Blog do Jornal Dois Irmãos


22 de out. de 2013

A XX Feira do Livro e da Leitura de Morro Reuter começa nesta quinta-feira, dia 24


Uma das atrações do evento será o lançamento do livro A História de Walachai, do professor João Benno Wendling (in memorian), no sábado, às 19h. A Feira do Livro acontece no Complexo da Secretaria de Educação e Cultura. O lançamento ainda terá uma exibição do curta-metragem “O Livro de Walachai”, de Rejane Zilles.
O professor João Benno Wendling escreveu a mão a história de seu povoado num antigo caderno de capa dura e folhas pautadas. Numa obra entremeada de fotos antigas, recortes e documentos e caligrafia alinhada, ele trabalhou obstinadamente, ao longo de nove anos, para registrar a história oral de Walachai em um livro. Para isso, foi de casa em casa recolhendo depoimentos dos habitantes mais antigos, investigando a origem da pequena comunidade e a chegada dos primeiros imigrantes. A peculiar história do professor e seu livro virou tema de documentário e ganhou notoriedade já em 2007, quando o curta-metragem “O Livro do Walachai” foi lançado no cinema e obteve ótima repercussão na mídia. Na época, ainda vivo, o professor Benno participou de festivais e debates em universidades, deu entrevistas e recebeu muitas homenagens. Era o reconhecimento por sua tocante missão. Entretanto, o seu grande sonho era um dia publicar “A História de Walachai”.
Com o lançamento do curta e com a grande repercussão do longa-metragem Walachai, também de Rejane Zilles, surgiu um natural interesse do publico pelo livro. Em se tratando de um exemplar único, que neste momento está sob a guarda da família do professor, a publicação desta obra se tornava fundamental para que seu conteúdo pudesse ser compartilhado. Hoje, depois de cinco anos dedicados ao projeto, finalmente é possível anunciar a publicação do livro do professor. A publicação foi realizada graças ao apoio da prefeitura de Morro Reuter e da gráfica CORAG e teve a coordenação editorial de Rejane Zilles.
Entre as curiosidades do livro estão as práticas coletivas, tais como o trabalho da roça e a vida religiosa e social. Também os diferentes impactos sofridos pelos imigrantes e seus descendentes nas duas grandes guerras mundiais e durante dois fortes conflitos de abrangência local: a Guerra dos Farrapos e a Revolução Federalista. Mais informações: rejanezilles@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário