Blog do Jornal Dois Irmãos


27 de mar. de 2014

Morre Anastácio Braga

E com sua partida Dois Irmãos perde um de seus mais lúcidos filhos por opção

Nascido em 24 de agosto de 1941, em Fortaleza, Ceará, Anastácio Walber Rocha Braga graduou-se em engenharia agronômica no Paraná. Trabalhou durante anos em São Paulo e em 1972 escolheu o Rio Grande do Sul como morada. Aqui se tornou empresário no ramo de fertilizantes, fundando a Maxifértil, em Porto Alegre, e em todos esses anos foi sempre citado como um dos nomes mais respeitados do agrobusiness gaúcho.
Proprietário de uma propriedade modelo em Dois Irmãos, Braga, como era conhecido pelos amigos, resolveu abrir a Cachaçaria Dom Braga, no Travessão Rübenich, uma empresa de aguardente que logo se tornou um marco no setor.
Casado com dona Maximiliana Braga, teve os filhos Patrícia (engenheira química), Walber (engenheiro mecânico) e Alexandre (médico). Braga tinha uma ligação umbilical de quase 30 anos com a cidade de Dois Irmãos, e aqui colecionou grandes amigos, principalmente no Armazém do Scholles, o famoso “Iguate-Miro”, onde integrava o Clube da Linguiça e ia de quando em quando fazer um peixe ou jogar schoofkoopf com os amigos. Além de empresário, Anastácio Braga era envolvido na comunidade, e chegou a presidir o Partido Progressista, o PP, em Dois Irmãos.
Em abril de 2006, ministrou uma palestra para funcionários do JDI, destacando a importância do trabalho em equipe para o sucesso de todos.
- Uma empresa é como um órgão vivo, que não pode parar em nenhum setor. Todos os funcionários devem ter preocupação com o patrimônio dela, devem se interessar quando algo está errado – disse Braga, na época.
Sobre Dois Irmãos, dizia ele:
- Família não se escolhe. Amizade, sim. Por isso escolhi Dois Irmãos para fundar a Cachaçaria Dom Braga. Assumi o compromisso de fazer alguma coisa aqui, tornar minha propriedade produtiva. Estou há mais de 25 anos em Dois Irmãos, um local estratégico, muito importante. Sempre defendo que aqui poderia se criar um mega-projeto, pois não se pode esperar que as coisas venham, é preciso buscar – ensinou ele, naquela palestra.
Nos últimos anos Anastácio Braga passou a ter problemas cardíacos e chegou a sofrer uma cirurgia, e se recuperou. Mas no início deste ano novas complicações relativas ao coração voltaram a lhe afetar a saúde. No período do Carnaval, Braga novamente se sentiu mal e foi levado às pressas ao hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Sofreu outra intervenção cirúrgica e precisou ser recolhido na UTI, onde permaneceu por 25 dias, quase sempre entubado.
Ontem à noite as complicações cardíacas se agravaram e hoje pela manhã, em torno de 5 horas, o organismo não suportou e o coração de Anastácio Braga parou, aos 73 anos de idade. É grande perda para Dois Irmãos, pois Braga era um homem amigo de todos e sempre disposto a dar conselhos lúcidos e inteligentes.
Segundo a filha Patrícia, a família receberá os pêsames em seu velório, que ocorrerá amanhã, sexta-feira, 28 de março de 2014, entre 14 e 18 horas, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre. Após as 18 horas, o corpo será levado pela família ao crematório. (Por Alan Caldas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário