Projeto de "Robótica Livre" acontece nas tardes de terça |
Aula de robótica não faz parte da grade curricular da escola municipal Albano Hansen, no bairro Travessão, mas tem muitos alunos interessados em colocar em prática a sua criatividade no contra-turno. O projeto “Robótica Livre” iniciou no final de maio e conta com a participação de 12 estudantes do 9º ano, dispostos a vir para a escola nas terças à tarde, das 13h às 15h.
Nérison Hoffmann é professor de Geografia, Informática e Projetos, e o responsável pela aula de robótica. As primeiras aulas tiveram conteúdo teórico e, em seguida, a turma partiu para a prática. “Os estudantes aprendem brincando. E aqui se eles erram, eles podem refazer os trabalhos até ter o máximo de acertos”, diz ele. O projeto foi denominado de “Robótica Livre” porque é usado um software livre nas aulas, ou seja, os usuários podem ter em casa sem custo. Ainda segundo Nérison, durante as aulas eles precisam programar os sensores, motores e leds e, a partir disso, podem elaborar qualquer coisa como robôs, elevadores, semáforos, portões de garagem automatizados e irrigação automatizada, entre tantas outras coisas. “As aulas de robótica instigam a criatividade dos alunos. Além disso, eles precisam pesquisar e se envolver com novas tecnologias. Tudo isso valoriza os alunos que querem colocar em prática suas ideias. É um espaço de criação e experimento, relacionados com o principal tema do projeto, que é a sustentabilidade”, esclarece o professor Nérison.
Durante a Feira de Ciências da escola, que ocorre em setembro, o projeto “Robótica Livre” irá expor as suas invenções aos demais alunos. Os kits de robótica também serão usados em outras aulas, como Matemática, Artes e na Educação Infantil. Por enquanto, a atividade é destinada apenas aos alunos do 9º ano, mas a ideia é estender para outras turmas. “O projeto surgiu graças ao apoio da CPM e a direção da escola. Foram gastos mais de 6 mil reais para a compra de kit de brinquedos e demais materiais”, conta o professor, acrescentando que agora falta uma sala específica para o projeto e com bancadas.
Leonardo e Amanda |
ALUNOS APROVAM
Para Leonardo Hansen Johann, 13 anos, as aulas são muito legais. “Estimula a nossa criatividade e aqui no projeto podemos colocar em prática as nossas ideias. Fico planejando em casa o que posso fazer aqui na aula”, conta ele. A colega Amanda Dias Arnhold, 14 anos, está gostando do projeto, pois é algo inovador nas escolas municipais de Dois Irmãos. “Estou gostando muito das aulas. O legal é que colocamos nossas ideias em prática em grupo, assim surgem muitas possibilidades. Depois de montados os brinquedos, nós fotografamos e filmamos as invenções para arquivar, pois as peças são reaproveitadas”, conta Amanda.
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