Blog do Jornal Dois Irmãos


9 de abr. de 2015

Combate ao mosquito da dengue é intensificado

As agentes de endemias de Dois Irmãos estão fazendo visitas e vistorias no Centro da cidade contra o mosquito da dengue. A dengue é uma doença virótica transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e pode ser mortal. O mosquito começa a se reproduzir durante os meses mais quentes.
Márcia Cristiane Sckonetzky e Sueli Inês Perius visitaram na tarde desta quinta-feira o comércio e as residências da parte central, nas avenidas São Miguel e 10 de Setembro. As visitas se intensificaram após ser encontrada uma larva do mosquito Aedes aegypti na garagem da Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. Esta é a segunda larva encontrada neste ano. A primeira larva foi no estacionamento de uma empresa.
Segundo Sueli, as casas e comércio localizados num raio de 300 metros de distância, onde a larva foi encontrada, serão visitadas. “Não podemos dar chance ao mosquito da dengue. A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito”, diz ela. O mosquito da dengue procura água acumulada para colocar seus ovos em recipientes como pneus, latas, garrafas, vasos de planta, caixas d’água destampadas e piscinas não tratadas.
Márcia ressalta que 80% das pessoas são receptivas durante a visita. “Mesmo com tantas campanhas sendo feitas contra o mosquito da dengue, ainda existe muita água parada nas residências. A dengue é um problema cultural e social, pois se cada um fizesse a sua parte, não teria o problema”, afirma Márcia. A seguir, confira dez dicas importantes para evitar o aparecimento do mosquito.

DICAS IMPORTANTES

1. Não deixe acumular água em garrafas, pneus, vasos ou qualquer outro reservatório.
2. Ponha areia ou pó de café nos pires dos vasos de plantas,  e só então coloque água.
3. Faça furos nos pneus velhos para que a água acumulada escorra e não fique parada.
4. Mantenha sua caixa d'água sempre fechada e limpe frequentemente com produtos especiais.
5. Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc), impedem que água escoe e então, se acumula.
6. Evite cultivar plantas aquáticas. Sua água é limpa e propícia para a reprodução do mosquito.
7. Mantenha latas e garrafas viradas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule.
8. Use telas protetoras para evitar que os mosquitos transmissores da doença entrem na sua casa.
9. Cuide das piscinas, tratando sua água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona.

10. Preste atenção ao lixo, que também pode acumular água. Vede os sacos e não os deixe expostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário