Desde a última sexta-feira, as escolas das três redes de ensino do município vêm recebendo (ou ainda irão receber) a visita de personagens de contos de fada, como o Gato de Botas, a Bruxa Má e Branca de Neve dos contos, que invadiram as salas de aulas para levar os alunos em uma viagem através da imaginação, ao contar histórias aos alunos de maneira interativa, ao permitir que esses se tornem parte da história.
Conhecida como “Trilha Literária”, a atividade faz parte do projeto “Feira Vai à escola”, e de acordo com a chefe do Departamento de Cultura, Solange Kamphorst, tem como objetivo preparar e incentivar os estudantes a entrarem no clima da 24ª Feira do Livro, que ocorre entre os dias 21 e 25 de agosto. De acordo com ela, a ideia do projeto surgiu com base em avaliações de edições passadas da feira. “Essa foi uma maneira encontrada para otimizar a organização do evento, levando um pouco da feira até a escola, e fazendo também com que os estudantes pudessem entrar no clima do evento”, destaca ela.
A Trilha Literária tem duração média de apresentação de duas horas em cada escola, sendo que fica a critério destas determinarem a organização das atividades entre as turmas. Assim, muitas têm optado por aliar a atividade a apresentações preparadas pelos seus estudantes. A interpretação dos personagens que realizam a Trilha Literária, no caso o Gato de Botas, a Bruxa Má e a Branca de Nece, fica a cargo de três atores que fazem parte da Tribu de Arteiros, grupo de artistas de Morro Reuter.
Para a realização do projeto, foi gasto um total de aproximadamente 4 mil reais pela prefeitura de Dois Irmãos, e segundo informações do Departamento de Cultura, o investimento já estava dentro do orçamento previsto para a Feira do Livro. A programação da atividade segue até o dia 20, antecipando o início da 24ª edição do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário