Blog do Jornal Dois Irmãos


15 de ago. de 2013

SEM UPA!

Prefeita Tânia joga a pá de cal
no projeto da nova emergência
Tânia disse que a prefeitura não tem
orçamento para construir uma UPA
Foi uma noite para discutir o que já estava decidido faz muito tempo: a prefeita Tânia da Silva não vai construir a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Dois Irmãos. Já passava das 21h quando ela finalmente se pronunciou na audiência pública desta quarta-feira, realizada na Câmara de Vereadores.
- Não podemos fazer a UPA porque não temos orçamento para isso. Há dois anos foi feita uma escolha: a compra do hospital. E nem preciso lembrar que ele não foi pago. Esse prédio com mais de 50 anos precisa ser reformulado, agora é municipal. Nosso sonho é que o governo federal e o Estado venham perguntar “o que vocês precisam?”, e não mandem projetos prontos. O que precisamos são as referências, e não o pronto-atendimento. Neste momento, temos que fortalecer a atenção básica e um prédio que já está aqui, que é o hospital – declarou ela, jogando a pá de cal sobre o projeto da UPA, encaminhado pela administração passada.
Pouco antes, o secretário de Saúde mostrou certa irritação:
Jerri estava irritado na tribuna
- A UPA não foi construída ainda porque a administração anterior não deixou projeto, sequer licitou. Talvez, não tinham tanto interesse assim ou foi por causa da dificuldade financeira. Estão fazendo a pirâmide inversa, querendo começar pelo telhado. Dois Irmãos ainda não tem condições de construir essa UPA. Foi deixada a pendência do hospital, que já pagamos 900 mil até aqui, e duas unidades básicas que temos que construir para não perder recursos. A UPA não é a solução de todos os problemas – disparou Jerri Meneghetti.
O secretário disse ainda que investir na UPA neste momento seria um atropelo:
- Um técnico do próprio Ministério da Saúde recomendou a devolução deste recurso (140 mil reais para fazer o projeto da UPA, cujo prazo encerra no final de setembro), em razão da reestruturação da atenção básica, que hoje não cobre 30%; e do Hospital São José – concluiu.
Nos bastidores, fala-se num grande projeto de ampliação e modernização do hospital, inclusive com a transferência da urgência e emergência para lá.
Agora, quando isso vai acontecer de fato, só Deus sabe.
Leia a cobertura completa da audiência de ontem, com opiniões contra e a favor no Jornal Dois Irmãos de hoje, dia 15/08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário