitaram o Museu na manhã desta quarta |
Com o tema “Coleções Criam Conexões”, teve início nesta terça-feira a programação da Semana dos Museus em Dois Irmãos. Um dos destaques da abertura, no Museu Municipal, foi o historiador Felipe Kuhn Braun, que apresentou uma série de imagens antigas, resgatadas junto às comunidades de origem alemã. Ele possui um acervo de 26.600 imagens catalogadas.
- O trabalho iniciou com uma caixa de fotos da minha família. Tenho percorrido várias regiões em busca de coleções. As famílias, no início, ficavam receosas de fornecer seus álbuns, então comecei a levar um scanner junto e fazer o trabalho lá mesmo. Isso colaborou para que as pessoas disponibilizassem mais fotos - comentou Felipe.
A imagem mais antiga da coleção do historiador data de 1868.
A Semana dos Museus segue com visitas de alunos das escolas de Dois Irmãos, que têm a oportunidade de aprender com o passado. A programação encerra no domingo, dia 18, com atrações culturais.
Coleções atraem estudantes na Semana dos Museus
Em todos os espaços do Museu, alunos participam de atividades |
Começou nesta terça-feira, dia 13, a Semana dos Museus em Dois Irmãos, com o tema “Coleções Criam Conexões”. O evento segue até domingo, dia 18, com atrações para toda a família. Até sexta, as visitas são destinadas a alunos, e no sábado, dia 17, será aberta para a comunidade, a partir das 13h30.
A abertura oficial, ontem à noite, foi marcada por muita cultura, contando com a presença do historiador Felipe Kuhn Braun, que trouxe ao público a palestra “Coleções de Fotografias”. Também participaram o coral Wir Lieben das Lieben e Cia de Dança Raízes da Paz, de Ivoti. A coordenadora de Cultura, Solange Kamphorst, agradeceu a participação de todos, em especial, do coral Wir Lieben das Lieben. “Temos a grata satisfação de contar sempre com a presença desse coral tão querido pela comunidade, que é responsável por um belo trabalho de resgate da memória de nossos imigrantes”, ressalta ela.
Até sexta-feira, dia 16, alunos de 5º e 6º anos das escolas de Dois Irmãos estarão visitando o Museu Histórico, onde terão a oportunidade de conferir exposições de canecões, sapatinhos, notas de dinheiro, discos, copos de cerveja e charges. Além disso, irão assistir a um vídeo contando a história do local. De acordo com Solange, durante a visita, eles também terão que responder a perguntas relacionadas às coleções. Na Casa Rosa, em frente ao Museu, outra atividade está sendo desenvolvida. Durante toda a semana, o colecionador Pedro Hugo Ferraz dos Santos estará expondo os seus álbuns de figurinha.
Na manhã de hoje, alunos do 6º ano da escola municipal 29 de Setembro, do bairro Moinho Velho, estiveram no Museu e se encantaram com o que viu. Os colegas Ana Carolina de Farias Zaconeli, 11 anos, e Gustavo Santos, 11 anos, observaram atentos cada item da exposição. “A exposição que mais me chamou a atenção foi a das notas de dinheiro, como por exemplo a de Cr$ 1.000,00. Também gostei da dos sapatinhos. Nunca tinha visto”, diz Ana Carolina. “Também gostei da de dinheiro, mas a que mais me chamou atenção foi a dos copos de cerveja, são todos grandes”, completa Gustavo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário