Blog do Jornal Dois Irmãos


21 de ago. de 2014

Despertando desde cedo a consciência ecológica


De fato as crianças estão preocupadas com o futuro do planeta! É por isso que a consciência ecológica tem sido incorporada à vida dos pequenos desde cedo na escola. 

Hoje em dia as crianças estão tão envolvidas com o tema da Ecologia, que muitas vezes acabamos aprendendo verdadeiras lições ao lado delas. Mas para que esse amor pela natureza seja despertado naqueles que são o futuro do planeta, é essencial que eles tenham contato com o assunto, desde pequenos, por meio de aulas e trabalhos relacionados ao meio ambiente. Os pais também exercem papel importante no engajamento dos filhos, o que pode ser percebido nas respostas afirmativas das crianças quando o assunto é economizar água e energia elétrica em casa.
Sabendo da importância desses ensinamentos, a Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), vem realizando uma série de ações em prol ao meio ambiente em suas unidades. Na tarde de ontem, dia 20, cerca de 40 alunos da Unidade Primavera, que foi inaugurada há duas semanas, receberam uma visita muito especial. Integrantes da Associação dos Recicladores de Dois Irmãos foram até o local com dois caminhões, que são usados diariamente na coleta seletiva. A visita teve como objetivo falar da separação do lixo seco e molhado, e de como o lixo molhado (orgânico) pode ser usado para adubação de hortas e fabricação de composteiras. Mas como era de se esperar, a grande atração da tarde foi o imenso caminhão, que despertou muitos olhares curiosos nos alunos.
A pedagoga da Fundação, Simone Hennemann, falou da importância que essas atividades têm para a formação da consciência ambiental do aluno. “Cada unidade da FADI vem realizando seu projeto. Por exemplo: as unidades São Miguel e Bem-Me-Quer fizeram uma visita a Cooperativa dos Recicladores, que fica na Estrada Picada Verão, e em seguida conheceram as instalações da Corsan na cidade. Todo esse trabalho é uma preparação para o Desfile Cívico, que se realizará em setembro (no próximo dia 10). Nossa intenção não é apenas realizar uma bela participação no dia do evento, mas fazer com que os alunos entendam o porquê daquele assunto ser escolhido e a verdadeira importância que ele tem nas nossas vidas, além de sensibilizá-los para o tema dos 20 anos da coleta seletiva”, explica a pedagoga. 

Leia mais na edição impressa desta quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário