Diretor Lúcio olhando o desempenho das estudantes do 5º ano: Ana Carolina de Farias Zuconeli, 11 anos, Marina Vitória Scheeren, 10, Roberta dos Santos Chagas, 10, e Ketlin Borba dos Reis, 10 |
“Acho interessante o diretor se importar com os nossos cadernos e com o nosso aprendizado. Isso estimula os alunos a caprichar e a se dedicar mais nos estudos”, diz a estudante Marina Vitória Schreeren, do 5º ano da escola municipal 29 de Setembro, no bairro Moinho Velho. É assim que ela define o projeto “Por dentro da 29”, em que o diretor Lúcio Habitzreuter olha os cadernos e dá orientação para todos os alunos após a entrega dos boletins.
Segundo Lúcio, o projeto iniciou em 2009 com a preocupação de melhorar o desempenho escolar. “Após a entrega do boletim, que acontece por trimestre, eu passo de sala em sala para ver o desempenho de cada aluno, pontuar em quais disciplinas ele precisa se dedicar mais e saber qual o tempo que se dedica aos estudos fora da escola”, explica Lúcio. Além das orientações e do acompanhamento, o diretor ainda pede que os alunos leiam em voz alta. Em algumas turmas também é aplicada uma prova pelos professores, com texto para interpretação e questões sobre as quatro operações matemáticas. “A média de aprovação está em ascendência, e esse processo se torna um incentivo para os estudantes e até os professores. Acredito que seja fundamental o diretor e o pedagogo intervirem para acompanhar os estudantes e saber das suas dificuldades”, diz ele. De acordo com o diretor, em 2009 o índice de aprovação na escola era de 60%. No ano passado, subiu para 78%. “A projeção é aumentar ainda mais este ano”, conta Lúcio.
Outro diferencial é o Programa de Incentivo a Aprendizagem (PIÁ) e o PIAZITO, dois projetos no turno da tarde para os alunos com a idade e série em defasagem. “Os alunos atendidos nestes projetos recebem um olhar especial dos professores, sendo levado em consideração o dia a dia deles. E se aprovados, conseguem concluir duas séries em apenas um ano letivo. No PIÁ, hoje temos 16 alunos que estão concluindo o 8º e 9º ano. O PIAZITO tem 11 alunos no 6º e 7º ano”, explica o diretor.
A primeira entrega do boletim ocorreu no último dia 25 de junho e a próxima será no dia 24 de setembro. Lúcio Habitzreuter, de 51 anos, é professor há 27 anos e, destes, 25 como diretor de escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário