Blog do Jornal Dois Irmãos


23 de jun. de 2015

Fórum discute inclusão e direitos das pessoas com deficiência


Na tarde desta terça-feira, dia 23, foi realizado o 1º Fórum dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Dois Irmãos, no Auditório do Grupo Herval. O encontro tem como grande objetivo discutir a inclusão das pessoas com deficiência no município, bem como as políticas públicas voltadas à garantia de seus direitos. Participaram autoridades locais e representantes de instituições da cidade que trabalham com pessoas que têm deficiência. A ocasião também marcou o lançamento oficial do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Dois Irmãos (COMPEDI), criado através da Lei Municipal 4.132/2015, de 2 de junho.
A mesa principal foi composta por Tânia da Silva (prefeita de Dois Irmãos), Vendelino Neumann (Recursos Humanos do Grupo Herval), Roque Bakof (presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul - FADERS) e Adriane da Rosa (coordenadora do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social). Vendelino destacou que, quando se fala em inclusão, é preciso ter em mente a inclusão de todos. “Temos o compromisso de ver o valor de cada ser humano. Precisamos dar a oportunidade para que todos tenham vez, tanto no mercado de trabalho como na sociedade”, disse ele. O presidente da FADERS lembrou que, 50 anos atrás, muitas vezes as pessoas com deficiência eram escondidas, e parabenizou Dois Irmãos pela iniciativa da criação do conselho. “Estamos contando uma nova história, dando esse passo muito importante com a conferência. Os seres humanos têm um propósito na terra, existimos para sermos felizes”, destacou Roque, ressaltando que todos têm necessidades especiais, no sentido de que também podem ser necessidades específicas.
A prefeita contou que o conselho surgiu de uma necessidade do CRAS e do engajamento voluntário das famílias com pessoas especiais. “Que esse conselho não fique somente nas palavras e no papel, que se concretize nas ações”, afirmou Tânia, elogiando as entidades que trabalham com pessoas com deficiência. Na ocasião, foram organizados grupos temáticos de trabalho para a elaboração das proposições e a eleição dos representantes do COMPEDI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário