Blog do Jornal Dois Irmãos


20 de ago. de 2014

LIXO vira LUXO nas mãos de jovem dois-irmonense

ARTE SUSTENTÁVEL: Peças produzidas por Juliano a partir do lixo
estão expostas na escola estadual João Wagner
Estudante de Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionário público e bombeiro voluntário, Juliano de Souza Borges, 31 anos, ainda consegue em suas horas vagas transformar materiais recicláveis em peças de decoração. Todo esse trabalho iniciou a cerca de três anos quando trabalhava no caminhão de coleta seletiva. Na verdade, os trabalhos já iniciaram na infância quando confeccionava brinquedos para a sua própria diversão, com tampinhas e outros materiais que certamente iriam parar na lixeira.
Com as questões ambientais cada vez mais em alta, a palavra de ordem é reaproveitamento. Os materiais descartados como, garrafas e canos de PVC viram luminárias e pendentes, troncos e máquina de lavar transformam se em sofás confortáveis, retalhos de madeira viram castiçais. Toda essa criatividade é instigada no seu dia a dia, enquanto, trabalha na confecção e remodelação dos enfeites do Natal dos Anjos, que ganha às ruas de Dois Irmãos, em novembro. Poucas peças lhe restam para o mostruário. Juliano conta que, faz peças sob encomenda ou quando produz posta as fotos do produto em seu perfil na rede social Facebook. “Os preços variam conforme a dificuldade de produção da peça que, geralmente, é exclusiva”, conta ele. Juliano projeta, futuramente, dedicar se integralmente na criação de peças a partir de materiais recicláveis. “A arte sustentável está na moda. E acredito estar colaborando com o meio ambiente”, afirma ele.
Juliano de Souza Borges

Na última semana, Juliano teve a oportunidade de participar com relatos de experiência do trabalho que vêm fazendo com os materiais recicláveis no projeto “Sustentabilidade: Sensibilização e Ações para Além da sala de Aula”, da escola estadual João Wagner, em Morro Reuter, onde cursa o EJA à noite. Sua criação preferida é o sofá feito com máquina de lavar roupas. O sofá, mesa de centro, luminárias e mensageiro do vento são algumas das peças em exposição na escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário