Blog do Jornal Dois Irmãos


12 de ago. de 2013

Emoção no adeus ao padre Neiton

Corpo de Neiton foi velado na Igreja Matriz
No último sábado, a comunidade de Dois Irmãos prestou sua última homenagem ao padre Neiton Tiago Hartmann, falecido na última sexta-feira, dia 9, aos 31 anos. A missa de corpo presente foi rezada pelo Bispo Dom Zeno Hastenteufel, na Igreja Matriz São Miguel.
Fiéis, familiares e amigos do vigário lotaram a Igreja Católica e compartilharam a dor da perda do jovem padre. A missa contou ainda com a presença de cerca de 90 religiosos de diversas paróquias da região e de outras cidades. Participaram da missa colegas e amigos de Porto Alegre, Montenegro, Osório, Caxias do Sul e até do Rio de Janeiro.
Familiares do padre Neiton são amparados
No sepultamento, realizado no Cemitério Católico I, novamente muita emoção. Ao rezar e cantar pelo padre Neiton, familiares, colegas e amigos não contiveram as lágrimas. Ele foi enterrado no túmulo do seu pai, Ivo José Hartmann, que faleceu quando ele ainda era criança. Além da comunidade religiosa e dois-irmonense, padre Neiton deixou enlutados a mãe Terezinha Norma Hartmann, o padastro Josefino Stoffel e a irmã Rosália Maria Hartmann.
Faleceu às 13h de sexta-feira
O padre Neiton faleceu no início da tarde de sexta-feira, por volta das 13h. Ele estava internado na UTI do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. A notícia foi confirmada pelo pároco Dirceu Ritter por volta das 14h. Neiton, que completaria dois anos de ordenação em dezembro, havia sido internado no início de julho para tratar de uma bactéria no pulmão. De acordo com informações da Paróquia São Miguel, o caso se agravou nas últimas semanas e ele acabou falecendo em decorrência de câncer.
O pároco lamentou a morte do jovem padre. “É uma grande perda para a comunidade de Dois Irmãos”, disse. Coroinha desde os 5 anos de idade, Neiton entrou para o seminário aos 13. Ficou afastado por três anos, mas voltou decidido pela sua vocação em 2004. Sua ordenação aconteceu no dia 9 de dezembro de 2011.
Edição do JDI já estava fechada
O Jornal Dois Irmãos recebeu a notícia da morte do padre Neiton por volta das 14h de sexta-feira. Como neste dia a edição é colorida, o fechamento ocorre mais cedo, sempre até as 13h.
Por isso, não foi possível publicar a notícia da morte do padre Neiton no jornal impresso de sexta-feira, dia 9. Na internet, a nota de falecimento foi publicada logo a seguir e alcançou dezenas de comentários e cerca de 700 compartilhamentos no Facebook, mostrando o quanto o padre Neiton era querido por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário